Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Coletânea da Putumayo expõe sem clichês alcance global da bossa nova

Recém-lançada no Brasil pela MCD, empresa que tem licença para editar no mercado nacional o refinado catálogo do selo Putumayo, a coletânea Bossa Nova Around the World expõe em 12 gravações o alcance global da música inventada por João Gilberto em 1959. Feita sem clichês, a seleção inclui fonogramas como Esperança de Mar Azul, gravação de 2009 em que os cantores Nancy Vieira e Tito Paris - estrelas em Cabo Verde - evocam tanto o balanço da bossa quanto a levada da coladeira, ritmo do país africano. Outros destaques são Tout Seul - faixa do primeiro álbum do cantor francês Didier Sustrac, Zanzibar (1993) - e uma versão em norueguês de Corcovado (Antonio Carlos Jobim), intitulada Vakker Natt e interpretada pela cantora de jazz Hilde Hefte. A faixa faz parte do álbum Hilde Bossa Hefte (2003), dedicado inteiramente pela artista da Noruega ao cancioneiro bossa-novista. Já o cantor Pierre Aderne - nascido na França, mas criado no Brasil - defende Vida de Estrela, parceria com Edu Krieger de seu álbum Água Doce (2010). O encarte traz breves textos sobre os artistas e as gravações.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Recém-lançada no Brasil pela MCD, empresa que tem licença para editar no mercado nacional o refinado catálogo do selo Putumayo, a coletânea Bossa Nova Around the World expõe em 12 gravações o alcance global da música inventada por João Gilberto em 1959. Feita sem clichês, a seleção inclui fonogramas como Esperança de Mar Azul, gravação de 2009 em que os cantores Nancy Vieira e Tito Paris - estrelas em Cabo Verde - evocam tanto o balanço da bossa quanto a levada da coladeira, ritmo do país africano. Outros destaques são Tout Seul - faixa do primeiro álbum do cantor francês Didier Sustrac, Zanzibar (1993) - e uma versão em norueguês de Corcovado (Antonio Carlos Jobim), intitulada Vakker Natt e interpretada pela cantora de jazz Hilde Hefte. A faixa faz parte do álbum Hilde Bossa Hefte (2003), inteiramente dedicado pela intérprete da Noruega ao cancioneiro bossa-novista. Já o cantor e compositor Pierre Aderne - nascido na França, mas criado no Brasil - defende Vida de Estrela, música de seu recente álbum Água Doce (2010). O encarte traz breves textos sobre os artistas.