Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Gillespie exercita arte do 'sambabop' em disco gravado com Trio Mocotó

Um dos mestres do Bebop, a vertente mais sincopada e inventiva do jazz, o trompetista norte-americano Dizzy Gillespie (1917 - 1993) veio ao Brasil em agosto de 1974 com a missão de gravar um disco com ritmistas brasileiros. Acabou se enfurnando no Estúdio Eldorado, em São Paulo (SP), com o Trio Mocotó.  E foi na companhia de João Parahyba (percussão), Nereu Gargalo (pandeiro) e Fritz Escovão (cuíca) que gravou seis temas em sessões de estúdio que somente neste ano de 2010 são editadas no CD Dizzy Gillespie no Brasil com Trio Mocotó, produzido por Jacques Muyal para seu selo Groovin' High Records e para a Biscoito Fino, a gravadora que está lançando o disco no mercado brasileiro, 36 anos após as históricas sessões de gravação que juntaram Dizzy ao Trio Mocotó. A edição começou a ser viabilizada quando Muyal recebeu a fita com o registro das mãos do promotor de shows Estevão Steve Herman, em 2008, durante cruzeiro de jazz realizado no mar do Caribe. A fita - de acordo com o texto de Muyal publicado no encarte do CD - havia sido entregue por Dizzy ao produtor musical Arlindo Coutinho. De posse da fita, que não continha qualquer informação relativa aos seis temas registrados por Dizzy no estúdio paulista, Muyal pesquisou e, através de gente como o jornalista Jotabê Medeiros e o pianista Mike Longo (amigo de Dizzy e integrante de sua banda), descobriu que, além do Trio Mocotó, participaram das gravações os músicos Al Gafa (guitarra), Earl May (contrabaixo) e Mickey Roker (bateria). No Evil Gal Blues, tema de Leonard G. Father e Lionel Hampton propagado na voz de Dinah Washington (1924 - 1963), a cantora Mary Stallings se juntou ao grupo. Blues e vocais à parte, Dizzy se exercita na arte do sambabop em temas como Behind the Moonbeam (da lavra do guitarrista Al Gafa), Dizzy's Shout / Brazilian Improvisation e Samba (de autoria de Mike Longo). Completam o repertório do disco The Truth (outro tema de Longo) e Rocking with Mocotó (samba do próprio Dizzy). Enfim, é um registro histórico de um encontro inusitado que merecia ser perpetuado em disco.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Um dos mestres do Bebop, a vertente mais sincopada e inventiva do jazz, o trompetista norte-americano Dizzy Gillespie (1917 - 1993) veio ao Brasil em agosto de 1974 com a missão de gravar um disco com ritmistas brasileiros. Acabou se enfurnando no Estúdio Eldorado, em São Paulo (SP), com o Trio Mocotó. E foi na companhia de João Parahyba (percussão), Nereu Gargalo (pandeiro) e Fritz Escovão (cuíca) que gravou seis temas em sessões de estúdio que somente neste ano de 2010 são editadas no CD Dizzy Gillespie no Brasil com Trio Mocotó, produzido por Jacques Muyal para seu selo Groovin' High Records e para a Biscoito Fino, a gravadora que está lançando o disco no mercado brasileiro, 36 anos após as históricas sessões de gravação que juntaram Dizzy ao Trio Mocotó. A edição começou a ser viabilizada quando Muyal recebeu a fita com o registro das mãos do promotor de shows Estevão Steve Herman, em 2008, durante cruzeiro de jazz realizado no mar do Caribe. A fita - de acordo com o texto de Muyal publicado no encarte do CD - havia sido entregue por Dizzy ao produtor musical Arlindo Coutinho. De posse da fita, que não continha qualquer informação relativa aos seis temas registrados por Dizzy no estúdio paulista, Muyal pesquisou e, através de gente como o jornalista Jotabê Medeiros e o pianista Mike Longo (amigo de Dizzy e integrante de sua banda), descobriu que, além do Trio Mocotó, participaram das gravações os músicos Al Gafa (guitarra), Earl May (contrabaixo) e Mickey Roker (bateria). No Evil Gal Blues, tema de Leonard G. Father e Lionel Hampton propagado na voz de Dinah Washington (1924 - 1963), a cantora Mary Stallings se juntou ao grupo. Blues e vocais à parte, Dizzy se exercita na arte do sambabop em temas como Behind the Moonbeam (da lavra do guitarrista Al Gafa), Dizzy's Shout / Brazilian Improvisation e Samba (de autoria de Mike Longo). Completam o repertório do disco The Truth (outro tema de Longo) e Rocking with Mocotó (samba do próprio Dizzy). Enfim, é um registro histórico de um encontro inusitado que merecia ser perpetuado em disco.