Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Chega ao Brasil caixa com gravações da fase jamaicana de Bob Marley

Bob Marley (1945 - 1981) começou a virar um mito além das fronteiras da Jamaica quando ingressou na gravadora Island Records e passou a apresentar seu reggae com a linguagem do pop rock. Sua escalada internacional começa em 1973 com o lançamento de Catch a Fire, álbum promovido com a gravação emblemática de Concrete Jungle. Contudo, a música de Marley já tinha história. A fase inicial de sua obra na Jamaica é o foco de Bob Marley - The Essencial Box, caixa com seis CDs, lançada no exterior em novembro de 2010 e editada no Brasil, pela empresa MusicBrokers, neste mês de maio de 2011 - quando se completam 30 anos da morte do artista. Os seis discos rebobinam singles editados na Jamaica, remixes, versões dubs e as gravações pilotadas por Lee Scratch Perry - o DJ, músico e produtor que ajudou a formatar o reggae de Marley no início dos anos 70, antes da ida do cantor para a Island. O supra-sumo do box se concentra nos três primeiros CDs. O CD 1, The Jamaican Singles, reúne os registros originais de temas como Kaya e Sun Is Shining. Já os CDs 2 e 3, The Lee Perry Sessions e The Lee Perry Sessions Part II, reapresentam versões seminais de Natural Mystic, Concrete Jungle, Lively up Yourself e Soul Rebel. Por sua vez, os três últimos CDs diluem em remixes e versões dubs este material que - embora não seja o essencial de Marley - tem valor.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Bob Marley (1945 - 1981) começou a virar um mito além das fronteiras da Jamaica quando ingressou na gravadora Island Records e passou a apresentar seu reggae com a linguagem do pop rock. Sua escalada internacional começa em 1973 com o lançamento de Catch a Fire, álbum promovido com a gravação emblemática de Concrete Jungle. Contudo, a música de Marley já tinha história. A fase inicial de sua obra na Jamaica é o foco de Bob Marley - The Essencial Box, caixa com seis CDs, lançada no exterior em novembro de 2010 e editada no Brasil, pela empresa MusicBrokers, neste mês de maio de 2011 - quando se completam 30 anos da morte do artista. Os seis discos rebobinam singles editados na Jamaica, remixes, versões dubs e as gravações pilotadas por Lee Scratch Perry - o DJ, músico e produtor que ajudou a formatar o reggae de Marley no início dos anos 70, antes da ida do cantor para a Island. O supra-sumo do box se concentra nos três primeiros CDs. O CD 1, The Jamaican Singles, reúne os registros originais de temas como Kaya e Sun Is Shining. Já os CDs 2 e 3, The Lee Perry Sessions e The Lee Perry Sessions Part II, reapresentam versões seminais de Natural Mystic, Concrete Jungle, Lively up Yourself e Soul Rebel. Por sua vez, os três últimos CDs diluem em remixes e versões dubs este material que - embora não seja o essencial de Marley - tem valor.

Luca disse...

O essencial de Marley são os discos da Island.