Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Grammy 2014, que pode consagrar o duo Daft Punk, foi injusto com West

Por mais que seja egocêntrico, o rapper norte-americano Kanye West está certo quando reclama publicamente do fato de o seu sexto (excelente) álbum solo, Yeezus, não figurar entre os cinco indicados da categoria Álbum do ano na 56ª edição do Grammy Awards. Como West argumenta com razão, Yeezus vem figurando em várias listas de melhores discos de 2013 e não merecia ter recebido somente duas indicações em categorias dedicadas ao rap (Álbum de rap e Melhor rap, por conta da faixa New slaves). Sua ausência nas categorias realmente importantes é injusta. Até porque o Grammy indicou Red, o bom (mas jamais excepcional) quarto álbum de estúdio da cantora norte-americana de country Taylor Swift. Tal indicação pode causar indignação fora dos Estados Unidos, mas está em sintonia com o espírito de um prêmio criado pela indústria norte-americana do disco e voltado para os interesses dessa indústria. Nesse sentido, a consagração do duo francês Daft Punk - por seu espetacular e irretocável quarto álbum, Randon access memories - é incerta, embora merecida. A incerteza vem do enquadramento do disco na categoria Eletrônica / dance, habitualmente desvalorizada pelo Grammy em seus prêmios mais relevantes. Ao menos, Randon access memories está indicado a Álbum do ano ao lado de Good kid, M.A.A.D. city (CD do novato Kendrick Lamar, sensação atual do hip hop dos EUA, rapper indicado ao Grammy de Artista revelação), The blessed unrest (quarto álbum da cantora, compositora e pianista norte-americana Sara Bairelles) e The heist (de Macklemore & Ryan Lewis, dupla norte-americana formada pelo rapper Macklemore com o DJ e produtor Ryan Lewis). Qualquer que seja o vencedor da categoria Álbum do ano, as indicações ao 56º Grammy Awards - que vai eleger seus vencedores em cerimônia agendada para 26 de janeiro de 2014 - reiteraram uma apatia do universo pop em 2013, mas também o bom momento comercial e artístico de Bruno Mars (no páreo de Gravação do ano e Canção do ano com Locked out of heaven), Katy Perry (concorrendo ao Grammy de Canção do ano com a irresistível Roar) e Robin Thicke, um concorrente a ser levado a sério na categoria Gravação do ano por conta de Blurred lines, a sedutora música-título de seu sexto álbum de estúdio, provavelmente excluída da categoria Canção do ano por conta de acusações que sustentam que a música plagia tema de Marvin Gaye (1939 - 1984). De qualquer forma, Thicke encontra rival à altura no duo Daft Punk, cujo hit Get lucky - formatado com o toque disco da guitarra de Nile Rodgers - também concorre ao troféu de Gravação do ano. Eis os (principais) indicados à 56ª edição do Grammy Awards:

Álbum do ano:
Good Kid, M.A.A.D. City - Kendrick Lamar
Random Access Memories - Daft Punk
The Blessed Unrest - Sara Bareilles
The Heist - Macklemore & Ryan Lewis
Red - Taylor Swift

Gravação do ano:
Get Lucky - Daft Punk e Pharrell
Radioactive - Imagine Dragons
Royals - Lorde
Locked Out of Heaven - Bruno Mars
Blurred Lines - Robin Thicke, T.I. e Pharrell Williams


Canção do ano:
Just Give me a Reason - P!nk e Nate Ruess
Locked Out of Heaven - Bruno Mars
Roar - Katy Perry
Royals - Lorde
Same Love - Macklemore & Ryan Lewis


Artista revelação:
James Blake
Kendrick Lamar
Macklemore & Ryan Lewis
Kasey Musgraves
Ed Sheeran


Álbum vocal pop
Paradise - Lana Del Rey
Pure Heroine - Lorde
Unorthodox Jukebox - Bruno Mars
Blurred Lines - Robin Thicke
The 20/20 Experience (The Complete Experience) - Justin Timberlake

Álbum country:
Night Train - Jason Aldean
Two Lanes of Freedom - Tim McGraw
Same Trailer Different Park - Kacey Musgraves
Based on a True Story - Blake Shelton
Red - Taylor Swift


Álbum de música eletrônica / dance:
Random Access Memories - Daft Punk
Settle - Disclosure
18 Months - Calvin Harris
Atmosphere - Kaskade
A Color Map of the Sun - Pretty Lights


Álbum de rock:
13 - Black Sabbath
The Next Day - David Bowie
Mechanical Bull - Kings Of Leon
Celebration Day - Led Zeppelin
...Like Clockwork - Queens Of The Stone Age
Psychedelic Pill - Neil Young With Crazy Horse

Álbum de r & b:
R&B Divas - Faith Evans
Girl on Fire - Alicia Keys
Love in the Future - John Legend
Better - Chrisette Michele
Three Kings - TGT


Álbum de rap:
Nothing Was The Same - Drake
Magna Carta...Holy Grail - Jay Z
Good Kid, M.A.A.D City - Kendrick Lamar
The Heist - Macklemore & Ryan Lewis
Yeezus - Kanye West


Álbum urbano contemporâneo:
Love and War - Tamar Braxton
Side Effects of You - Fantasia
One: In the Chamber - Salaam Remi
Unapologetic - Rihanna
New York: a Love Story - Mack Wilds

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Por mais que seja egocêntrico, o rapper norte-americano Kanye West está certo quando reclama publicamente do fato de o seu sexto (excelente) álbum solo, Yeezus, não figurar entre os cinco indicados da categoria Álbum do ano na 56ª edição do Grammy Awards. Como West argumenta com razão, Yeezus vem figurando em várias listas de melhores discos de 2013 e não merecia ter recebido somente duas indicações em categorias dedicadas ao rap (Álbum de rap e Melhor rap, por conta da faixa New slaves). Sua ausência nas categorias realmente importantes é injusta. Até porque o Grammy indicou Red, o bom (mas jamais excepcional) quarto álbum de estúdio da cantora norte-americana de country Taylor Swift. Tal indicação pode causar indignação fora dos Estados Unidos, mas está em sintonia com o espírito de um prêmio criado pela indústria norte-americana do disco e voltado para os interesses dessa indústria. Nesse sentido, a consagração do duo francês Daft Punk - por seu espetacular e irretocável quarto álbum, Randon access memories - é incerta, embora merecida. A incerteza vem do enquadramento do disco na categoria Eletrônica / dance, habitualmente desvalorizada pelo Grammy em seus prêmios mais relevantes. Ao menos, Randon access memories está indicado a Álbum do ano ao lado de Good kid, M.A.A.D. city (CD do novato Kendrick Lamar, sensação atual do hip hop dos EUA, rapper indicado ao Grammy de Artista revelação), The blessed unrest (quarto álbum da cantora, compositora e pianista norte-americana Sara Bairelles) e The heist (de Macklemore & Ryan Lewis, dupla norte-americana formada pelo rapper Macklemore com o DJ e produtor Ryan Lewis). Qualquer que seja o vencedor da categoria Álbum do ano, as indicações ao 56º Grammy Awards - que vai eleger seus vencedores em cerimônia agendada para 26 de janeiro de 2014 - reiteraram uma apatia do universo pop em 2013, mas também o bom momento comercial e artístico de Bruno Mars (no páreo de Gravação do ano e Canção do ano com Locked out of heaven), Katy Perry (concorrendo ao Grammy de Canção do ano com a irresistível Roar) e Robin Thicke, um concorrente a ser levado a sério na categoria Gravação do ano por conta de Blurred lines, a sedutora música-título de seu sexto álbum de estúdio, provavelmente excluída da categoria Canção do ano por conta de acusações que sustentam que a música plagia tema de Marvin Gaye (1939 - 1984). De qualquer forma, Thicke encontra rival à altura no duo Daft Punk, cujo hit Get lucky - formatado com o toque disco da guitarra de Nile Rodgers - também concorre ao troféu de Gravação do ano.

Felipe dos Santos disse...

Kanye West não foi indicado? Taylor Swift foi?

Podem esperar: o rapper vai invadir o palco caso "Red" leve uma estatueta, assim como o fez em um VMA da vida (risos).

Felipe dos Santos Souza

Rener Melo disse...

Acredito que o Bruno Mars mereça Grammys. Torcendo pela Alicia Keys e Michael Bublé também. (=