Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 15 de maio de 2011

Chega ao Brasil coletânea em que Putumayo apresenta sons da Espanha

Lançada em outubro de 2009 no exterior, a coletânea Putumayo Presents España chega ao Brasil neste mês de maio de 2011 em edição da MCD (gravadora que edita atualmente os discos do selo Putumayo no mercado nacional). A ideia é montar breve panorama da música contemporânea da Espanha através de onze bons fonogramas de artistas de diversos estilos. Caprichada, a edição brasileira da compilação apresenta textos em português sobre cada um dos artistas ou grupos incluídos no disco. Caso de Peret, conhecido na Espanha como "o Elvis da rumba catalã". Pioneiro na fusão do flamenco com o rock, Peret está representado na coletânea com Para Poder Olvidarla, fonograma de seu álbum Que Levante El Dedo (2007). Na sequência, Putumayo Presents España traz Remedios, gravação da banda Gertrudis, hábil na mistura da rumba com reggae, funk, pop e a cumbia colombiana. Já Como El Viento é música de DePedro - projeto que une o cantor e violonista espanhol Jairo Zavala ao grupo mexicano de rock Calexico - enquanto Lunita é gravação de Calima, grupo que toca rumba flamenca com toques de jazz e soul. Em tom mais regional, Biella Nuei representa no disco o Pasapeanas, grupo especializado na música tradicional de Aragon, região do norte da Espanha.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Lançada em outubro de 2009 no exterior, a coletânea Putumayo Presents España chega ao Brasil neste mês de maio de 2011 em edição da MCD (gravadora que edita atualmente os discos do selo Putumayo no mercado nacional). A ideia é montar breve panorama da música contemporânea da Espanha através de onze bons fonogramas de artistas de diversos estilos. Caprichada, a edição brasileira da compilação apresenta textos em português sobre cada um dos artistas ou grupos incluídos no disco. Caso de Peret, conhecido na Espanha como "o Elvis da rumba catalã". Pioneiro na fusão do flamenco com o rock, Peret está representado na coletânea com Para Poder Olvidarla, fonograma de seu álbum Que Levante El Dedo (2007). Na sequência, Putumayo Presents España traz Remedios, gravação da banda Gertrudis, hábil na mistura da rumba com reggae, funk, pop e a cumbia colombiana. Já Como El Viento é música de DePedro - projeto que une o cantor e violonista espanhol Jairo Zavala ao grupo mexicano de rock Calexico - enquanto Lunita é gravação de Calima, grupo que toca rumba flamenca com toques de jazz e soul. Em tom mais regional, Biella Nuei representa no disco o Pasapeanas, grupo especializado na música tradicional de Aragon, região do norte da Espanha.

André Luís disse...

Quem dera todos os maravilhosos títulos da Putumayo (centenas!) chegassem devidamente ao Brasil (e a um preço bom! rsrs). Eu compraria vários (conforme o dinheiro deixasse)!

Mauro, você sabe quantos títulos a MCD já trouxe pra cá?? Todas as edições têm os textos em português no encarte?
ABRAÇO!