Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Com açúcar, afeto e Roberto, Hebe harmoniza bolero, pop, bossa e toada

Resenha de CD
Título: Hebe Mulher
Artista: Hebe Camargo
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * *

Sem lançar disco desde 2001, ano em que reuniu convidados como Chico Buarque e Nana Caymmi no CD Como É Grande o meu Amor por Vocês, Hebe Camargo volta ao mercado fonográfico com o álbum de estúdio Hebe Mulher, primeiro título de sua discografia editado pela Sony Music. Embora já naturalmente  fragilizada pelos 81 anos dessa apresentadora que se lançou como cantora nos mesmos anos 50 em que debutou na TV, a voz de Hebe continua doce e afinada. Sob produção convencional de Guto Graça Mello, a artista harmoniza e irmana Bossa Nova (Pom Ion Pom Pom, tema de Catulo de Paula que se ajusta com perfeição aos tons suaves do canto de Hebe), canção abolerada nascido no universo argentino do tango (El Dia que me Quieras, em dueto em castelhano com Daniel Boaventura) e toada ruralista (Tocando em Frente, parceria de Renato Teixeira e Almir Sater, lançada por Maria Bethânia em 1990 e revivida por Hebe com um toque de guarânia). Os arranjos de Tutuca Borba e Juliano Cortuah preparam a cama macia para que Hebe deite sem arroubos vocais em repertório de regravações. Canções melancólicas como Foi Assim (Juventude e Ternura) - tema de Renato Correa e Ronaldo Correa propagado na voz de Wanderléa no apogeu da Jovem Guarda - se enquadram de forma natural no canto adocicado de Hebe. Daí a predominância de canções de Roberto Carlos e Erasmo Carlos no disco. São três - Você Não Sabe (1983), Eu Preciso de Você (1984) e Do Fundo do meu Coração (1986) - ao longo de 13 faixas, sendo que Você Não Sabe conta com a participação ilustre do próprio Roberto, presença bissexta em discos alheios. As cordas tristonhas da faixa embalam com precisão uma das últimas grandes canções românticas do repertório do Rei. Com poesia menos refinada, Bye Bye Tristeza (Marcos Valle e Carlos Colla) - balada lançada por Sandra de Sá em 1988 - somente se justifica no disco pelo fato de a apresentadora sempre ter sido uma espécie de porta-voz da alegria. E é com alegria que Hebe transita pela única música de tom mais pop do disco, Saúde (Rita Lee e Roberto Carvalho, 1981), significativa na seleção porque a apresentadora-cantora acaba de sair vitoriosa de batalha contra um câncer diagnosticado em janeiro de 2010. Ao fim, um dueto com o cantor lírico Thiago Arancan no standard italiano Dio, Come Ti Amo encerra o CD Hebe Mulher  com o mesmo açúcar e afeto da abertura terna com Roberto Carlos, o doce predileto das mulheres.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Sem lançar disco desde 2001, ano em que reuniu convidados como Chico Buarque e Nana Caymmi no CD Como É Grande o meu Amor por Vocês, Hebe Camargo volta ao mercado fonográfico com o álbum de estúdio Hebe Mulher, primeiro título de sua discografia editado pela Sony Music. Embora já naturalmente fragilizada pelos 81 anos dessa apresentadora que se lançou como cantora nos mesmos anos 50 em que debutou na TV, a voz de Hebe continua doce e afinada. Sob produção convencional de Guto Graça Mello, a artista harmoniza e irmana Bossa Nova (Pom Ion Pom Pom, tema de Catulo de Paula que se ajusta com perfeição aos tons suaves do canto de Hebe), canção abolerada nascido no universo argentino do tango (El Dia que me Quieras, em dueto em castelhano com Daniel Boaventura) e toada ruralista (Tocando em Frente, parceria de Renato Teixeira e Almir Sater, lançada por Maria Bethânia em 1990 e revivida por Hebe com um toque de guarânia). Os arranjos de Tutuca Borba e Juliano Cortuah preparam a cama macia para que Hebe deite sem arroubos vocais em repertório de regravações. Canções melancólicas como Foi Assim (Juventude e Ternura) - tema de Renato Correa e Ronaldo Correa propagado na voz de Wanderléa no apogeu da Jovem Guarda - se enquadram de forma natural no canto adocicado de Hebe. Daí a predominância de canções de Roberto Carlos e Erasmo Carlos no disco. São três - Você Não Sabe (1983), Eu Preciso de Você (1984) e Do Fundo do meu Coração (1986) - ao longo de 13 faixas, sendo que Você Não Sabe conta com a participação ilustre do próprio Roberto, presença bissexta em discos alheios. As cordas tristonhas da faixa embalam com precisão uma das últimas grandes canções românticas do repertório do Rei. Com poesia menos refinada, Bye Bye Tristeza (Marcos Valle e Carlos Colla) - balada lançada por Sandra de Sá em 1988 - somente se justifica no disco pelo fato de a apresentadora sempre ter sido uma espécie de porta-voz da alegria. E é com alegria que Hebe transita pela única música de tom mais pop do disco, Saúde (Rita Lee e Roberto Carvalho, 1981), significativa na seleção porque a apresentadora-cantora acaba de sair vitoriosa de batalha contra um câncer diagnosticado em janeiro de 2010. Ao fim, um dueto com o cantor lírico Thiago Arancan no standard italiano Dio, Come Ti Amo encerra o CD Hebe Mulher com o mesmo açúcar e afeto da abertura terna com Roberto Carlos, o doce predileto das mulheres.