Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 23 de abril de 2011

Já sem Marcelo Nova, Camisa de Vênus lança 'Mais Vivo do que Nunca'

Já sem a presença de seu mentor Marcelo Nova, substituído no posto de vocalista em janeiro de 2010 por Eduardo Scott, a banda Camisa de Vênus se prepara para lançar o CD Mais Vivo do que Nunca. O disco foi gravado pelo grupo - visto em foto de Osmar Gama - em show feito em 2010. Três músicos da formação original da banda - Rogério Santana (baixo), Karl Hummel (guitarra base) e Gustavo Mullen (guitarra solo) - permanecem no Camisa de Vênus com Scott.

11 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Já sem a presença de seu mentor Marcelo Nova, substituído no posto de vocalista em janeiro de 2010 por Eduardo Scott, a banda Camisa de Vênus se prepara para lançar o CD Mais Vivo do que Nunca. O disco foi gravado pelo grupo - visto em foto de Osmar Gama - em show feito em 2010. Três músicos da formação original da banda - Rogério Santana (baixo), Karl Hummel (guitarra base) e Gustavo Mullen (guitarra solo) - permanecem no Camisa de Vênus com Scott.

Anônimo disse...

O Camisa foi uma banda de segunda divisão. A carreira do Marcelo Nova solo é bem melhor.
O Galope do Tempo seu último disco é rock de gente grande.

PS: Camisa de Vênus sem Marceleza é furada. Cuidado. rsrsrs

Márcio disse...

Camisa de Vênus banda da segunda divisão? Só perguntando, como em Salvador: aonde (rs)? Viajou geral, meu caro Zé Henrique, já que o Camisa teve o mérito inquestionável, mas não único, de fazer um rock bem humorado, com críticas sarcásticas a tudo e a todos. Desconheço outro grupo brasileiro que tenha feito o mesmo. Justamente por se arvorar a fazer "rock de gente grande", foi que a geração anos 80 do rock brasileiro frequentemente se perdeu em cabecismos, Renato Russo à frente. E quem veio depois também constantemente pecou por se levar muito a sério. Fazer rock com humor não datado é mérito raro, e o Camisa lidera soberano nesse quesito no Brasil. Marcelo Nova optou por outro tipo de música em sua carreira solo, o que é direito dele. Mas o Camisa, mesmo com outro vocalista, continua diversão inteligente e garantida. Saudações!

Anônimo disse...

Márcio, foi da Bahia pra vc é bom. Vc tá pior que Caetano, chapa!
Renato Russo fez rock de gente grande - aonde???
O cara era sinônimo de rock adolescente!
O humor do Camisa é completamente datado, cara.
O Camisa vai bem numa dessas festas PLOC.

Abraço, baiano bairrista. Foi mau a redundância. :>

Márcio disse...

Sem stress, Mangue boy! A Bahia, como Pernambuco e outros estados, tem música boa e música ruim. Mas para mim, o Camisa de Vênus entra fácil no primeiro grupo.

A pretensão é mal que assola boa parte das bandas brasileiras. Muitas vezes elas deixam de fazer o simples e eficiente, que dominam, para tentar, normalmente sem sucesso, projetos arrojados. Veja que, na mensagem anterior, grafei "se arvorar a fazer rock de gente grande", o que é bem diferente de conseguir o feito. Fazer música boa com humor é, repito, virtude rara. Você diz que o Camisa de Vênus é humor datado. Quem não seria. Blitz? Leo Jaime? Algo mais puxado para o regional, como o Mestre Ambrósio? Não creio. Fiquei também curioso: quem entraria em sua definiçaõ de "rock de gente grande"? Marcelo Nova, figura de grande perspicácia, entrou, já faz tempo, numas de emular alguns roqueiros dos anos 60 e 70. Mas ele não é nem Eric Burdon nem Johny Cash. Melhor seria ter ficado no Camisa. Saudações!

Anônimo disse...

Não houve stress, chicleteiro.
Música é só prazer e opiniões sobre o seu universo ou eu respeito ou acho graça.
Por falar nisso, Mestre Ambrósio banda de humor? AONDE?!?
Cara, puxei pela memória e não me lembrei de nenhuma banda que tenha usado humor(piadista) e não seja datada.
- Blitz e Léo Jaime levei como brincadeira de sua parte -
Humor é um lance do momento - que nem caldo de cana - se colocado em conserva pra se consumir sempre a mesma piada, perde-se o gosto.
Humor em música só não mofa se for inteligente/sarcástico/instigante - como Lennon algumas vezes fez - não piadinhas machistas - Sylvia do Camisa.
Falando nos Beatles, já pensou se eles se contentassem em fazer só aquele rockinho simples dos primeiros discos? Pensou direitinho no que nós perderíamos?
Se nem todos conseguem, problema deles, ora.

Abraço

Márcio disse...

Fala, caranguejo man! Mestre Ambrósio não era, naturalmente, uma banda de humor, mas incorporou esse elemento em músicas de todos os seus discos - basta ir lá e ouvir. Infelizmente Siba abandonou essa vertente ao partir para a carreira solo, que nunca chegou a me entusiasmar. Acho politicamente correto demais reduzir "Sílvia" a uma piadinha machista. Dou risada com ela até hoje. Quanto ao exemplo dos Beatles, que também curto muito, convém não esquecer que eles tinham o privilégio de contar com o gênio de Paul McCartney e John Lennon. Quantas outras bandas contaram com caras desse nível? Além disso, o grupo durou o tempo exato para não começar a produzir bobagens. Já o imaginou na ativa até os dias de hoje? Prossigamos concordando e discordando civilizadamente. Saudações!

Renato Nunes disse...

Camisa de Vênus sem Marcelo Nova é o mesmo que caipirinha sem limão.

Fernanda Popsonic disse...

Zé Henrique, o Duplo Sentido é rock de gente grande.

Fernando Canal disse...

Vocês conseguem imaginar o Paralamas do Sucesso sem Herbert Vianna? Engenheiros do Hawaii sem o Humberto? Legião Urbana sem Renato Russo? Simplesmente tem bandas que se criaram pela imagem de seus homens de frente e não há mais como desconectar. Com todo respeito aos membros fundadores do Camisa, mas era hora de criar outro nome, seguir uma nova onda. Esta formação fica nada mais do que um Camisa de Vênus falsificado.

levi leal disse...

Pessoal, vamos ouvir o disco e/ou assistir o show. Depois, opinemos. Ninguém é insubstituível, pode até ser difícil conseguir um substituto igual ou melhor ao substituído, mas, se não houver desistência, tal feito pode acontecer. Vide: Coverdale x Ian Gilan (Deep Purple), Bruce Dinkson x Paul Diano (Iron), Sammy Hagar x David Lee Roth (Van Halen), Dio x Ozzy (Black Sabbath) etc.