Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

'Songbook' traz partituras de músicas de Beto Guedes, 'aviador de melodias'

 Cantor e compositor mineiro que alcançou picos de produtividade e popularidade entre a segunda metade da década de  1970 e a primeira da década de 1980, Beto Guedes construiu obra de sólida arquitetura melódica e harmônica. Sócio do Clube da Esquina aberto por Milton Nascimento com Lô Borges, em 1972, Guedes tem esse cancioneiro dissecado no primeiro título da série Songbook, da Neutra Editora. Formatado pelo produtor musical Barral Lima, o livro - vendido através do site oficial da gravadora e produtora mineira Ultra Music - reúne partituras, cifras e letras de 60 composições do autor de O sal da terra (1980) Sol de primavera (1979), parcerias de Guedes com o poeta fluminense Ronaldo Bastos, letrista de grandes sucessos da turma do Clube da Esquina. Dispostas no livro em ordem alfabética, as músicas selecionadas - transcritas por Carlos Laudares e Cláudio Faria - figuram no excelente texto escrito por Pablo Castro para a introdução do Songbook de Beto Guedes. Intitulado Beto Guedes, aviador de melodias,  o texto discorre sobre a gênese do cancioneiro do compositor, contextualiza cada um dos álbuns do artista e ainda detalha de forma técnica a construção melódica e harmônica de várias músicas desses discos. Com capa criada por Flavia Mello a partir de foto de Cristiano Quintino, o Songbook Beto Guedes aprimora trabalho feito pelo antecessor O melhor de Beto Guedes, livro lançado em 1997, pela editora Irmãos Vitale.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Cantor e compositor mineiro que alcançou picos de produtividade e popularidade entre os anos 1970 e 1980, Beto Guedes construiu obra de sólida arquitetura melódica e harmônica. Sócio do Clube da Esquina aberto por Milton Nascimento com Lô Borges, em 1972, Guedes tem esse cancioneiro dissecado no primeiro título da série Songbook, da Neutra Editora. Formatado pelo produtor musical Barral Lima, o livro - vendido através do site oficial da gravadora e produtora mineira Ultra Music - reúne partituras, cifras e letras de 60 composições do autor de O sal da terra (1980) Sol de primavera (1979), parcerias de Guedes com o poeta fluminense Ronaldo Bastos, letrista de grandes sucessos da turma do Clube da Esquina. Dispostas no livro em ordem alfabética, as músicas selecionadas - transcritas por Carlos Laudares e Cláudio Faria - figuram no excelente texto escrito por Pablo Castro para a introdução do Songbook de Beto Guedes. Intitulado Beto Guedes, aviador de melodias, o texto discorre sobre a gênese do cancioneiro do compositor, contextualiza cada um dos álbuns do artista e ainda detalha de forma técnica a construção melódica e harmônica de várias músicas desses discos. Com capa criada por Flavia Mello a partir de foto de Cristiano Quintino, o Songbook Beto Guedes aprimora o trabalho feito pelo antecessor O melhor de Beto Guedes, lançado em 1997 pela editora Irmãos Vitale.