Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 17 de setembro de 2013

The National bisa alto nível de 'High violet' no denso 'Trouble will find me'

Resenha de CD
Título: Trouble will find me
Artista: The National
Gravadora: 4AD / Lab 344
Cotação: * * * * 1/2

Grupo da cena indie norte-americana, The National foi tão aclamado há três anos ao lançar seu quinto álbum de estúdio - High violet, um dos discos mais incensados de 2010 - que passou a ser improvável que a banda bisasse o alto nível com seu sexto álbum. Pois Trouble will find me, lançado no exterior em maio deste ano de 2013 via 4AD e recém-editado no Brasil pelo selo Lab 344, consegue a façanha de aperfeiçoar o indie rock / folk do grupo em repertório denso, melancólico, adequado à voz quase soturna do barítono Matt Berninger, autor de todas as letras do disco, escritas em parceria com Carin Besser. Produzido pelos irmãos Aaron Dessner e Bryce Dessner, ambos guitarristas da banda (na qual Aaron pilota também os teclados), Trouble will find me inebria com safra de inéditas assinadas por todos os músicos da banda com Carin Besser. I should i live in salt, Demons, Don't swallow the cap, Fireproof e Heavenfaced, entre outras músicas, formam conjunto magnífico de composições que exalam melancolia, frustração e desalento em doses concentradas. A coesão do repertório faz com que Trouble will find me transcorra sedutor ao longo de suas 13 faixas - às vezes, até com certa linearidade, por conta do estilo similar das músicas, mas jamais desinteressante. Os grandiosos arranjos respeitam a atmosfera quase introspectiva do The National, embora faixas como Sea of love e Graceless lembrem que se trata - em tese - de um grupo de indie rock. De toda forma, o brilho de Trouble will find me paira acima de modismos e rótulos como belo álbum.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Grupo da cena indie norte-americana, The National foi tão aclamado há três anos ao lançar seu quinto álbum de estúdio - High violet, um dos discos mais incensados de 2010 - que passou a ser improvável que a banda bisasse o alto nível com seu sexto álbum. Pois Trouble will find me, lançado no exterior em maio deste ano de 2013 via 4AD e recém-editado no Brasil pelo selo Lab 344, consegue a façanha de aperfeiçoar o indie rock / folk do grupo em repertório denso, melancólico, adequado à voz quase soturna do barítono Matt Berninger, autor de todas as letras do disco, escritas em parceria com Carin Besser. Produzido pelos irmãos Aaron Dessner e Bryce Dessner, ambos guitarristas da banda (na qual Aaron pilota também os teclados), Trouble will find me inebria com safra de inéditas assinadas por todos os músicos da banda com Carin Besser. I should i live in salt, Demons, Don't swallow the cap, Fireproof e Heavenfaced, entre outras músicas, formam conjunto magnífico de composições que exalam melancolia, frustração e desalento em doses concentradas. A coesão do repertório faz com que Trouble will find me transcorra sedutor ao longo de suas 13 faixas - às vezes, até com certa linearidade, por conta do estilo similar das músicas, mas jamais desinteressante. Os grandiosos arranjos respeitam a atmosfera quase introspectiva do The National, embora faixas como Sea of love e Graceless lembrem que se trata - em tese - de um grupo de indie rock. De toda forma, o brilho de Trouble will find me paira acima de modismos e rótulos como belo álbum.