Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Il Volo vai do rock dos 50 aos temas sacros em globalizado disco de Natal

Resenha de CD
Título: Buon Natale - The Christmas album
Artista: Il Volo
Gravadora: Interscope Records / Universal Music
Cotação: * * *

O título bilíngue do disco natalino do trio italiano Il Volo, Buon Natale - The Christmas album, traduz o caráter globalizado deste CD poliglota que combina gravações em inglês, latim, italiano, espanhol e até em alemão - idioma original da canção austríaca Stille nacht (Franz Gruber e Joseph Mohr, 1818), entoada pelos três cantores tal como foi escrita por um padre no início do século XIX. Em qualquer língua, o trio Il Volo baixa os tons para celebrar as festas em Buon Natale. Embora diplomados na opulenta escola vocal d'Os Três Tenores, os jovens cantores do trio - que inclui, a rigor, um barítono (Gianluca Ginoble) entre dois tenores (Ignazio Boschetto e Piero Barone) - abre mão do exibicionismo vocal ao abordar de forma reverente standards natalinos como I'll be home for Christmas (Walter Rent e Kim Gannon, 1943) e O holy night (Adolphe Adam e Placide Coppeau, 1847). Produzido por Humberto Gatica com Tony Renis, o álbum soa clássico, sem invenção de moda. É com a moldura orquestral habitual em discos do gênero que o Il Volo enquadra canções natalinas também habituais em discos do gênero, caso de White Christmas (Irving Berlin, 1942). O que existe em Buon Natale é uma diversidade rítmica nem sempre observada em álbuns deste estilo. Rockin' around the Christmas tree (Johnny Marks, 1958) anima a festa ao som de um rockabilly que poderia figurar em disco do cantor norte-americano Bill Haley (1925 - 1981), um dos pioneiros do rock'n'roll nos anos 1950. Há também na levada de Santa Claus is coming to town (John Frederick Coots e Haven Gillespie, 1934) toque de latinidade que se intensifica em Mis deseos / Feliz Navidad (Jose Feliciano, 1970), faixa dividida pelo Il Volo com a cantora espanhola Belinda, estrela juvenil do México. Por fim, há os temas sacros como Ave Maria (Franz Schubert, 1825) e Panis angelicus (William Ross e São Tomás de Aquino) cantados em latim. Tal miscelânea de idiomas e estilos musicais faz sentido pelo fato de o Il Volo ter alcançado sucesso mundial. Um disco globalizado - que derruba as barreiras de diversas línguas, mesmo predominantemente cantado em inglês, e mira os públicos de vários países - está em sintonia com a ascensão do trio no universo pop. Gravadoras, afinal, fazem a festa com discos de Natal.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O título bilíngue do disco natalino do trio italiano Il Volo, Buon Natale - The Christmas album, traduz o caráter globalizado deste CD poliglota que combina gravações em inglês, latim, italiano, espanhol e até em alemão - idioma original da canção austríaca Stille nacht (Franz Gruber e Joseph Mohr, 1818), entoada pelos três cantores tal como foi escrita por um padre no início do século XIX. Em qualquer língua, o trio Il Volo baixa os tons para celebrar as festas em Buon Natale. Embora diplomados na opulenta escola vocal d'Os Três Tenores, os jovens cantores do trio - que inclui, a rigor, um barítono (Gianluca Ginoble) entre dois tenores (Ignazio Boschetto e Piero Barone) - abre mão do exibicionismo vocal ao abordar de forma reverente standards natalinos como I'll be home for Christmas (Walter Rent e Kim Gannon, 1943) e O holy night (Adolphe Adam e Placide Coppeau, 1847). Produzido por Humberto Gatica com Tony Renis, o álbum soa clássico, sem invenção de moda. É com a moldura orquestral habitual em discos do gênero que o Il Volo enquadra canções natalinas também habituais em discos do gênero, caso de White Christmas (Irving Berlin, 1942). O que existe em Buon Natale é uma diversidade rítmica nem sempre observada em álbuns deste estilo. Rockin' around the Christmas tree (Johnny Marks, 1958) anima a festa ao som de um rockabilly que poderia figurar em disco do cantor norte-americano Bill Haley (1925 - 1981), um dos pioneiros do rock'n'roll nos anos 1950. Há também na levada de Santa Claus is coming to town (John Frederick Coots e Haven Gillespie, 1934) toque de latinidade que se intensifica em Mis deseos / Feliz Navidad (Jose Feliciano, 1970), faixa dividida pelo Il Volo com a cantora espanhola Belinda, estrela juvenil do México. Por fim, há os temas sacros como Ave Maria (Franz Schubert, 1825) e Panis angelicus (William Ross e São Tomás de Aquino) cantados em latim. Tal miscelânea de idiomas e estilos musicais faz sentido pelo fato de o Il Volo ter alcançado sucesso mundial. Um disco globalizado - que derruba as barreiras de diversas línguas, mesmo predominantemente cantado em inglês, e mira os públicos de vários países - está em sintonia com a ascensão do trio no universo pop. Gravadoras, afinal, fazem a festa com discos de Natal.

Mauro Ferreira disse...

Feliz Natal a todos os leitores de Notas Musicais. Abs, MauroF

Vladimir disse...

Feliz Natal, Mauro!!!

Parabéns pelo Blog!!!

O Blog "Notas Musicais" é um presente para nós o ano inteiro!! Não só no Natal!!

Grande abraço!!!