Mauro Ferreira no G1

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quinta-feira, 3 de abril de 2014

Com Dadi, Calcanhotto expõe matizes do cancioneiro poético de Vinicius

Resenha de show
Título: 100 anos Vinicius de Moraes
Artista: Adriana Calcanhotto (com Dadi Carvalho na foto de Filipe Marques / I Hate Flash)
Local: Teatro Alcione Araújo - Biblioteca Parque Estadual (Rio de Janeiro, RJ)
Data: 2 de abril de 2014 (sessão das 19h)
Cotação: * * * 1/2

Em 1990, quando ainda dava no Rio de Janeiro (RJ) seus primeiros passos na carreira fonográfica, Adriana Calcanhotto abordou a obra do compositor carioca Vinicius de Moraes (1913 - 1980) em show feito no Centro Cultural Banco do Brasil. Na ocasião, a cantora e compositora gaúcha ainda não era a artista refinada que, 24 anos depois, inaugurou o palco do Teatro Alcione Araújo - situado dentro da Biblioteca Parque Estadual - para novamente cantar Vinicius na cidade natal do poeta que dividiu águas na música brasileira nos anos 1950. Programado dentro da agenda do ciclo multimídia 100 anos Vinicius de Moraes, que também inclui exposição e palestras sobre a obra do Poetinha, o show de Calcanhotto evidenciou a evolução da artista. No show, introduzido por vídeos em que personalidades como Antonio Cícero e Arnaldo Antunes recitam versos de Vinicius, Calcanhotto expôs variados matizes e nuances do cancioneiro plural de Vinicius à medida em que apresentou as 13 músicas do curto roteiro, alternando temas da obra infantil do compositor e clássicos da parceria de Vinicius com Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) sem deixar de abrir espaço para músicas pouco ouvidas. Blues para Emmett (1971) - música composta por Vinicius com Toquinho em memória do adolescente negro norte-americano Emmett Louis Till (1941-1955), assassinado aos 14 anos na cidade de Money, no Mississipi (EUA), por insinuar galanteio para mulher branca e casada - foi um dos pontos mais altos do show. Neste número, além de tocar seu violão, o músico Dadi Carvalho - convidado a dividir o palco com Calcanhotto - fez alguns vocais. A combinação de seu vocal com o canto de Adriana deu espírito gospel ao blues em registro que se distanciou da gravação original de Toquinho & Vinicius, sustentada por baticum afro-brasileiro. Antes, Calcanhotto caíra com bossa no samba Ela é carioca (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1963) e, sem soa sentimental, entrara no tom romântico de Eu sei que vou te amar (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959). Dentro do cancioneiro criado por Vinicius para crianças (e adultos) de todas as idades, O elefantinho (Adriana Partimpim e Vinicius de Moraes, 2013) - parceria póstuma de Partimpim (heterônimo infantil de Adriana) com o poeta, lançada no CD que fez a releitura d'A arca de Noé (Sony Music, 2013) - teve seu passo seguido por intervenções da corneta soprada pelo contra-regra. Já Borboletas (Cid Campos e Vinicius de Moraes, 1929) - voou alto no tom colorido do canto de Calcanhotto. Em números como Um sequestrador, música composta por Francis Hime com Vinicius nos anos 1970 e letrada somente em 2003 (por Adriana) para disco de Francis, a artista confiou o violão somente a cargo de Dadi e se concentrou no canto. Mesmo assim, Um sequestrador deixou no show a impressão de que os versos são mais sedutores do que a melodia. O pioneiro afro-samba Água de beber (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1961) passou longe da África. Faltou pressão também ao canto e ao toque de Berimbau (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1964). Em contrapartida, Calcanhotto cortejou com classe a sempre jovial Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962) e foi sensata ao evitar o melodrama quando deu voz aos versos doloridos de Insensatez (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1961). No bis, Calcanhotto provou que a arquitetura de A casa (Vinicius de Moraes, 1980) continua encantadora e arrematou o show com Tomara (1970), música somente de Vinicius. Enfim, ao reviver Vinicius de Moraes, Adriana Calcanhotto provou o quanto ela já é carioca e tem a bossa exigida para cantar obra cheia de graça em que o balançado é mais do que um poema. Show!!

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1990, quando ainda dava no Rio de Janeiro (RJ) seus primeiros passos na carreira fonográfica, Adriana Calcanhotto abordou a obra do compositor carioca Vinicius de Moraes (1913 - 1980) em show feito no Centro Cultural Banco do Brasil. Na ocasião, a cantora e compositora gaúcha ainda não era a artista refinada que, 24 anos depois, inaugurou o palco do Teatro Alcione Araújo - situado dentro da Biblioteca Parque Estadual - para novamente cantar Vinicius na cidade natal do poeta que dividiu águas na música brasileira nos anos 1950. Programado dentro da agenda do ciclo multimídia 100 anos Vinicius de Moraes, que também inclui exposição e palestras sobre a obra do Poetinha, o show de Calcanhotto evidenciou a evolução da artista. No show, introduzido por vídeos em que personalidades como Antonio Cícero e Arnaldo Antunes recitam versos de Vinicius, Calcanhotto expôs variados matizes e nuances do cancioneiro plural de Vinicius à medida em que apresentou as 13 músicas do curto roteiro, alternando temas da obra infantil do compositor e clássicos da parceria de Vinicius com Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) sem deixar de abrir espaço para músicas pouco ouvidas. Blues para Emmett (1971) - música composta por Vinicius com Toquinho em memória do adolescente negro norte-americano Emmett Louis Till (1941-1955), assassinado aos 14 anos na cidade de Money, no Mississipi (EUA), por insinuar galanteio para mulher branca e casada - foi um dos pontos mais altos do show. Neste número, além de tocar seu violão, o músico Dadi Carvalho - convidado a dividir o palco com Calcanhotto - fez alguns vocais. A combinação de seu vocal com o canto de Adriana deu espírito gospel ao blues em registro que se distanciou da gravação original de Toquinho & Vinicius, sustentada por baticum afro-brasileiro. Antes, Calcanhotto caíra com bossa no samba Ela é carioca (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1963) e, sem soa sentimental, entrara no tom romântico de Eu sei que vou te amar (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959). Dentro do cancioneiro criado por Vinicius para crianças (e adultos) de todas as idades, O elefantinho (Adriana Partimpim e Vinicius de Moraes, 2013) - parceria póstuma de Partimpim (heterônimo infantil de Adriana) com o poeta, lançada no CD que fez a releitura d'A arca de Noé (Sony Music, 2013) - teve seu passo seguido por intervenções da corneta soprada pelo contra-regra. Já Borboletas (Cid Campos e Vinicius de Moraes, 1929) - voou alto no tom colorido do canto de Calcanhotto. Em números como Um sequestrador, música composta por Francis Hime com Vinicius nos anos 1970 e letrada somente em 2003 (por Adriana) para disco de Francis, a artista confiou o violão somente a cargo de Dadi e se concentrou no canto. Mesmo assim, Um sequestrador deixou no show a impressão de que os versos são mais sedutores do que a melodia. O pioneiro afro-samba Água de beber (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1961) passou longe da África. Faltou pressão também ao canto e ao toque de Berimbau (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1964). Em contrapartida, Calcanhotto cortejou com classe a sempre jovial Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962) e foi sensata ao evitar o melodrama quando deu voz aos versos doloridos de Insensatez (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1961). No bis, Calcanhotto provou que a arquitetura de A casa (Vinicius de Moraes, 1980) continua encantadora e arrematou o show com Tomara (1970), música somente de Vinicius. Enfim, ao reviver Vinicius de Moraes, Adriana Calcanhotto provou o quanto ela já é carioca e tem a bossa exigida para cantar obra cheia de graça em que o balançado é mais do que um poema. Show!!

Coisas do Sertão disse...

Emanuel Andrade disse


Eu pago pra ouvir apenas Dadi tocar. É muita pretensão dessa moça sobre a obra do poetinha. E nesse violão dela? Deus me acuda.