Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Seu Jorge (quase) afunda na lama do Mangue Beat revolvida pelo Almaz

Resenha de CD
Título: Seu Jorge e Almaz
Artista: Seu Jorge e Almaz
Gravadora: Now Again / EMI Music
Cotação: * * 1/2

A Burguesinha quase afunda na lama do Mangue Beat revolvida pelo Almaz, o grupo formado por Seu Jorge com dois destacados músicos da banda pernambucana Nação Zumbi - o baterista Pupillo e o guitarrista Lúcio Maia - e com o baixista Antonio Pinto, autor da trilha sonora de filmes como Central do Brasil (Walter Salles, 1998). Aliás, foi para gravar um tema para a trilha de outro filme do cineasta Walter Salles, Linha de Passe (2008), que o quarteto se agregou pela primeira vez em reunião que gerou o Almaz. Por conta da projeção internacional conquistada por Jorge com seu trabalho de ator nos filmes Cidade de Deus (Fernando Meirelles, 2002) e A Vida Marinha com Steve Zissou (Win Wenders, 2004), o Almaz gravou seu primeiro álbum para o Estados Unidos, onde foi lançado em 27 de julho de 2010 o CD Seu Jorge and Almaz. Nas lojas do Brasil na primeira semana de dezembro, via EMI Music, o álbum produzido por Mario Caldato vai da lama ao caos ao desconstruir com doses maiores ou menores de psicodelia temas de Baden Powell & Vinicius de Moraes (Tempo de Amor, 1966) e Jorge Ben Jor (Errare Humanun Est, 1974). Em Cirandar, parceria de Martinho da Vila com João de Aquino lançada por Martinho em 1982, os músicos da Nação Zumbi parecem mais à vontade ao reprocessar, em tom contemporâneo, um ritmo recorrente em sua terra natal. Da mesma forma, Jorge também põe sua voz grave com mais naturalidade em temas de maior brasilidade, caso do samba Saudosa Bahia (Noriel Vilela e Sidney Martins),  retrato idealizado da terra de Dorival Caymmi (1914 - 2008), de quem o Almaz recria Cala  Boca, Menino - joia rara da obra lapidada de Caymmi, lançada em 1973 por João Donato. Em contrapartida, Jorge - que já destruiu o cancioneiro de David Bowie nas versões em português reunidas no CD The Life Aquatic Studio Sessions (2005) - beira o caos ao diluir a pulsação original de temas do grupo alemão Kraftwerk (Das Modell, 1978) e de Michael Jackson (Rock with You, 1979). Até mesmo a nativa Cristina (Tim Maia e Carlos Imperial, 1970) perde seu balanço na pegada do Almaz. No fim, uma digna abordagem do samba Juízo Final (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, 1975) mostra que a Burguesinha às vezes consegue emergir entre a lama do Mangue Beat, livrando o disco do caos absoluto.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

A Burguesinha quase afunda na lama do Mangue Beat revolvida pelo Almaz, o grupo formado por Seu Jorge com dois destacados músicos da banda pernambucana Nação Zumbi - o baterista Pupillo e o guitarrista Lúcio Maia - e com o baixista Antonio Pinto, autor da trilha sonora de filmes como Central do Brasil (Walter Salles, 1998). Aliás, foi para gravar um tema para a trilha de outro filme do cineasta Walter Salles, Linha de Passe (2008), que o quarteto se agregou pela primeira vez em reunião que gerou o Almaz. Por conta da projeção internacional conquistada por Jorge com seu trabalho de ator nos filmes Cidade de Deus (Fernando Meirelles, 2002) e A Vida Marinha com Steve Zissou (Win Wenders, 2004), o Almaz gravou seu primeiro álbum para o Estados Unidos, onde foi lançado em 27 de julho de 2010 o CD Seu Jorge and Almaz. Nas lojas do Brasil na primeira semana de dezembro, via EMI Music, o álbum produzido por Mario Caldato vai da lama ao caos ao desconstruir com doses maiores ou menores de psicodelia temas de Baden Powell & Vinicius de Moraes (Tempo de Amor, 1966) e Jorge Ben Jor (Errare Humanun Est, 1974). Em Cirandar, parceria de Martinho da Vila com João de Aquino lançada por Martinho em 1982, os músicos da Nação Zumbi parecem mais à vontade ao reprocessar, em tom contemporâneo, um ritmo recorrente em sua terra natal. Da mesma forma, Jorge também põe sua voz grave com mais naturalidade em temas de maior brasilidade, caso do samba Saudosa Bahia (Noriel Vilela e Sidney Martins), retrato idealizado da terra de Dorival Caymmi (1914 - 2008), de quem o Almaz recria Cala Boca, Menino - joia rara da obra lapidada de Caymmi, lançada em 1973 por João Donato. Em contrapartida, Jorge - que já destruiu o cancioneiro de David Bowie nas versões em português reunidas no CD The Life Aquatic Studio Sessions (2005) - beira o caos ao diluir a pulsação original de temas do grupo alemão Kraftwerk (Das Modell, 1978) e de Michael Jackson (Rock with You, 1975). Até mesmo a nativa Cristina (Tim Maia e Carlos Imperial, 1970) perde seu balanço na pegada do Almaz. No fim, uma digna abordagem do samba Juízo Final (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, 1975) mostra que a Burguesinha às vezes consegue emergir entre a lama do Mangue Beat, livrando o disco do caos absoluto.