Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sandra Belê revive os pastoris de sua terra natal no CD 'Encarnado Azul'

Cantora paraibana que despontou no mercado fonográfico nordestino com o lançamento de seu primeiro álbum, Nordeste Valente (2005), Sandra Belê volta à cena com seu terceiro disco, Encarnado Azul.  Ao tomar contato com o livro Cancioneiro da Paraíba (1993), a artista teve a ideia de gravar álbum com músicas que evocassem os pastoris, festejos religiosos que, menina, a intérprete via acontecer em sua terra natal, Zabelê, cidade do interior da Paraíba. Sucessor de Se Incomode Não (2009), disco voltado para o romantismo popular do cancioneiro nordestino, Encarnado Azul alinha em dez faixas músicas como A Entrada, Saudação, Mestra, Contra-Mestra e a Diana (destaque do repertório), Senhor José, A Borboleta e Despedida. Ao revirar a memória afetiva e musical de sua infância interiorana, Sandra Belê procurou dar tom contemporâneo aos temas sem desrespeitar a sonoridade tradicional dos pastoris de sua terra.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Cantora paraibana que despontou no mercado fonográfico nordestino com o lançamento de seu primeiro álbum, Nordeste Valente (2005), Sandra Belê volta à cena com seu terceiro disco, Encarnado Azul. Ao tomar contato com o livro Cancioneiro da Paraíba (1993), a artista teve a ideia de gravar álbum com músicas que evocassem os pastoris, festejos religiosos que, menina, a intérprete via acontecer em sua terra natal, Zabelê, cidade do interior da Paraíba. Sucessor de Se Incomode Não (2009), disco voltado para o romantismo popular do cancioneiro nordestino, Encarnado Azul alinha em dez faixas músicas como A Entrada, Saudação, Mestra, Contra-Mestra e a Diana (destaque do repertório), Senhor José, A Borboleta e Despedida. Ao revirar a memória afetiva e musical de sua infância interiorana, Sandra Belê procurou dar tom contemporâneo aos temas sem desrespeitar a sonoridade tradicional dos pastoris de sua terra.

Luca disse...

Onde se acha esse disco?

André Luís disse...

Esse eu ainda não ouvi, mas já falei com a própria Sandra Belê no Facebook, em breve vou conseguir o meu! rsrs
O "Nordeste Valente" (2005) e o "Se Incomode Não" (2009) são discos ótimos. Dá-lhe Sandra!

Fábio Passadisco disse...

Belíssimo trabalho de pesquisa sobre o cancioneiro dos pastoris religiosos do Nordeste... Vem se juntar ao antológico "Pastoril" de Dinara Pessoa (já esgotado).

A outra vertente é o Pastoril Profano, que fez sucesso nos anos 80 no Nordeste na voz do Velho Faceta (que foi sampleado por Chico Science & Nação Zumbi no Cd "Da lama ao caos").

Recentemente foi lançado o álbum duplo "Antologia do Pastoril Profano de Pernambuco", que contou com as participações de Silvério Pessoa, Isaar, Alessandra Leão, Josildo Sá...

Fábio Passadisco disse...

Luca... Esse Cd você encontra na Passa Disco (Recife); nosso e-mail é: contato@passadisco.com.br

(Espero que Mauro autorize esse "comercial").

Zeferino disse...

Sandra Belê é incrível!! Principalmente quando está no palco. Tem sido uma excelente representante da musicalidade nordestina ao cantar cocos, baiões, maracatu, forró, xote, frevos, marchas e, muitas vezes, tudo isto num pacote só.

André Luís disse...

Mauro, gostaria de ver mais artistas da boa Música que se faz aqui no Nordeste, pois ao contrário do que Aviões, Calcinhas e Garotas "pregam", temos inúmeros grandes nomes que "seguram a onda" muito bem, não somente a bandeira do Forró de Gonzagão, Jackson e cia., mas seus subgêneros também. Vide Sandra Belê, por exemplo.

Aproveitando o tema (Música Nordestina), permita-me indicar-lhe um artista (se é que já não o conheces). Trata-se do cantor e compositor alagoano Eliezer Setton. Tenho todos os CDs dele e te digo: ele tem muita qualidade! Desde suas maravilhosas, criativas e ricas composições até o instrumental (inclusive qualidade da gravação), interpretação e "bagagem". Enquanto não sai o site dele, na Wikipédia tem muita informação sobre o Setton.

Por exemplo, ele acabou de lançar um ótimo CD de forró chamado "O Quelso", além do seu aclamado CD "Brasil - Hinos à Paisana" do ano passado (ou retrasado). Bem, é isso. Se surgir interesse, acho que vale muito a pena dar atenção ao Eliezer.

ABRAÇO!

GnER disse...

Mauro só queria destacar o projeto gráfico com trabalho do artista plástico Flaw Mendes.

O cara é muito bom!

;)

Unknown disse...

Mauro, como faço para adquirir um cd desse? Estou precisando com urgência, para apresentação cultural, e não estou conseguindo em nenhum site encontrar cd´s de opastoril. Este cd tem tudo que estou precisando.

Unknown disse...

Belíssimo trabalho. A cantora está de parabéns por resgatar esse tipo de música, que está sumindo. Não vamos deixar a cultura nordestina acabar!