Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Compositor do hit 'Il mondo', Jimmy Fontana sai de cena na Itália aos 78

Um dos cantores e compositores italianos projetados nos anos 60, década fundamental para a propagação mundial da canção popular de seu país, Enrico Sbriccoli (13 de novembro de 1934 - 11 de setembro de 2013) - mais conhecido como Jimmy Fontana, nome artístico que adotou ainda nos anos 50 - sai de cena em Roma, dois meses antes de completar 79 anos, para permanecer eternamente na história da música italiana como autor dos sucessos Il mondo (1965 - parceria com Carlo Pes) e Che sarà (1971 - parceria com Carlo Pes e Franco Migliacci). Carro-chefe do repertório do artista, Il mondo fez sucesso mundial, tendo sido gravada por Fontana também em espanhol (El mundo) e em catalão (El món). Trajetória até certo ponto inesperada para um cantor - e também contrabaixista - que começou no universo do jazz, admitido como vocalista da Flaminia Street Jazz Band na segunda metade dos anos 50, mais precisamente em 1958. Na sequência, o artista formou o grupo Jimmy Fontana and His Trio. Montana viveu seu auge artístico na década de 60 em escalada que teve como marco inicial sua participação no Festival de San Remo, em 1961, para defender a canção Lady Luna. Em 1994, já em declínio e (quase) recluso, Fontana integrou o grupo Squadra Itália, que durou até 2006.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Um dos cantores e compositores italianos projetados nos anos 60, década fundamental para a propagação mundial da canção popular de seu país, Enrico Sbriccoli (13 de novembro de 1934 - 11 de setembro de 2013) - mais conhecido como Jimmy Fontana, nome artístico que adotou ainda nos anos 50 - sai de cena em Roma, dois meses antes de completar 79 anos, para permanecer eternamente na história da música italiana como autor dos sucessos Il mondo (1965 - parceria com Carlo Pes) e Che sarà (1971 - parceria com Carlo Pes e Franco Migliacci). Carro-chefe do repertório do artista, Il mondo fez sucesso mundial, tendo sido gravada por Fontana também em espanhol (El mundo) e em catalão (El món). Trajetória até certo ponto inesperada para um cantor - e também contrabaixista - que começou no universo do jazz, admitido como vocalista da Flaminia Street Jazz Band na segunda metade dos anos 50, mais precisamente em 1958. Na sequência, o artista formou o grupo Jimmy Fontana and His Trio. Montana viveu seu auge artístico na década de 60 em escalada que teve como marco inicial sua participação no Festival de San Remo, em 1961, para defender a canção Lady Luna. Em 1994, já em declínio e (quase) recluso, Fontana integrou o grupo Squadra Itália, que durou até 2006.

Evangelina Maffei disse...

Mauro,
Jimmy Fontana também representou a Itália no II FIC e ganhou em 28/10/1967 a Fase Internacional.

1º lugar: Itália: PER UNA DONNA (Corrado Mantoni/Giulio Perretta/Marcello de Martino)

Abraco