Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Com Cadu Tenório, Alice Caymmi redesenha 'Soluços', música de Macalé

Na companhia de Cadu Tenório, um dos músicos e produtores mais inventivos da cena indie eletrônica do Rio de Janeiro (RJ), a cantora e compositora carioca Alice Caymmi reitera seu talento e caráter subversor ao redesenhar Soluços, música da lavra do cantor e compositor também carioca Jards Macalé, lançada pelo autor em compacto de 1970. A releitura de Soluços por Alice Caymmi e Cadu Tenório - mentor da banda Sobre a máquina - está sendo lançada nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2013, em single virtual disponibilizado para audição no site Banda Desenhada. Desconstruindo o tema de Macalé sem elininar as tensões que rondam Soluços, o single virtual tem duas gravações arquitetadas por Tenório com as colaborações de Lucas Vasconcellos (nos vocais) e Emygdio (na produção e na masterização). Ao recriar Soluços, música que já havia ganhado grande interpretação de Zezé Motta no disco Negra Melodia (Joia Moderna, 2011), Alice dá voz aos versos de Macalé em clima sombrio, entre ruídos, pausas, interferências e efeitos eletrônicos. Já Soluços (Epílogo) é tema quase instrumental. Ouve-se apenas vocais da cantora eme abordagem noise e ainda mais dark e experimental do tema. O single virtual dá sequência ao trabalho realizado pelo blog Banda Desenhada - editado por Márcio Bulk - em torno da obra da Jards Macalé neste ano de 2013. Em junho, o site lançou o álbum virtual E volto pra curtir, com regravações das músicas do primeiro LP do compositor, Jards Macalé (Philps, 1972), por nomes da cena indie de Rio e SP.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Na companhia de Cadu Tenório, um dos músicos e produtores mais inventivos da cena indie eletrônica do Rio de Janeiro (RJ), a cantora e compositora carioca Alice Caymmi reitera seu talento e caráter antenado ao redesenhar Soluços, música da lavra do cantor e compositor também carioca Jards Macalé, lançada pelo autor em compacto de 1970. A releitura de Soluços por Alice Caymmi e Cadu Tenório - mentor da banda Sobre a máquina - está sendo lançada nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2013, em single virtual disponibilizado para audição no site Banda Desenhada. Desconstruindo o tema de Macalé sem elininar as tensões que rondam Soluços, o single virtual tem duas gravações arquitetadas por Tenório com as colaborações de Lucas Vasconcellos (nos vocais) e Emygdio (na produção e na masterização). Ao recriar Soluços, música que já havia ganhado grande interpretação de Zezé Motta no disco Negra Melodia (Joia Moderna, 2011), Alice dá voz aos versos de Macalé em clima sombrio, entre ruídos, pausas, interferências e efeitos eletrônicos. Já Soluços (Epílogo) é tema quase instrumental. Ouve-se apenas vocais da cantora eme abordagem noise e ainda mais dark e experimental do tema. O single virtual dá sequência ao trabalho realizado pelo blog Banda Desenhada - editado por Márcio Bulk - em torno da obra da Jards Macalé neste ano de 2013. Em junho, o site lançou o álbum virtual E volto pra curtir, com regravações das músicas do primeiro LP do compositor, Jards Macalé (Philps, 1972), por nomes da cena indie de Rio e SP.