Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quase fadista, Maranhão transita por mares e Marias no show de Zambujo

Um dos mais inspirados compositores projetados nos anos 2000, o carioca Rodrigo Maranhão está fazendo especialíssima participação no show que o cantor português António Zambujo está fazendo no Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), até esta quarta-feira, 25 de maio de 2011. Ao entrar em cena, Maranhão canta sozinho sua belíssima Valsa Lisérgica, composta em parceria com Pedro Luís. Na sequência, em dueto com Zambujo, o artista brasileiro entoa outras duas lindas canções de sua lavra, De Mares e Marias e Quase um Fado, ambas gravadas tanto por Maranhão (no seu segundo disco solo, Passageiro, obra-prima de 2010) como por Zambujo (em seu quarto álbum, Guia, lançado em Portugal em abril de 2010 e no Brasil em agosto pelo selo MP,B). A foto de Mauro Ferreira flagra o encontro dos dois artistas na ótima estreia da minitemporada carioca de Zambujo no Solar de Botafogo, em 24 de maio.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1980, dois anos antes de sair de cena, Jackson do Pandeiro (1919 - 1982) fez shows com seu Conjunto Borborema, então formado por Severo (sanfona), Zé Gomes (percussão) e Marcos Rozila (baixo). Convidado do show, o violeiro Jarba Mariz gravou tais apresentações em fita cassete. Trinta e um anos depois, essas gravações particulares - licenciadas por Mariz para o produtor Marcelo Fróes - dão origem ao primeiro álbum ao vivo da discografia de Jackson do Pandeiro. Por conta das limitações técnicas originais dos registros em cassete, o som abafado das faixas ao vivo não está à altura da música do Rei do Ritmo e dissipa a energia do show - mesmo tendo passado por processos de digitalização e remasterização. Contudo, o CD Jackson do Pandeiro ao Vivo - lançado neste mês de maio de 2011 pelo selo Discobertas - tem valor documental por perpetuar esses raros registros do cantor e compositor paraibano, então em fase já crepuscular. O disco rebobina seis números extraídos dos cassetes de Mariz. São registros de Chiclete com Banana (Gordurinha e José Gomes), Vou de Tutano (Jackson do Pandeiro e Josil Cavalcante), Minha Zebelê (Gervásio Horta), Falso Toureiro (José Gomes e Heleno Clemente), O Puxa-Saco (Zé Catraca) e de um medley que agrega Cantiga do Sapo (Jackson do Pandeiro e Buco do Pandeiro), Cantiga da Perua (Jackson do Pandeiro e Elias Soares), História de Lampião (Severino Ramos e José Gomes Filho) e Rainha de Tamba (Zé do Norte). Um outro número ao vivo (editado em LP de 1975) e quatro fonogramas de estúdio - lançados originalmente nos anos 70 - completam o repertório de Jackson do Pandeiro ao Vivo.

Diogo Santos disse...

Antonio Zambujo é um ótimo cantor e merece visibilidade aqui e em Portugal!

Viva a Lusofonia!