Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 15 de maio de 2011

Beastie Boys abrem jocosos o verbo em 'Hot Sauce II' como nos anos 90

Resenha de CD
Título: Hot Sauce Committee Part Two
Artista: Beastie Boys
Gravadora: Capitol Records / EMI Music
Cotação: * * * *

Em 1979, quando os Beastie Boys vieram ao mundo em Nova York (EUA) com nome jocoso que aludia ao grupo de surf music Beach Boys, o universo do hip hop ainda estava em construção no mercado fonográfico. Passados 32 anos, há numerosos rappers em cena e em discos, sendo alguns totalmente irrelevantes. E os Beastie Boys, sempre jocosos, não perdem a piada em Too Many Rappers, faixa de seu ótimo oitavo álbum de estúdio, Hot Sauce Committee Part Two, lançado nos Estados Unidos neste mês de maio de 2011. Too Many Rappers conta com a adesão de Nas e é destaque em álbum em que o trio volta a soltar o verbo quatro anos após o álbum instrumental The Mix-Up (2007). Hot Sauce Committee Part Two evoca os velhos e bons tempos de Mike D, MCA e Ad-Rock - mais precisamente os anos 90. Abortada em 2009, quando MCA foi diagnosticado com câncer, a primeira parte de Hot Sauce Committee ainda vai ser lançada, de acordo com o grupo, mas o fato é que a segunda é muito boa. O trio incorpora batidas e efeitos mais contemporâneos sem deixar de soar fiel à velha escola do hip hop e de evocar álbuns que encorparam  a discografia da banda na década de 90 como Check Your Head (1992) e Hello Nasty (1998). A festiva Make Some Noise abre o álbum com o tom vibrante da maioria das faixas. Entre mergulhos na praia do reggae (Don't Play No Game That I Can't Win, com a participação da cantora dos EUA Santigold), do dub (Multilateral Nuclear Dissarment) e do hard rock (Lee Majors Come Again, com título que se refere ao ator que nos anos 70 protagonizava a série de TV O Homem de Seis Milhões de Dólares), os Beastie Boys soam robóticos em Ok e não camuflam a alta dose de eletrônica que molda temas como Tadlock's GlassesNonstop Disco Powerback e Long Burn the Fire. Acima de rótulos, há vigor e energia do início ao fim deste Hot Sauce Committee Part Two. Que venha logo a Part One!

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1979, quando os Beastie Boys vieram ao mundo em Nova York (EUA) com nome jocoso que aludia ao grupo de surf music Beach Boys, o universo do hip hop ainda estava em construção no mercado fonográfico. Passados 32 anos, há muitos rappers em cena e em discos, sendo alguns totalmente irrelevantes. E os Beastie Boys, sempre jocosos, não perdem a piada em Too Many Rappers, faixa de seu ótimo oitavo álbum de estúdio, Hot Sauce Committee Part Two, lançado nos Estados Unidos neste mês de maio de 2011. Too Many Rappers conta com a adesão de Nas e é destaque em álbum em que o trio volta a soltar o verbo quatro anos após o álbum instrumental The Mix-Up (2007). Hot Sauce Committee Part Two evoca os velhos e bons tempos de Mike D, MCA e Ad-Rock - mais precisamente os anos 90. Abortada em 2009, quando MCA foi diagnosticado com câncer, a primeira parte de Hot Sauce Committee ainda vai ser lançada, de acordo com o grupo, mas o fato é que a segunda é muito boa. O trio incorpora batidas e efeitos mais contemporâneos sem deixar de soar fiel à velha escola do hip hop e de evocar álbuns que encorparam a discografia da banda na década de 90 como Check Your Head (1992) e Hello Nasty (1998). A festiva Make Some Noise abre o álbum com o tom vibrante da maioria das faixas. Entre mergulhos na praia do reggae (Don't Play No Game That I Can't Win, com a participação da cantora dos EUA Santigold), do dub (Multilateral Nuclear Dissarment) e do hard rock (Lee Majors Come Again, com título que se refere ao ator que nos anos 70 protagonizava a série de TV O Homem de Seis Milhões de Dólares), os Beastie Boys soam robóticos em Ok e não camuflam a alta dose de eletrônica que molda temas como Tadlock's Glasses, Nonstop Disco Powerback e Long Burn the Fire. Acima de rótulos, há vigor e energia do início ao fim deste Hot Sauce Committee Part Two. Que venha logo a Part One!

André Luís disse...

Mauro, permita-me aproveitar o espaço desse post sobre os Beastie Boys pra lhe falar sobre algumas novidades, uns artistas que andei baixando. Alguns eu conhecia pouco, outros nunca tinha ouvido falar (nem cantar). Segue abaixo:

> La Roux - La Roux (2009)
Synthpop "modernoso" com cheiro oitentista.

> The Cars - Move Like This (2011)
Primeiro álbum de inéditas do grupo após 24 anos!

> The Decemberists - The King Is Dead (2011)
Essa banda eu não conhecia, mas tô ouvindo seu mais recente álbum.

> Jehro - Cantina Paradise (2011)
Cantor e compositor francês, mas que canta em inglês e espanhol. Uma certa mistura de estilos. As influências dele são diversas, e o som que ele faz é maravilhoso! Sou fanzaço apaixonado desde seu estupendo primeiro álbum "Jehro" de 2006. Vale a pena conferir! Seu novo álbum acabou de sair do forno!