Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Juan Luis Guerra vence 11º Grammy Latino, que também premiou Camila

Veterano do mercado hispânico de música latina, o cantor e compositor dominicano Juan Luis Guerra foi o grande vencedor da 11º edição do Grammy Latino, cuja cerimônia de entrega dos prêmios - realizada na noite de quinta-feira, 11 de novembro de 2010, em Las Vegas (EUA) - também consagrou o grupo mexicano Camila. Guerra - visto em foto de Michael Buckner, da GYI - venceu em três das quatro categorias em que concorria, faturando inclusive o troféu de Álbum do Ano por A Son de Guerra (2010) disco também laureado como Melhor Álbum Tropical Contemporâneo (Bachata en Fukuoka foi a Melhor Canção Tropical). Já Camila levou os troféus de Gravação do Ano e Canção do Ano - por Mientes, tema de autoria de Mario Domm e Mónica Vélez - e o prêmio de Melhor Álbum Pop de Duo ou Grupo, por Dejarte de Amar, segundo disco de estúdio do grupo, editado em fevereiro de 2010. Por sua vez, Alejandro Sanz  levou o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Vocal Masculino por Paraíso Express (2009), categoria que, na vertente feminina, premiou Nelly Furtado por Mi Plan (2009). Dos brasileiros indicados nas categorias gerais, casos de Maria Bethânia e de Maria Gadú, João Donato foi premiado por Sambolero (2010), eleito o Melhor Álbum de Jazz Latino.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Veterano do mercado hispânico de música latina, o cantor e compositor dominicano Juan Luis Guerra foi o grande vencedor da 11º edição do Grammy Latino, cuja cerimônia de entrega dos prêmios - realizada na noite de quinta-feira, 11 de novembro de 2010, em Las Vegas (EUA) - também consagrou o grupo mexicano Camila. Guerra - visto em foto de Michael Buckner, da GYI - venceu em três das quatro categorias em que concorria, faturando inclusive o troféu de Álbum do Ano por A Son de Guerra (2010) disco também laureado como Melhor Álbum Tropical Contemporâneo (Bachata en Fukuoka foi a Melhor Canção Tropical). Já Camila levou os troféus de Gravação do Ano e Canção do Ano - por Mientes, tema de autoria de Mario Domm e Mónica Vélez - e o prêmio de Melhor Álbum Pop de Duo ou Grupo, por Dejarte de Amar, segundo disco de estúdio do grupo, editado em fevereiro de 2010. Por sua vez, Alejandro Sanz levou o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Vocal Masculino por Paraíso Express (2009), categoria que, na vertente feminina, premiou Nelly Furtado por Mi Plan (2009). Dos brasileiros indicados nas categorias gerais, casos de Maria Bethânia e de Maria Gadú, João Donato foi premiado por Sambolero (2010), eleito o Melhor Álbum de Jazz Latino.

André Luís disse...

Grande Juan Luis Guerra! Um dos maiores artistas da Música Latina e, por que não, mundial. Colecionador de Grammys, merecidamente!

teste disse...

Acredito que o Brasil sempre ficará com o papel de coadjuvante deste prêmio. Apesar de fazermos parte da América Latina, não compartilhamos a mesma lingua e cultura dos demais países concorrentes...

Diogo Santos disse...

Então ...


Maria Bethânia concorria com " Tua " ao Grammy Latino de Gravação do Ano. O grupo vencedor, os mexicanos do Camila chegaram ao Brasil por meio de Wanessa Camargo com quem duetou em " Abrázame/Me Abrace ". A canção vencedora não me diz muita coisa não ...


Alex Cuba era mesmo o favorito na categoria " Revelação do Ano " . Não deu pra Maria Gadú e então Maria Rita continua sendo a única brasileira até hoje a vencer nessa categoria.


Rubén Blades é ator - de filmes como " Rebelião em Milagro " com Sônia Braga e " Inimigo Intimo com Harrison Ford e Brad Pitt - , cantor e compositor do Panamá e além de Maria Gadú, derrotou também Jorge Drexler e Silvio Rodrigues na categoria " Melhor Album de Cantor Compositor " .


Já Juan Luis Guerra é conhecido aqui no Brasil há 20 anos,gravou com vários brasileiros, amante de MPB e dispensa maiores comentários. Sou seu fã e esse album é realmente muito bom!




Um abraço a todos
Diogo Santos

Gill Sampaio Ominirò disse...

Bethânia ganhou o prêmio de melhor canção em língua portuguesa por "Tua", composição de Adriana Calcanhoto e interpretada pela baiana.

Unknown disse...

CARA, NAO ENTENDO PORQUE OS EXECUTIVOS DAS NOSSAS FALIDAS GRAVADORAS INSISTEM TANTO EM INSERIR O BRASIL NA FESTA DO GRAMY LATINO.
ESTA FESTA/PREMIO È UMA COISA DO MERCADO ESPANO, QUE È INIFINITAMENTE MAIS FORTE, MAIS ORGANIZADO E MAIS CONSISTENTE QUE O NOSSO MERCADO; ISSO FALANDO DE NEGÒCIOS, E NAO ARTISTICAMENTE.
A POSICAO DOS BRASILEIROS NO GRAMY LATINO, È A MESMA POSICAO DOS MERCADO ESPANO E CHICANO, NO GRAMY AMERICANO,
ESTAMOS SEMPRE EM SEGUNDO OU ATÈ TERCEIRO PLANO, APESAR DA GRANDIOSIDADE DOS NOSSOS ARTISTAS.
OS EXECUTIVOS DAS NOSSAS COMBALIDAS GRAVADORAS, SAO MUITO MAIS EMPOLGADOS COM O GRAMY LATINO DO QUE NOSSOS ARTISTAS.

itamardias@gmail.com