Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Walker vai abordar obra de Sueli com Zé Pedro e piano de Fábio Leandro

O cantor carioca Carlos Walker pretende convidar o pianista paulistano Fábio Leandro para tocar no CD em que dará voz à obra de Sueli Costa. A ideia é fazer abordagem contemporânea do cancioneiro da compositora carioca, inclusive com o uso de recursos eletrônicos. Cada faixa teria um convidado. Dono da gravadora Joia Moderna, que editará o CD em 2013, o DJ Zé Pedro foi pensado para participar da releitura de Encouraçado, parceria de Sueli com Tite de Lemos (1942 - 1989), lançada pelo cantor Fábio no álbum Os Frutos de Mi Tierra... (1972). Walker pretende que a capa do disco seja assinada pelo fotógrafo Omar Paixão (autor da foto do cantor que ilustra o post). Cabe lembrar que o primeiro álbum de Walker, A Frauta de Pã (1975), foi dedicado a Sueli Costa, que vai completar 70 anos de vida em 25 de julho de 2013.

23 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raul disse...

Zé Pedro cantando Encouraçado? Preparem-se, porque esse barco vai afundar.

Sueli Costa merecia mais.

Tombom disse...

Tenho a melhor das expectativas em relação a esse lançamento. Vamos ouvir primeiro... Sueli Costa merece todas as homenagens pela obra magistral que oferece ao múndo da música.

Rafael disse...

Zé Pedro cantando? Hummmm, isso não vai dar certo. Achei estranho o Zé convidar um homem para gravar um disco tributo pela sua gravadora. Ele fez questão de ecoar aos quatro ventos que a sua gravadora teria apenas mulheres no seu cast.

Rafael disse...

Como cantor, Zé Pedro é um bom dono de gravadora.

paul disse...

Maravilha!

Carlos Walker é um dos mais refinados cantores e intérpretes! Seus discos são sempre impecáveis! E com participação do Dj Zé Pedro, melhor ainda.

Qualquer pessoa bem informada sabe que o ZPedro não é cantor, mas sim um bacana Dj.
Parabéns, vai ser chique!

Paulo Caufer

Johnny Cesar disse...

Mauro,eu li quatro vezes o seu texto e não consegui ver a parte onde escreveu que o Zé Pedro vai cantar, então, se eu não estou lendo mal, acho que algum leitor pode ter se antecipado entendendo que a participação do Zé Pedro será cantando, porque não está claro isso. Mas se tanta gente canta aqui no Brasil acho que o Zé também pode e acredito que ele até cante melhor que muita gente.

Toninho Lima disse...

É esperar pra ver. "Recursos eletrônicos"...?? Não sei...

Tomara que o disco fique bom. Vou torcer pra isso. Pois seria um desperdício colocar na vala comum a magistral obra de Sueli Costa e seus (adoráveis) parceiros.

Raul disse...

Posso ter me enganado em relação ao DJ Zé Pedro cantar - um vídeo dele cantando Michel Teló com Cida Moreira tem feito sucesso no Youtube. Mas não invalida minha opinião. Como é um DJ fraquíssimo, porém hypado, o Encouraçado vai afundar de qualquer maneira.

Anônimo disse...

Eu acho um saco essa história de recursos eletrônicos, raramente fica realmente bom.

paul disse...

A única coisa que eu acho chato são os profetas da inveja e os preconceituosos deja vu de plantão.

Zé Pedro é ótimo e seus projetos bacanas e incentivadores!
Que venham muitos Zés iluminados e altruístas como o Pedro!

Insensato Mundo disse...

Olá Mauro, "Encouraçado" foi defendida pelo cantor Fábio no IV FIC, em 1970. Ficou em terceiro lugar e Fábio foi premiado como melhor intérprete. ~Esta canção faz parte do LP "Os Frutos de mi Tierra", que o cantor lançou em 1972.

Legal saber que o LP "A Frauta de Pã", de Carlos Walker, é dedicado a Sueli Costa. Curioso é que não há nenhuma composição dela neste trabalho.

Mauro Ferreira disse...

Obrigado, Insensato Mundo. Sabia que Fábio tinha cantado 'Encouraçado' no festival, mas desconhecia seu registro da canção em disco. Grato pelo toque.

É isso aí, Paul. Grato por sua intervenção. Eu particularmente expresso uma opinião sobre um disco ou projeto de qualquer natureza somente após conhecer o resultado final. Atacá-lo antes é pré-conceito.

abs, MauroF

Raul disse...

Paul, não tenho inveja de ninguém. Só acho que numa gravadora quem tem que aparecer é o artista; não o dono dela usá-la para fins de marketing e aparecer como salvador da pátria da MPB. Aliás, talvez ele nem seja salvador assim. Por motivos obscuros e até hoje não esclarecidos, um público ávido pelo CD de Alaíde Costa e Fátima Guedes ficou a ver navios. Como diz Maria Bethânia, é muita antena e ninguém antenado.

nelroger disse...

Maravilha! A frauta de Pã de Carlos Walker é uma joia rara! Assim como o Onda e tbem o novo disco Fio da Canção.
A Frauta foi dedicado a Sueli e Milton, e só a lembrança da dedicatória já foi suficiente não sendo necessário ele precisar gravá-los. Assisti lindos shows do Walker no Rio em que ele cantava grandes compositores, inclusive Sueli e Milton.
Iniciativa linda do Zé Pedro, que vai também colocar a cereja Dj de seu amor amor a musica da Sueli e ao canto do Walker.

nelroger disse...

Raul,
Não o acusei diretamente de nada.Mas vce, com propriedade vestiu a carapuça.
O Dj Zé Pedro, além de produtor, é também um artista. Vce goste ou não. E creio, que no sêlo dele, É ele quem deve achar ou desachar as coisas que produz lá. E não você.
É mais útil um país com antenados que lutam contra as corporações, com suas poucas antenas, do que aqueles, que nada fazem e ainda invejam e criticam.

ouisa55 disse...

Eita povo "fervido"! Adora um "babado"! Gente, é um projeto em andamento: depois que estiver nas lojas(se não acontecer como o disco da Fhernanda Fernandes que até agora eu não ví em lugar nenhum para vender - comprei no Mercado Livre)a gente vai lá, tem um aparelhinho com trechinhos de cada música prá gente ouvir e avaliar se vale a pena comprar ou não. Para mim, o Walker já está valendo pois eu amo êsse cara e aproveito o gancho: por que o Magnífico(perdão Chayene)Zé Pedro não aproveita e relança o primeiro disco do rapaz(A Frauta de Pã)em cd? Seria totalmente pertinente! Pense num relançamento maravilhoso: A Frauta de Pã!

Rafael disse...

Pelo amor de Deus, falar que Zé Pedro canta bem é o cúmulo da pi(c)ada. Quem tem que dar voz as belas canções de Sueli são as milhares de excelentes cantoras que temos espalhado por esse Brasil afora, não o dono dela!

Rafael disse...

Assino embaixo no que o Raul diz. Até hoje também não engulo essa história do disco ao vivo da Alaíde Costa e Fátima Guedes ter sido abortado sem motivo coerente para isso. E não é preciso ter inveja para constatar que Zé Pedro não é cantor, e sim DJ.

Mauro Ferreira disse...

Leitores, por favor, vamos manter a discussão em alto nível. Aproveito e esclareço que Zé Pedro não vai cantar no disco. DJs não cantam, Djs tocam, remixam, produzem etc... A nota diz que ele vai 'participar' da faixa. Em nenhum momento, foi dito que ele ia cantar. Abs, MauroF

Rafael disse...

É, vamos aguardar para ver o resultado final. Só assim mesmo para saber.

Rafael disse...

A propósito: gosto muito do Carlos Walker. O acho excelente cantor e também acho que toda a sua discografia merecia ser relançada em CD em alta qualidade sonora. Ele merece isso!

paul disse...

Agradeço, ao Nelroger pela mesma defesa de opinião. E já, que os antigos adoradores das cantoras Tutankamons acham que a Sueli deve permanecer mumificada nas vozes apenas dessas cantoras, sou da opinião, que todas as pessoas,que gostem de cantar, sejam de qualquer sexo, cor,raça,religião, partido, (rs) que amam as canções de Sueli tenham o direito de cantá-las.
Esse país é um enxame de paróquias reacionárias.