Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Filha de Vital Farias, Giovanna reedita 'Uyraplural', disco lançado em 2002

 Filha de Vital Farias, compositor paraibano que completou 70 anos em 2013, Giovanna Farias reedita seu primeiro álbum, Uyraplural, pela gravadora Kuarup. Embora a gravadora apresente o CD como lançamento, Uyraplural foi editado originalmente em 2002 de forma totalmente independente pelo selo Discos Vital Farias. O compositor de Sete cantigas para voar (1982) e Veja (Margarida) (1975) - músicas popularizadas na voz da cantora paraibana Elba Ramalho e regravadas por Giovanna - é o diretor musical, o produtor e o arranjador do disco. Originalmente um álbum duplo, com 21 músicas, Uyraplural volta ao mercado fonográfico de forma de CD simples com apenas 12 músicas. Vital - autor de 15 das 21 músicas do repertório original de Uyraplural - ainda é o compositor predominante na reedição do disco, que inclui duas faixas captadas ao vivo no Rio de Janeiro (RJ), em junho de 2000, na participação feita pela cantora na apresentação do show Cantoria na casa carioca então denominada ATL Hall. As músicas gravadas ao vivo são Caso você case (Vital Farias, 1976) - canção propagada na trilha sonora da novela Saramandaia (TV Globo, 1976) na voz de Marília Barbosa - e a então inédita Cantiga de passarinho (Vital Farias). O repertório inclui duas músicas do compositor paraense Waldemar Henrique (1905-1995), revivido com Tamba-tajá (1934) e Uirapuru (1934).

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Filha de Vital Farias, compositor paraibano que completou 70 anos em 2013, Giovanna Farias reedita seu primeiro álbum, Uyraplural, pela gravadora Kuarup. Embora a gravadora apresente o CD como lançamento, Uyraplural foi editado originalmente em 2002 de forma totalmente independente pelo selo Discos Vital Farias. O compositor de Sete cantigas para voar (1982) e Veja (Margarida) (1979) - músicas popularizadas na voz da cantora paraibana Elba Ramalho e regravadas por Giovanna - é o diretor musical, o produtor e o arranjador do disco. Originalmente um álbum duplo, com 21 músicas, Uyraplural volta ao mercado fonográfico de forma de CD simples com apenas 12 músicas. Vital - autor de 15 das 21 músicas do repertório original de Uyraplural - ainda é o compositor predominante na reedição do disco, que inclui duas faixas captadas ao vivo no Rio de Janeiro (RJ), em junho de 2000, na participação feita pela cantora na apresentação do show Cantoria na casa carioca então denominada ATL Hall. As músicas gravadas ao vivo são Caso você case (Vital Farias, 1976) - canção propagada na trilha sonora da novela Saramandaia (TV Globo, 1976) na voz de Marília Barbosa - e a então inédita Cantiga de passarinho (Vital Farias). O repertório inclui duas músicas do compositor amazonense Waldemar Henrique (1905 - 1995), as belas Tamba-tajá (1934) e Uirapuru (1934).

Rafael disse...

A capa original do disco é esta:

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/cd-giovanna-farias-uyraplural-2002-vital-farias-GSLNYJQAYZ

Unknown disse...

Waldemar henrique é paraense MF!
Abração