Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 16 de setembro de 2012

Já radicada no Rio, Mariene explicita a origem baiana com samba de Gil

Mariene de Castro já está radicada no Rio de Janeiro (RJ) para desenvolver sua carreira, em ascensão sob as bençãos do empresário Afonso Carvalho e da gravadora Universal Music. A inclusão de Eu Vim da Bahia - um dos primeiros sambas de Gilberto Gil, lançado por Gal Costa em compacto de 1965 - no roteiro do show Tabaroinha explicita a origem desta devotada filha de São Salvador, já que os versos de Gil estão em sintonia com a rota artística seguida pela cantora neste ano de 2012. Baseado no segundo álbum de estúdio da artista, o show Tabaroinha voltou ao cartaz neste fim de semana no carioca Teatro Rival - no mesmo palco onde fez sua estreia nacional em 2 de maio de 2012 - para duas apresentações. Além do samba de Gil, o roteiro já abarca também Maria Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1976) - música alocada por Mariene na abertura do show para saudar a chegada ao mundo de sua primeira filha, Maria - e Isto É Bom (Xisto Bahia, 1902), tema do CD Tabaroinha incluído na trilha sonora da nova novela das 18h da Rede Globo, Lado a Lado. Ainda insegura com a letra do lundu, a calorosa cantora que veio da Bahia - vista em foto de Rodrigo Amaral na apresentação de 15 de setembro de 2012 - leu os versos de Xisto ao pôr o lundu em sua roda.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Mariene de Castro já está radicada no Rio de Janeiro (RJ) para desenvolver sua carreira, em ascensão sob as bençãos do empresário Afonso Carvalho e da gravadora Universal Music. A inclusão de Eu Vim da Bahia - um dos primeiros sambas de Gilberto Gil, lançado por Gal Costa em compacto de 1965 - no roteiro do show Tabaroinha explicita a origem desta devotada filha de São Salvador, já que os versos de Gil estão em sintonia com a rota artística seguida pela cantora neste ano de 2012. Baseado no segundo álbum de estúdio da artista, o show Tabaroinha voltou ao cartaz neste fim de semana no carioca Teatro Rival - no mesmo palco onde fez sua estreia nacional em 2 de maio de 2012 - para duas apresentações. Além do samba de Gil, o roteiro já abarca também Maria Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1976) - música alocada por Mariene na abertura do show para saudar a chegada ao mundo de sua primeira filha, Maria - e Isto É Bom (Xisto Bahia, 1902), tema do CD Tabaroinha incluído na trilha sonora da nova novela das 18h da Rede Globo, Lado a Lado. Ainda insegura com a letra do lundu, a calorosa cantora que veio da Bahia - vista em foto de Rodrigo Amaral na apresentação de 15 de setembro de 2012 - leu os versos de Xisto ao pôr o lundu na sua roda.

Marcelo Barbosa disse...

Toda sorte do mundo para Mariene! Que ela trilhe os mesmos caminhos da sua madrinha Beth com coerência, verdade e sobretudo, amor e dedicação ao ritmo.
Que venha o tributo a Clara Nunes!

Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Mauro, por favor, vale MUITO a pena você resenhar sobre o novo cd do Almir Guineto, Cartão de Visita. Belo disco que merece um certo destaque. Até mesmo as deficiências do canto (em alguns trechos) compensam pela beleza do repertório. GRANDE DISCO de samba!!
E você que gostou tanto de Tambor na voz da minha Rainha, vai gostar também dessa nova versão.

Allan Marlango disse...

Mariene é uma cantora e intérprete da nova safra baiana, apesar de não ser tão nova no mercado assim. O show Tabaroinha que vi na sexta, no Rival, parece-me que com o distanciamento dos músicos e do ofício do evento fez com que chegassem um pouco verdes à noite. A voz da cantante ecoa soberana nas músicas, apesar de correr riscos desnecessários para uma reestréia.
No mais, show empolgante e vivo que merecia um outro lugar para a apresentação pois num espaço onde mesas e cadeiras dividem o tempo melódico com pessoas sedentas de samba de qualidade para remexerem as cadeiras.