Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Boas letras pontuam 'If Not Now, When?', o álbum mais lento do Incubus

Resenha de CD
Título: If Not Now, When?
Artista: Incubus
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * 1/2

Adolescents é a penúltima música do sétimo álbum do Incubus, If Not Now, When?, lançado no Brasil neste mês de agosto de 2011 via Sony Music. Mas Adolescents foi eleita o primeiro single do álbum. Talvez por ser uma das músicas que mais identifiquem o rock alternatico do grupo norte-americano no disco que menos se parece com o Incubus dentro de a obra fonográfica da banda. Produzido por Brendan O' Brien, o grupo retorna após cinco anos com um álbum mais lento - opção perceptível já na primeira faixa, If Not Now, When?, a ótima música que dá nome ao CD. A melodia é de beleza exuberante. Na sequência, a balada Promises, Promises reitera a opção do Incubus por desacelerar os beats de seu som. Fãs antigos talvez possam estranhar a vibe do sucessor de Light Grenades (2005) por conta de baladas como Friends and Lovers, mas o sexto trabalho de estúdio do Incubus tem méritos. As letras são boas - com destaque para os versos politizados de Thieves - e o vocalista Brandon Boyd está cantando como nunca. O polimento instrumental do álbum também salta aos ouvidos, efeito da convocação de Brendan O' Brien para pilotar as onze músicas. Basta ouvir o irresistível fraseado da guitarra de Mike Einziger em Switchblade, (grande) faixa agitada que constrata com a calmaria de temas menos inspirados como Defiance e com a atmosfera limpa do próprio disco. Enfim, o CD não traz mais do mesmo. O Incubus alterou sua fórmula sem perda da qualidade.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Adolescents é a penúltima música do sétimo álbum do Incubus, If Not Now, When?, lançado no Brasil neste mês de agosto de 2011 via Sony Music. Mas Adolescents foi eleita o primeiro single do álbum. Talvez por ser uma das músicas que mais identifiquem o rock alternatico do grupo norte-americano no disco que menos se parece com o Incubus dentro de a obra fonográfica da banda. Produzido por Brendan O' Brien, o grupo retorna após cinco anos com um álbum mais lento - opção perceptível já na primeira faixa, If Not Now, When?, a ótima música que dá nome ao CD. A melodia é de beleza exuberante. Na sequência, a balada Promises, Promises reitera a opção do Incubus por desacelerar os beats de seu som. Fãs antigos talvez possam estranhar a vibe do sucessor de Light Grenades (2005) por conta de baladas como Friends and Lovers, mas o sexto trabalho de estúdio do Incubus tem méritos. As letras são boas - com destaque para os versos politizados de Thieves - e o vocalista Brandon Boyd está cantando como nunca. O polimento instrumental do álbum também salta aos ouvidos, efeito da convocação de Brendan O' Brien para pilotar as onze músicas. Basta ouvir o irresistível fraseado da guitarra de Mike Einziger em Switchblade, (grande) faixa agitada que constrata com a calmaria de temas menos inspirados como Defiance e com a atmosfera limpa do próprio disco. Enfim, o CD não traz mais do mesmo. O Incubus alterou sua fórmula sem perda da qualidade.

Dango Costa disse...

No início eu estranhei, mas ouvindo com mais atenção, achei o CD lindo!

Luca disse...

Também achei lindo! Nem tudo tem que ser fácil à primeira vista