Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Inspirados, Victor & Leo criam sertão pop e feliz em 'Boa Sorte pra Você'

Resenha de CD
Título: Boa Sorte pra Você
Artista: Victor & Leo
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * *

Não é à toa que Renato Teixeira, um dos mestres da música ruralista de cepa nobre, assina o entusiamado texto que apresenta o quarto álbum de inéditas de Victor & Leo, Boa Sorte pra Você, posto nas lojas pela gravadora Sony Music ao longo deste mês de novembro de 2010. Como já havia sinalizado o último disco de estúdio da dupla mineira, Borboletas (2008), Victor & Leo dão bom sotaque pop à música sertaneja sem o tom lacrimejante recorrente nos CDs de outras duplas do gênero. Ao contrário, os irmãos moldam um sertão feliz ao longo das 11 faixas de Boa Sorte pra Você, álbum produzido por Guto Graça Mello. Já na canção que abre o disco e lhe dá título, Boa Sorte pra Você, fica clara a habilidade de Victor Chaves - o compositor da dupla - para cantar as mágoas de amor sem chororô num pop sertanejo bem redondo, moldado sem apelações para as paradas radiofônicas. Certeza logo reiterada pela música seguinte, Água de Oceano, reapresentada ao fim do CD em andamento de reggae, e por prováveis futuros hits como Loura de Ouro.  E o fato é que o sertão repaginado de Victor & Leo seduz em Boa Sorte pra Você por conta da inspiração de Victor Chaves como compositor e do encadeamento harmonioso das vozes desses irmãos de Ponte Nova (MG) que debutaram no mercado fonográfico por via independente em 2002 com Victor & Leo, álbum do qual rebobinam em Boa Sorte pra Você um tema de pegada country, Não Vá pra Califórnia. Com arranjos arejados, calcados nos violões, o cancioneiro de Boa Sorte pra Você reserva boas surpresas para quem sabe ouvir música sertaneja sem pré-conceitos. Uma delas é Rios de Amor, cuja letra esboça retrato idealizado da paisagem sertaneja a partir da lembrança de um amor. A música de Victor & Leo, a propósito, evoca um sertão romântico, a exemplo de Mari Mariana, melodiosa canção gravada originalmente pela dupla em seu segundo álbum, Vida Boa (2004). Completando o trio de regravações do disco, há Nascemos pra Cantar,  versão de Shambala, tema pop country composto pelo norte-americano Daniel Moore em 1973 e propagado por Chitãozinho & Xororó no Brasil em 1989 com a letra em português escrita pelo próprio Chitãozinho. Com vocais suaves, Victor  & Leo cantam os amores do sertão, como em Flor de Campo, com felicidade. "A música de Victor & Leo é para quem está de bem com a vida", sentencia Renato Teixeira, respaldado pelo tom leve de canções simples e eficientes como Quando É Amor, outra pérola popular de Boa Sorte pra Você que confirmam Victor & Leo como os nomes mais talentosos surgidos no mainstream sertanejo nos anos 2000. 

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Não é à toa que Renato Teixeira, um dos mestres da música ruralista de cepa nobre, assina o entusiamado texto que apresenta o quarto álbum de inéditas de Victor & Leo, Boa Sorte pra Você, posto nas lojas pela gravadora Sony Music ao longo deste mês de novembro de 2010. Como já havia sinalizado o último disco de estúdio da dupla mineira, Borboletas (2008), Victor & Leo dão bom sotaque pop à música sertaneja sem o tom lacrimejante recorrente nos CDs de outras duplas do gênero. Ao contrário, os irmãos moldam um sertão feliz ao longo das 11 faixas de Boa Sorte pra Você, álbum produzido por Guto Graça Mello. Já na canção que abre o disco e lhe dá título, Boa Sorte pra Você, fica clara a habilidade de Victor Chaves - o compositor da dupla - para cantar as mágoas de amor sem chororô num pop sertanejo bem redondo, moldado sem apelações para as paradas radiofônicas. Certeza logo reiterada pela música seguinte, Água de Oceano, reapresentada ao fim do CD em andamento de reggae, e por prováveis futuros hits como Loura de Ouro. E o fato é que o sertão repaginado de Victor & Leo seduz em Boa Sorte pra Você por conta da inspiração de Victor Chaves como compositor e do encadeamento harmonioso das vozes desses irmãos de Ponte Nova (MG) que debutaram no mercado fonográfico por via independente em 2002 com Victor & Leo, álbum do qual rebobinam em Boa Sorte pra Você um tema de pegada country, Não Vá pra Califórnia. Com arranjos arejados, calcados nos violões, o cancioneiro de Boa Sorte pra Você reserva boas surpresas para quem sabe ouvir música sertaneja sem pré-conceitos. Uma delas é Rios de Amor, cuja letra esboça retrato idealizado da paisagem sertaneja a partir da lembrança de um amor. A música de Victor & Leo, a propósito, evoca um sertão romântico, a exemplo de Mari Mariana, melodiosa canção gravada originalmente pela dupla em seu segundo álbum, Vida Boa (2004). Completando o trio de regravações do disco, há Nascemos pra Cantar, versão de Shambala, tema pop country composto pelo norte-americano Daniel Moore em 1973 e propagado por Chitãozinho & Xororó no Brasil em 1989 com a letra em português escrita pelo próprio Chitãozinho. Com vocais suaves, Victor & Leo cantam os amores do sertão, como em Flor de Campo, com felicidade. "A música de Victor & Leo é para quem está de bem com a vida", sentencia Renato Teixeira, respaldado pelo tom leve de canções simples e eficientes como Quando É Amor, outra pérola popular de Boa Sorte pra Você que confirmam Victor & Leo como os nomes mais talentosos surgidos no mainstream sertanejo nos anos 2000.

Rener Melo disse...

Eles merecem todo esse sucesso. São dignos e trabalham bem!

André Luís disse...

Achei muito fraco esse álbum do V&L. Letras populares românticas muito banais, rimas fáceis. Além dos arranjos nada criativos e repetitivos. Ah! Tudo isso em míseros 30 minutos de música.

Sinceramente não sei o que fez o Mauro dar 4 estrelas a esse trabalho.

Raphael Vidigal disse...

É bom ressaltar que Vitor e Léo são bem avalizados pelo Mauro no restrito campo do sertanejo pop (universitário), o que dá a dimensão de até onde chega a qualidade da dupla.