Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 13 de novembro de 2010

Chegam ao Brasil reedições dos (quatro) primeiros álbuns de Neil Young

Entre o fim do grupo Buffalo Springfield (com o qual debutou em disco em 1966) e sua entrada no quarteto Crosby, Stills, Nash & Young, o cantor e compositor canadense Neil Young iniciou sua carreira solo em 1968 com álbum batizado com seu nome. Lançado em novembro de 1968, Neil Young foi reeditado em julho de 2009 no exterior dentro da fornada inicial da Neil Young Archives Official Release Series. Um ano e quatro meses depois dessa edição estrangeira, os quatro títulos iniciais da coleção estão sendo lançados no mercado brasileiro pela Warner Music. Trata-se dos quatro primeiros álbuns da carreira solo do artista. Neil Young (1968), Everybody Knows This Is Nowhere (1969), After the Gold Rush (1970) e Harvest (1972) retornam ao catálogo com áudio remasterizado. Lançado em maio de 1969, Everybody Knows This Is Nowhere foi o primeiro álbum gravado por Young com o grupo Crazy Horse, com o qual viria a fazer a maioria de seus discos e shows. O repertório apresentou músicas como Cinnanom Girl e Down by the River. Na sequência, After the Gold Rush - lançado originalmente em agosto de 1970 - consolidou a carreira solo de Young, permanecendo 40 anos depois como um dos álbuns mais aclamados do trovador canadense. Fechando o pacote, há Harvest, álbum lançado originalmente em fevereiro de 1972. É o disco que trouxe Heart of Gold, o maior sucesso da (longeva) trajetória fonográfica de Neil Young,  aumentada em setembro de 2010 com a edição de Le Noise, um álbum ainda inédito no Brasil.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Entre o fim do grupo Buffalo Springfield (com o qual debutou em disco em 1966) e sua entrada no quarteto Crosby, Stills, Nash & Young, o cantor e compositor canadense Neil Young iniciou sua carreira solo em 1968 com álbum batizado com seu nome. Lançado em novembro de 1968, Neil Young foi reeditado em julho de 2009 no exterior dentro da fornada inicial da Neil Young Archives Official Release Series. Um ano e quatro meses depois dessa edição estrangeira, os quatro títulos iniciais da coleção estão sendo lançados no mercado brasileiro pela Warner Music. Trata-se dos quatro primeiros álbuns da carreira solo do artista. Neil Young (1968), Everybody Knows This Is Nowhere (1969), After the Gold Rush (1970) e Harvest (1972) retornam ao catálogo com áudio remasterizado. Lançado em maio de 1969, Everybody Knows This Is Nowhere foi o primeiro álbum gravado por Young com o grupo Crazy Horse, com o qual viria a fazer a maioria de seus discos e shows. O repertório apresentou músicas como Cinnanom Girl e Down by the River. Na sequência, After the Gold Rush - lançado originalmente em agosto de 1970 - consolidou a carreira solo de Young, permanecendo 40 anos depois como um dos álbuns mais aclamados do trovador canadense. Fechando o pacote, há Harvest, álbum lançado originalmente em fevereiro de 1972. É o disco que trouxe Heart of Gold, o maior sucesso da (longeva) trajetória fonográfica de Neil Young, aumentada em setembro de 2010 com a edição de Le Noise, um álbum ainda inédito no Brasil.

Mauricio Marcel disse...

Oi Mauro, na verdade passei por aqui para parabeniza-lo por seu blog. Venho sempre aqui para saber o que a musica tem nos apresentado! Sua crita é boa, e quase sempre concordo com vc, rs. Um grade abraço!

Mauro Ferreira disse...

Grato, Maurício, seja sempre bem-vindo! Abs, MauroF