Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

'Samba Natal' põe hits das festas no 'quintal' com versões instrumentais

Disco produzido e arranjado por Alceu Maia para a gravadora Universal Music, Samba Natal traz os sucessos nacionais e estrangeiros das festas para o quintal. Santa Claus is coming to town (John Frederick Coots e Haven Gillespie, 1934) é a única das onze músicas do CD nunca vertida para o português. O que não faz diferença, pois os registros são instrumentais. Banda formada por músicos diplomados na escola do samba - como o próprio Alceu Maia (bandolim e cavaquinho) e como Cláudio Jorge (violão), Dirceu Leite (saxofone e flauta) e Luiz Filipe de Lima (violão de sete cordas) - toca em clima de pagode standards natalinos como Boas festas (Assis Valente, 1933) e O velhinho (Octávio Filho, 1953). A melhor lembrança do repertório de Samba Natal - até porque em sintonia com o ritmo do disco - é Os meninos da Mangueira (1976), samba de Rildo Hora e Sérgio Cabral, normalmente esquecido em antologias natalinas.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Disco produzido e arranjado por Alceu Maia para a gravadora Universal Music, Samba Natal traz os sucessos nacionais e estrangeiros das festas para o quintal. Santa Claus is coming to town (John Frederick Coots e Haven Gillespie, 1934) é a única das onze músicas do CD nunca vertida para o português. O que não faz diferença, pois os registros são instrumentais. Banda formada por músicos diplomados na escola do samba - como o próprio Alceu Maia (bandolim e cavaquinho) e como Cláudio Jorge (violão), Dirceu Leite (saxofone e flauta) e Luiz Filipe de Lima (violão de sete cordas) - toca em clima de pagode standards natalinos como Boas festas (Assis Valente, 1933) e O velhinho (Octávio Filho, 1957). A melhor lembrança do repertório de Samba Natal - até porque em sintonia com o ritmo do disco - é Os meninos da Mangueira (1976), samba de Rildo Hora e Sérgio Cabral, normalmente esquecido em antologias natalinas.