Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 14 de dezembro de 2013

Sai no Brasil CD em que InventaRio traduz a obra de Ivan para o italiano

Lançado na Itália no primeiro semestre de 2012, em edição do selo Blue Note, o CD InventaRio encontra Ivan Lins chega ao mercado brasileiro no fim deste ano de 2013 pela gravadora Biscoito Fino. Grupo formado pelos músicos italianos Ferruccio Spinetti (baixo), Francesco Petreni (bateria e percussão) e Giovanni Ceccarelli (piano e teclados) com o brasileiro Dadi Carvalho, o InventaRio verte para o italiano o cancioneiro do cantor e compositor carioca Ivan Lins. A ponte com Ivan - que avalizou o projeto e aceitou participar do disco como cantor - foi feita pelo radialista italiano Max De Tomassi, autor das versões em italiano e parceiro do compositor na música que abre o álbum, Imprevedibile, na voz de Ivan. Nessa ponte Rio-Itália, na qual o disco foi gravado entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, Ivan recebeu Chico Buarque para dueto em Con me, versão em italiano do samba Sou eu (2009), segunda parceria dos compositores cariocas. Com mix de elementos da música brasileira e da canção napolitana, o CD InventaRio encontra Ivan Lins foi gravado com intervenções das cantoras brasileiras Maria Gadú - convidada de Camaleonte, versão em italiano de Camaleão (Ivan Lins, Vítor Martins e Aldir Blanc, 2005) - e Vanessa da Mata, que participa de Nascere di nuovo, versão de Começar de novo (Ivan Lins e Vítor Martins, 1979). Por ironia, a cantora e compositora italiana Chiara Civello é a solista da única faixa cantada em inglês, Maybe one day, maybe in vain, versão (escrita pela própria Chiara) de Lembra de mim (Ivan Lins e Vitor Martins, 1995).

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Lançado na Itália no primeiro semestre de 2012, em edição do selo Blue Note, o CD InventaRio encontra Ivan Lins chega ao mercado brasileiro no fim deste ano de 2013 pela gravadora Biscoito Fino. Grupo formado pelos músicos italianos Ferruccio Spinetti (baixo), Francesco Petreni (bateria e percussão) e Giovanni Ceccarelli (piano e teclados) com o brasileiro Dadi Carvalho, o InventaRio verte para o italiano o cancioneiro do cantor e compositor carioca Ivan Lins. A ponte com Ivan - que avalizou o projeto e aceitou participar do disco como cantor - foi feita pelo radialista italiano Max De Tomassi, autor das versões em italiano e parceiro do compositor na música que abre o álbum, Imprevedibile, na voz de Ivan. Nessa ponte Rio-Itália, na qual o disco foi gravado entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, Ivan recebeu Chico Buarque para dueto em Con me, versão em italiano do samba Sou eu (2009), segunda parceria dos compositores cariocas. Com mix de elementos da música brasileira e da canção napolitana, o CD InventaRio encontra Ivan Lins foi gravado com intervenções das cantoras brasileiras Maria Gadú - convidada de Camaleonte, versão em italiano de Camaleão (Ivan Lins, Vítor Martins e Aldir Blanc, 2005) - e Vanessa da Mata, que participa de Nascere di nuovo, versão de Começar de novo (Ivan Lins e Vítor Martins, 1979). Por ironia, a cantora e compositora italiana Chiara Civello é a solista da única faixa cantada em inglês, Maybe one day, maybe in vain, versão (escrita pela própria Chiara) de Lembra de mim (Ivan Lins e Vitor Martins, 1995).