Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A bordo com seu violão, MoMo cruza mar da solidão com belas melodias

Resenha de CD
Título: Serenade of a Sailor
Artista: MoMo
Gravadora: Pimba / Tratore
Cotação: * * * * 1/2

Revelação da música brasileira há cinco anos por conta de seu primeiro álbum, A Estética do Rabisco (2006), o cantor e compositor mineiro Marcelo Frota - radicado na cena carioca com o nome artístico de MoMo - navegou pelo folk psicodélico no posterior Buscador (2008) até aportar neste belíssimo Serenade of a Sailor, editado neste ano de 2011 pelo selo Pimba, vinculado à gravadora Dubas Música. Sem psicodelia, mas ainda imerso no universo folk, MoMo cruza o mar da solidão neste álbum de tom intimista e melancólico, cantado em inglês e em português sem arroubos vocais que poderiam evidenciar os limites do artista como intérprete. Nessa viagem marítima, o artista é conduzido a bordo por seu violão. "...Às vezes eu me sinto assim tão só / Pescador em alto mar", situa o marujo solitário em versos de Pescador, doída faixa pontuada por um cello que realça a melancolia do tema. Serenade of a Sailor enfrenta essas ondas confessionais sem afundar. E o que emerge desse mar são belas melodias que fazem o disco roçar o status de obra-prima. A solidão é tema recorrente na viagem a ponto de batizar o tema instrumental Solitude. "My baby is gone / She left me here waiting for the sun / She took me to paradise / And now I'm alone", lamenta MoMo nos versos iniciais de Shining Star, outra melodia linda de doer. Produzida pelo próprio MoMo com sonoridade que parece tão vintage quanto paradoxalmente contemporânea, a serenata do pescador é conduzida pelo violão de nailon, mas é orquestrada com a ajuda de músicos hypados como Domenico Lancellotti (percussão em Shining Star e bateria em Blue Bird) e Max Sette (trompete em Blue Bird e no tema instrumental, Serenade of a Sailor, que fecha o disco e o batiza). Ciente de que a emoção é o combustível que move qualquer serenata, no mar ou na terra, o marujo abre o coração com a coragem dos que costumam ser rotulados (por uma minoria cínica) de kitsch ou, em bom português, cafona. "Um dia você vai entender / Que o que vale é o sentimento", sentencia em Barco. "Felicidade é caminhar sem ter medo / De acreditar no coração", prega em Tenho que Seguir, um dos onze temas autorais do CD. MoMo assina nove solitariamente. As exceções são O Morro e Madelaine, parcerias com o baixista Caetano Malta. Madelaine é sopro de leveza que conduz o barco de MoMo por águas em que o marujo seresteiro se banha com alguma esperança e fé no amor. Mas Serenade of a Sailor é grande disco triste que, apesar de cruzar em alguns momentos mares melódicos desbravados pelo ora desativado grupo carioca Los Hermanos, reitera a personalidade e o talento de MoMo.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Revelação da música brasileira há cinco anos por conta de seu primeiro álbum, A Estética do Rabisco (2006), o cantor e compositor carioca Marcelo Frota - conhecido na cena indie pelo nome artístico de MoMo - navegou pelo folk psicodélico no posterior Buscador (2008) até aportar neste belíssimo Serenade of a Sailor, editado neste ano de 2011 pelo selo Pimba, vinculado à gravadora Dubas Música. Sem psicodelia, mas ainda imerso no universo folk, MoMo cruza o mar da solidão neste álbum de tom intimista e melancólico, cantado em inglês e em português sem arroubos vocais que poderiam evidenciar os limites do artista como intérprete. Nessa viagem marítima, o artista é conduzido a bordo por seu violão. "...Às vezes eu me sinto assim tão só / Pescador em alto mar", situa o marujo solitário em versos de Pescador, doída faixa pontuada por um cello que realça a melancolia do tema. Serenade of a Sailor enfrenta essas ondas confessionais sem afundar. E o que emerge desse mar são belas melodias que fazem o disco roçar o status de obra-prima. A solidão é tema recorrente na viagem a ponto de batizar o tema instrumental Solitude. "My baby is gone / She left me here waiting for the sun / She took me to paradise / And now I'm alone", lamenta MoMo nos versos iniciais de Shining Star, outra melodia linda de doer. Produzida pelo próprio MoMo com sonoridade que parece tão vintage quanto paradoxalmente contemporânea, a serenata do pescador é conduzida pelo vioção de nailon, mas é orquestrada com a ajuda de músicos hypados como Domenico Lancellotti (percussão em Shining Star e bateria em Blue Bird) e Max Sette (trompete em Blue Bird e no tema instrumental, Serenade of a Sailor, que fecha o disco e o batiza). Ciente de que a emoção é o combustível que move qualquer serenata, no mar ou na terra, o marujo abre o coração com a coragem dos que costumam ser rotulados (por uma minoria cínica) de kitsch ou, em bom português, cafona. "Um dia você vai entender / Que o que vale é o sentimento", sentencia em Barco. "Felicidade é caminhar sem ter medo / De acreditar no coração", prega em Tenho que Seguir, um dos onze temas autorais do CD. MoMo assina nove solitariamente. As exceções são O Morro e Madelaine, parcerias com o baixista Caetano Malta. Madelaine é sopro de leveza que conduz o barco de MoMo por águas em que o marujo seresteiro se banha com alguma esperança e fé no amor. Mas Serenade of a Sailor é grande disco triste que, apesar de cruzar em alguns momentos mares melódicos desbravados pelo ora desativado grupo carioca Los Hermanos, reitera a personalidade e o talento de MoMo.

André Luís disse...

Oi, Mauro!
Uma pequena correção: "...é conduzida pelo vioção de nailon". Ajeita esse "violão" aí. rsrs

Não conheço o Marcelo Frota, mas pelas 4 estrelas e meia e pela resenha, fiquei animado. Vou buscar! ABRAÇO!

Mauro Ferreira disse...

Obrigado, André, por me chamar atenção para o erro de digitação, já corrigido.

Vale ir atrás do MoMo, sim!
Espero que vc goste tanto quanto eu!

abs, MauroF

Luca disse...

O Mauro de vez em quando apronta umas surpresas dessas... será que o disco é tudo issomesmo?

guima disse...

baby

guima disse...

Valeu, Mauro! Recebi o disco essa semana e AMEI. Já gostava do marcelo Frota desde o "A Estética do Rabisco". Acredito que com esse novo rebento, Momo alça vôos além do quase anonimato.
Abs,
Ricardo Guima

KL disse...

quem gosta de Marcelo Camelo certamente amará. Excelente para quem gosta de depressão ao estilo Facebook, Twitter etc.

Pimba disse...

Quem quiser ouvir o disco encontra em:
http://www.facebook.com/momooficial
Ou
http://www.facebook.com/pimbanoises

Vale a pena!

erika disse...

sabe quando a música tem um poder quase que terapêutico? pois é, a beleza desse disco já me salvou de dias muito ruins. recomendo ;)

/Diego Xavier disse...

KL, pena que não posso 'curtir' seu comentário...