Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 26 de maio de 2011

DVD 'Irish Tour 74' volta remasterizado com show explosivo de Gallagher

Resenha de DVD
Título: Irish Tour '74
Artista: Rory Gallagher
Gravadora: ST2
Cotação: * * * *

Em 1974, a Irlanda passava por período de forte turbulência por causa de agitações políticas quando um de seus filhos mais ilustres, Rory Gallagher (1948 - 1995), fez show explosivo na sua terra natal - pisada na ocasião por poucos artistas. Gravada ao vivo para exibição na TV, sob direção do cineasta Tony Palmer, a apresentação do cantor e guitarrista de blues-rock já vem sendo editada em DVD desde 1998. Mas retornou ao mercado em 2010 em edição remasterizada e turbinada com bons extras. É esta edição do DVD Irish Tour '74 que a gravadora ST2 está lançando no Brasil neste mês de maio de 2011. Com o habitual vigor, o guitarrista tocou blues na sua Stratocaster com alma e pegada roqueira. Temas com A Million Miles Away e Tattoo 'd Lady reiteram a força da guitarra de Gallagher naquele show de significado musical e político em que o guitarrista subiu ao palco com o baixista Gerry McAvoy, o baterista Rod de'Ath e o tecladista Lou Martin - músicos com quem tocou regularmente nos anos 70. Nos extras, Irish Tour '74 exibe imagens da turnê feita por Gallagher na Irlanda em 1972 - com direito a números musicais - e o minidocumentário In your Town, focado na turnê de Gallagher pelo Japão em 1974. Com áudio DTS, o DVD flagra um guitarrista virtuoso em ação. Em cena, Rory Gallagher não fazia pose ou firulas. Apenas tocava com uma energia e uma alma que o credeciam a figurar na lista dos melhores guitarristas de todos os tempos. A edição remasterizada de Irish Tour '74  faz justiça a músico que sempre tratou bem a música.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1974, a Irlanda passava por período de forte turbulência por causa de agitações políticas quando um de seus filhos mais ilustres, Rory Gallagher (1948 - 1995), fez show explosivo na sua terra natal - pisada na ocasião por poucos artistas. Gravada ao vivo para exibição na TV, sob direção do cineasta Tony Palmer, a apresentação do cantor e guitarrista de blues-rock já vem sendo editada em DVD desde 1998. Mas retornou ao mercado em 2010 em edição remasterizada e turbinada com bons extras. É esta edição do DVD Irish Tour '74 que a gravadora ST2 está lançando no Brasil neste mês de maio de 2011. Com o habitual vigor, o guitarrista tocou blues na sua Stratocaster com alma e pegada roqueira. Temas com A Million Miles Away e Tattoo 'd Lady reiteram a força da guitarra de Gallagher naquele show de significado musical e político em que o guitarrista subiu ao palco com o baixista Gerry McAvoy, o baterista Rod de'Ath e o tecladista Lou Martin - músicos com quem tocou regularmente nos anos 70. Nos extras, Irish Tour '74 exibe imagens da turnê feita por Gallagher na Irlanda em 1972 - com direito a números musicais - e o minidocumentário In your Town, focado na turnê de Gallagher pelo Japão em 1974. Com áudio DTS, o DVD flagra um guitarrista virtuoso em ação. Em cena, Rory Gallagher não fazia pose ou firulas. Apenas tocava com uma energia e uma alma que o credeciam a figurar na lista dos melhores guitarristas de todos os tempos. A edição remasterizada de Irish Tour '74 faz justiça a músico que sempre tratou bem a música.

Luca disse...

Rory era músico de verdade, tocava mesmo, não fazia pose pras cameras da mtv

djVareja disse...

Registro histórico de um dos melhores guitarristas do rock/blues. Tenho o DVD e já baixei e gravei (em um BD de dupla camada) o blu-ray.