Mauro Ferreira no G1

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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Curto fôlego autoral de Jesse Harris empana elegância do CD 'Sub Rosa'

Resenha de CD
Título: Sub Rosa
Artista: Jesse Harris
Gravadora: Dangerbird Records / Slap (Som Livre)
Cotação: * * 1/2

Embora Sub Rosa já seja o 11º álbum de Jesse Harris, o cantor e compositor norte-americano ainda precisa ter anexado ao seu currículo o fato de ser o autor de Don't Know Why, canção que ajudou o primeiro álbum solo de Norah Jones, Come Away With Me (2002), a se tornar a sensação do universo pop há dez anos. Decorrida uma década, Harris continua associado a Norah no Brasil - e não é por acaso que a cantora e compositora norte-americana tem alardeada no disco sua participação em três das 14 músicas de Sub Rosa. Norah figura em Rocking Chairs (parceria de Harris com o brasileiro Dadi, tema pop no qual a cantora faz discretos vocais), na valsa Rube and Mandy at Coney Island (um dueto harmonioso com o anfitrião) e em Let It All Come Down. Além de Norah, Harris já faz conexões regulares com Maria Gadú, de quem virou parceiro. A presença de Gadú - cujos vocais discretos ajudam a criar a elegante moldura harmônica de I Know It Won't Be Long -  e uma certa influência da música brasileira na confecção do CD provavelmente motivaram a Som Livre a editar Sub Rosa no Brasil por seu moderninho selo Slap. Produzido por Harris com Bill Dobrow, baterista de sua banda, Sub Rosa mostra que Harris é compositor sem fôlego para assinar sozinho 13 das 14 músicas do álbum. Ambientado em clima folk, o pop de Harris transita eventualmente por blues (uma das músicas se chama Sad Blues) e ganha toques de country (em I Won't Wait, tema gravado com a adesão do cantor norte-americano de indie folk Conor Oberst), mas nem por isso deixa de soar por vezes monocórdico, até mesmo trivial. Mesmo assim, uma ou outra canção se impõe por sua beleza natural em Sub Rosa, casos em especial de Waltz of the Rain e de It's Been Going 'Round (faixa no qual sobressaem a guitarra de Bill Frisell). O tema instrumental Afternoon in Kanda também se destaca dentro da safra autoral de Sub Rosa, álbum que conta com a voz da cantora norte-americana Melody Gardot em Tant Pis, única canção em francês do repertório, influência do repertório de Serge Gainsbourg (1928 - 1991). Os arranjos de cordas e metais - orquestrados pelo brasileiro Maycon Ananias - são refinados e contribuem para a bela harmonia do disco sem disfarçar a irregularidade do repertório autoral.

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