Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Punk cigano do Gogol soa melódico em 'Pura vida' sem perder a vibração

Resenha de CD
Título: Pura vida conspiracy
Artista: Gogol Bordello
Gravadora: Ato Records / Som Livre
Cotação: * * * 1/2

Malandrino, Lost innocent world e The other side of rainbow - respectivamente, a terceira, a quarta e a sexta das 12 faixas oficiais de Pura vida conspiracy, sexto álbum do coletivo globalizado Gogol Bordello - sinalizam as sutis mudanças do som do grupo neste (bom) disco recém-lançado no Brasil com distribuição da gravadora Som Livre. Por essas três músicas, dá para perceber que o som punk cigano do Gogol Bordello soa eventualmente mais melódico sem perder a vibração, aliás sua característica mais marcante. Em formação sempre mutante, mas sempre liderado por Eugene Hütz (o cantor e músico da Ucrânia), o coletivo mostra vigor em Pura vida conspiracy sem mexer substancialmente na sua fórmula como já sinaliza a primeira música do CD, We rise again, de batida empolgante. Hábil ao tocar rock com violino (no caso, o violino tocado pelo russo Sergey Ryabtsev), o Gogol Bordello também aumenta ligeiramente o peso de seu som em faixas como Dip deep enough e It is the way you name your ship. De todo modo, a opção por dose mais alta de melodia permite que Pura vida conspiracy termine com uma balada, We shall sail, embora tal fim seja falso. É que o CD - gravado no Texas (EUA) em dezembro de 2012, sob produção de Andrew Scheps - traz uma 13ª faixa escondida, Jealous sister, mistura de hardcore com cumbia que é a cara mais miscigenada e cosmopolita do globalizado Gogol Bordello. Há músicas menos sedutoras, como Amen, mas o álbum é bom.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Malandrino, Lost innocent world e The other side of rainbow - respectivamente, a terceira, a quarta e a sexta das 12 faixas oficiais de Pura vida conspiracy, sexto álbum do coletivo globalizado Gogol Bordello - sinalizam as sutis mudanças do som do grupo neste (bom) disco recém-lançado no Brasil com distribuição da gravadora Som Livre. Por essas três músicas, dá para perceber que o som punk cigano do Gogol Bordello soa eventualmente mais melódico sem perder a vibração, aliás sua característica mais marcante. Em formação sempre mutante, mas sempre liderado por Eugene Hütz (o cantor e músico da Ucrânia), o coletivo mostra vigor em Pura vida conspiracy sem mexer substancialmente na sua fórmula como já sinaliza a primeira música do CD, We rise again, de batida empolgante. Hábil ao tocar rock com violino (no caso, o violino tocado pelo russo Sergey Ryabtsev), o Gogol Bordello também aumenta ligeiramente o peso de seu som em faixas como Dip deep enough e It is the way you name your ship. De todo modo, a opção por dose mais alta de melodia permite que Pura vida conspiracy termine com uma balada, We shall sail, embora tal fim seja falso. O CD traz uma 13ª faixa escondida, Jealous sister, mistura de hardcore com cumbia que é a cara mais miscigenada e cosmopolita do globalizado Gogol Bordello. Há músicas menos sedutoras, como Amen, mas o álbum é bom.

Luca disse...

ouvi só uma faixa, we rise, e gostei