Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 1 de abril de 2012

Chaudon segue trilha de Gadú com elegância, mas pouco fôlego autoral

Resenha de CD
Título: Me Conta Uma Música
Artista: Daniel Chaudon
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * 1/2

Aposta da gravadora Universal Music, Daniel Chaudon segue a trilha aberta por Maria Gadú no mercado fonográfico brasileiro. Não é por acaso que Gadú participa de Luzia (Daniel Chaudon, Felipe Pinaud e Alinne Moraes), uma das 14 músicas do CD Me Conta Uma Música, primeiro trabalho desse cantor e compositor brasiliense radicado no Rio de Janeiro que ganhou fugaz projeção nacional em 2004 ao participar da terceira edição do extinto reality show Fama, da TV Globo. O álbum tem elegante tom pop - mérito da produção de Clemente Magalhães - que jamais disfarça o curto fôlego de Chaudon como compositor. De sua irregular safra autoral, O Gosto de Ser (Daniel Chaudon, Luis Kiari e Nuria Malenna) é, a rigor, a única canção que chama atenção. As demais sinalizam pouco rigor na seleção de repertório que cresce justamente quando assinado por outros autores. O Samba de Nós Dois (João Falcão e Diogo Oliveira), cantado por Chaudon com Mart'nália em tons suaves, desce bem. Música lançada pela banda baiana Cheiro de Amor, Ficar com Você (João Maurício, Bastolo e Tiago Quadros) é grata surpresa por evidenciar - em registro de voz & violão (o de Cláudio Bezz) - que por vezes há beleza melódica soterrada no pantanoso terreno rítmico da axé music (algo que o cantor, compositor e poeta carioca Mariano Marovatto já havia mostrado ao regravar Não Tem Lua, tema de Durval Lélys lançado pela banda Asa de Águia). Da mesma forma, a releitura cool de Borbulhas de Amor - versão de Ferreira Gullar para Burbujas de Amor, música do cantor e compositor dominicado Juan Luis Guerra, expoente do pop latino - surpreende positivamente ao se desviar da trilha da banalidade que o cover do hit de Fagner em 1991 poderia ter seguido se tivesse havido a intenção de produzir a qualquer custo sucesso radiofônico para Chaudon. A propósito, é difícil que músicas como Não Somos Mais (Daniel Chaudon), Pernambuco (Daniel Chaudon, Nuria Mallena e Ana Paula Siqueira) - tema de leve sotaque nordestino por conta da sanfona de Mará - e Solo em Companhia (Daniel Chaudon, Nuria Mallena e Nanda Costa) consigam dar projeção ao artista. Me Conta Uma Música deixa a (má) impressão de que a produção é superior ao repertório e ao próprio canto de Daniel Chaudon, afinado, elegante, mas sem um real brilho especial, um algo mais que o faça se destacar neste país de cantoras.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Aposta da gravadora Universal Music, Daniel Chaudon segue a trilha aberta por Maria Gadú no mercado fonográfico brasileiro. Não é por acaso que Gadú participa de Luzia (Daniel Chaudon, Felipe Pinaud e Alinne Moraes), uma das 14 músicas do CD Me Conta Uma Música, primeiro trabalho desse cantor e compositor brasiliense radicado no Rio de Janeiro que ganhou fugaz projeção nacional em 2004 ao participar da terceira edição do extinto reality show Fama, da TV Globo. O álbum tem elegante tom pop - mérito da produção de Clemente Magalhães - que jamais disfarça o curto fôlego de Chaudon como compositor. De sua irregular safra autoral, O Gosto de Ser (Daniel Chaudon, Luis Kiari e Nuria Malenna) é, a rigor, a única canção que chama atenção. As demais sinalizam pouco rigor na seleção de repertório que cresce justamente quando assinado por outros autores. O Samba de Nós Dois (João Falcão e Diogo Oliveira), cantado por Chaudon com Mart'nália em tons suaves, desce bem. Música lançada pela banda baiana Cheiro de Amor, Ficar com Você (João Maurício, Bastolo e Tiago Quadros) é grata surpresa por evidenciar - em registro de voz & violão (o de Cláudio Bezz) - que por vezes há beleza melódica soterrada no pantanoso terreno rítmico da axé music (algo que o cantor, compositor e poeta carioca Mariano Marovatto já havia mostrado ao regravar Não Tem Lua, tema de Durval Lélys lançado pela banda Asa de Águia). Da mesma forma, a releitura cool de Borbulhas de Amor - versão de Ferreira Gullar para Borbujas de Amor, música do cantor e compositor dominicado Juan Luis Guerra, expoente do pop latino - surpreende positivamente ao se desviar da trilha da banalidade que o cover do hit de Fagner em 1991 poderia ter seguido se tivesse havido a intenção de produzir a qualquer custo sucesso radiofônico para Chaudon. A propósito, é difícil que músicas como Não Somos Mais (Daniel Chaudon), Pernambuco (Daniel Chaudon, Nuria Mallena e Ana Paula Siqueira) - tema de leve sotaque nordestino por conta da sanfona de Mará - e Solo em Companhia (Daniel Chaudon, Nuria Mallena e Nanda Costa) consigam dar projeção ao artista. Me Conta Uma Música deixa a (má) impressão de que a produção é superior ao repertório e ao próprio canto de Daniel Chaudon, afinado, elegante, mas sem um real brilho especial, um algo mais que o faça se destacar neste país de cantoras.

André Luís disse...

Mauro, o Juan Luis Guerra é um cantor e compositor dominicaNo (e não "dominicado") e o nome de sua música é "Burbujas de amor" (e não "bOrbujas"). Por falar nele, o Juan acaba de lançar um "meio-disco" novo, com várias inéditas, chamado "Colección Cristiana".

André Luís disse...

Mauro, você postou meu comentário (acima), mas esqueceu de fazer as 2 correções que apontei. rsrs

ABRAÇO!

Pedro Progresso disse...

gente tá na cara que o mário gadú é pra agradar a clientela feminina/masculina que maria gadú não atinge.

Mauro Ferreira disse...

Oi, André, grato por me lembrar! Tinha esquecido mesmo de consertar. Abs, obrigado, MauroF

Rafael disse...

Daniel Chaudon é um excelente cantor e seu disco não é ruim não... É questão de tempo para que ele possa mostrar um repertório mais eclético, afinal, ele está lançando o seu primeiro disco...