Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Eddie Vedder lança segundo disco solo, 'Ukulele Songs', longe do grunge

Em seu segundo álbum solo, Ukulele Songs, nas lojas do exterior a partir desta segunda-feira, 30 de maio de 2011, Eddie Vedder troca as guitarras do grunge por esse violão luso-havaiano de quatro cordas que se parece com um cavaquinho e que figura no título do disco. Editado via Monkeywrench Records, selo aberto pelo grupo Pearl Jam, Ukulele Songs enfileira covers - como Sleepless Night, tema do repertório dos Everly Brothers, gravado por Vedder com a adesão de Glen Hansard, vocalista da banda irlandesa The Frames -  que o intérprete já vinha fazendo ao longo dos últimos anos. Tema de 1926, Tonight You Belong to me ganhou a voz de Cat Power. Canção de 1931, mais conhecida na voz de Mama Cass Elliot (1941 - 1974), Dream a little dream of me também integra o repertório do sucessor de Into the Wild (2007). De tom íntimo e pessoal, a ponto de trazer faixa-vinheta (Hey Fahkah) que expõe risos e acordes desconexos em poucos segundos, Ukulele Songs traz também no repertório música gravada pelo Pearl Jam em 2002, Can't Keep. O primeiro single, Longing to Belong, foi lançado em março. "Meu lema é menos cordas e mais melodias", resumiu Vedder em recente entrevista. Eis as 16 faixas do álbum que vem ao mundo 20 anos após a estreia fonográfica do Pearl Jam:

1. Can't Keep
2. Sleeping by Myself
3. Without You
4. More Than You Know
5. Goodbye
6. Broken Heart
7. Satellite
8. Longing to Belong
9. Hey Fahkah
10. You're True
11. Light Today
12. Sleepless Nights - com Glen Hansard
13. Once in Awhile
14. Waving Palms
15. Tonight You Belong to me - com Cat Power
16. Dream a Little Dream

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em seu segundo álbum solo, Ukulele Songs, nas lojas do exterior a partir desta segunda-feira, 30 de maio de 2011, Eddie Vedder troca as guitarras do grunge por esse violão havaiano de quatro cordas que soa como um cavaquinho e que figura no título do disco. Editado via Monkeywrench Records, selo aberto pelo grupo Pearl Jam, Ukulele Songs enfileira covers - como Sleepless Night, tema do repertório dos Everly Brothers, gravado por Vedder com a adesão de Glen Hansard, vocalista da banda irlandesa The Frames - que o intérprete já vinha fazendo ao longo dos últimos anos. Tema de 1926, Tonight You Belong to me ganhou a voz de Cat Power. Canção de 1931, mais conhecida na voz de Mama Cass Elliot (1941 - 1974), Dream a little dream of me também integra o repertório do sucessor de Into the Wild (2007). De tom íntimo e pessoal, a ponto de trazer faixa-vinheta (Hey Fahkah) que expõe risos e acordes desconexos em poucos segundos, Ukulele Songs traz também no repertório música gravada pelo Pearl Jam em 2002, Can't Keep. O primeiro single, Longing to Belong, foi lançado em março. "Meu lema é menos cordas e mais melodias", resumiu Vedder em recente entrevista. Eis as 16 faixas do álbum que vem ao mundo 20 anos após a estreia fonográfica do Pearl Jam:

1. Can't Keep
2. Sleeping by Myself
3. Without You
4. More Than You Know
5. Goodbye
6. Broken Heart
7. Satellite
8. Longing to Belong
9. Hey Fahkah
10. You're True
11. Light Today
12. Sleepless Nights - com Glen Hansard
13. Once in Awhile
14. Waving Palms
15. Tonight You Belong to me - com Cat Power
16. Dream a Little Dream

GM disse...

Oi Mauro, ukulele não soa como cavaquinho: ukulele na realidade não é um instrumento original havaiano, mas foi levado pelos portugueses de Madeira às ilhas do Havaí.

André Luís disse...

Eddie, quem te viu, quem te vê...! Do Grunge ao ukulelê!