Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 6 de março de 2013

Camaleônico, Harper entra na pele de bluesman em CD com Musselwhite

Resenha de CD
Título: Get up!
Artista: Ben Harper e Charlie Musselwhite
Gravadora: Stax Records / Concord MusicUniversal Music
Cotação: * * * *

Ben Harper é cantor e compositor camaleônico. Capaz de compor canção pop e radiofônica com Vanessa da Mata, o artista norte-americano já gravou até (sublime) disco de música gospel, There will be a light (2004), com o grupo The Blind Boys of Alabama. No seu 11º álbum de estúdio, Get up!, Harper entra na pele de bluesman ao lado de Charlie Musselwhite, gaitista-ícone do blues, e faz bonito. Lançado em janeiro deste ano de 2013, Get up! - já disponível no mercado brasileiro em edição da Universal Music - é legítimo álbum de blues produzido pelo próprio Ben Harper, compositor de todas as músicas inéditas, algumas assinadas em parceria com Jason Mozersky e com Jesse Ingalls. Como salta aos ouvidos logo na primeira das dez músicas, Don't look twice, Harper e Musselwhite tocam blues à moda antiga sem a intenção de soarem modernos e sem links com o universo pop - ainda que a balada You find another lover (I lost another friend) tenha certo apelo pop e ainda que I don't believe a word you say tenha o peso de um blues de carga roqueira. Embora Harper assine o álbum com Musselwhite, Get up! é - a rigor - um disco de Harper. A gaita de Musselwhite é a cereja do bolo, o tempero de faixas pontuadas pelo improviso, sobretudo na música-título Get up!, levada em clima de blues session. Para quem gosta de blues à moda de Chicago, temas como I'm in i'm out and i'm gone são prato farto e delicioso. Harper vestiu bem a pele de bluesman.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Ben Harper é cantor e compositor camaleônico. Capaz de compor canção pop e radiofônica com Vanessa da Mata, o artista norte-americano já gravou até (sublime) disco de música gospel, There will be a light (2004), com o grupo The Blind Boys of Alabama. No seu 11º álbum de estúdio, Get up!, Harper entra na pele de bluesman ao lado de Charlie Musselwhite, gaitista-ícone do blues, e faz bonito. Lançado em janeiro deste ano de 2013, Get up! - já disponível no mercado brasileiro em edição da Universal Music - é legítimo álbum de blues produzido pelo próprio Ben Harper, compositor de todas as músicas inéditas, algumas assinadas em parceria com Jason Mozersky e com Jesse Ingalls. Como salta aos ouvidos logo na primeira das dez músicas, Don't look twice, Harper e Musselwhite tocam blues à moda antiga sem a intenção de soarem modernos e sem links com o universo pop - ainda que a balada You find another lover (I lost another friend) tenha certo apelo pop e ainda que I don't believe a word you say tenha o peso de um blues de carga roqueira. Embora Harper assine o álbum com Musselwhite, Get up! é - a rigor - um disco de Harper. A gaita de Musselwhite é a cereja do bolo, o tempero de faixas pontuadas pelo improviso, sobretudo na música-título Get up!, levada em clima de blues session. Para quem gosta de blues à moda de Chicago, temas como I'm in i'm out and i'm gone são prato farto e delicioso. Harper vestiu bem a pele de bluesman.

Luca disse...

música nunca teve fronteira, quem delimita fronteira é crítico que não é músico

Daniel disse...

Música nunca teve fronteira, quem delimita fronteira é crítico que não é músico. [2]

Pois é, há uma tendência cult condenando a banda de rock que fica mais pop, a cantora de R&B q lança um disco eletro e por ai vai. Desde que haja qualidade sem apelação comercial, acho muito válido o transito por vários generos, se eu fosse algum artista, com certeza me entediaria em me restringir a apenas um ritmo musical. Mesmo porque é muito dificil se produzir uma canção que seja puramente influenciada por apenas um genero, o que predomina são as múltiplas influências. Adele por exemplo fez um album de Soul (mas com influencia do jazz, R&B, Pop, Blues, Country etc)