Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Após CD com Plant, Krauss se une ao Union Station em 'Paper Airplane'

Quatro anos após o lançamento de Raising Sand (2007), álbum gravado com Robert Plant que lhe deu projeção mundial, Alison Krauss volta ao mercado com Paper Airplane, disco assinado pela cantora norte-americana com o grupo de bluegrass Union Station. Nas lojas do exterior a partir desta segunda-feira, 11 de abril de 2011, Paper Airplane alinha entre 12 faixas temas como Dust Bowl Children, Miles to Go, Lay Awake, Sinking Stone e My Opening Farewell.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Quatro anos após o lançamento de Raising Sand (2007), álbum gravado com Robert Plant que lhe deu projeção mundial, Alison Krauss volta ao mercado com Paper Airplane, disco assinado pela cantora norte-americana com o grupo de bluegrass Union Station. Nas lojas do exterior a partir desta segunda-feira, 11 de abril de 2011, Paper Airplane alinha entre 12 faixas temas como Dust Bowl Children, Miles to Go, Lay Awake, Sinking Stone e My Opening Farewell.

Unknown disse...

Eu amo bluegrass e acompanho a carreira da Alison já há alguns anos.
O disco é excelente.
Venho escutando este novo trabalho dela já há mais de um mês (as faixas vazaram e estão disponíveis pra download no Torrent desde março). Senti muita falta dela tocando um pouco de viola clássica e de uma faixa instrumental composta pelo Jerry Douglas (como “Choctaw Hayride” e “Unionhouse Branch”, presentes nos dois últimos álbuns de estúdio com o Union Station). A música que intitula o álbum é realmente uma pérola do Robert Lee Castleman e a ótima versão de“Lay My Burden Down” se iguala com a presente na trilha sonora do filme “Get Low”. Os vocais do Dan Tyminski estão realmente surpreendentes (como um bom vinho, que vai envelhecendo e melhorando). Eu destaco também a faixa “Miles to Go” (escutá-la com os olhos fechados sempre me transporta pra um lugar maravilhoso).
Acredito que, por pouquíssimo, o “Paper Airplane” não supera o último album de estúdio dela com o Union Station (o "Lonely Runs Both Ways"), apesar de ser notável como ela continua se aperfeiçoando como cantora e violinista a cada novo CD (está cantando ainda melhor neste novo disco com graves muito marcantes e vibratos perfeiros).
E as vendas estão ótimas (já alcançou a terceira posição na Billboard esta semana).
Agora é aguardar como será a repercussão no Grammy. Com 26 prêmios grammy, ela já tem o título de mulher com mais grammys (está em terceiro lugar no ranking geral). Creio que a ausência do Gary Paczosa (produtor musical mestre da engenharia acústica - folk/bluegrass) pesará um pouco na avaliação dos membros da academia. Falando nele, vale indicar o brilhante trabalho dele na produção do último álbum dos Infamous Stringdusters,“Things That Fly” (prato cheio pros amantes do bluegrass).
Este canal do Youtube disponibilizou o especial da Alison no Wallmart-Earth Month: http://www.youtube.com/user/goldinthemorningsun
Abraços!
Leo.
OBS: A versão deluxe do album acrescenta 3 faixas bonus (2 delas tem como co-autor o Viktor Krauss, irmão da Alison).