Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 22 de outubro de 2011

Marisa faz terceira conexão com Ben Jor onze anos após 'Cinco Minutos'

Nas lojas a partir de 31 de outubro de 2011, o oitavo álbum solo de Marisa Monte, O Que Você Quer Saber de Verdade, apresenta a terceira conexão da cantora com a obra de Jorge Ben Jor. Segunda das 14 faixas do disco, Descalço no Parque é regravação de música de Jorge, lançada pelo compositor em seu segundo álbum, Ben É Samba Bom (1964). É uma das poucas músicas em que Ben destila melancolia. A conexão é feita 11 anos após Marisa ter recriado Cinco Minutos - música lançada por Jorge Ben no antológico álbum A Tábua de Esmeralda (1974) - em Memórias, Crônicas e Declarações de Amor (2000) e 17 anos após a inclusão de Balança Pema - samba do primeiro LP de Jorge, o definidor Samba Esquema Novo (1963) - no terceiro CD da cantora, Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão (1994), de tom brasileiro.

12 comentários:

Natival disse...

Ela gravou "Cinco minutos" no Memórias, em 2000.

Pedro Progresso disse...

eu ouvi os trechos e gostei. dessa em especial, gostei muito!

Mauro Ferreira disse...

Claro, Natival. Abs, MauroF

Luca disse...

Balança Pema ficou bom com Marisa, Cinco Minutos passou em branco com ela

Anônimo disse...

Marisa balançou a pema com desenvoltura, esperou cinco minutos em vão e cortou o pé no parque.

KL disse...

Luca,

Concordo com você sobre as duas faixas: gosto demais da versão dela para "Balança, Pema".
Quanto a "Descalço no Parque", além de ser uma recriação tosca da antológica "Take Five", de Dave Brubeck, é a pior faixa produzida por Jorge Ben na sua fantástica fase Phillips. Ou seja, em meio a dezenas de canções lindas - e tão obscuras quanto - compostas por JB e mil vezes melhores, ela escolhe logo essa.

Vitor disse...

Gosto das duas, vamos ver essa terceira ai. To implicante com a Marisa ultimamente

Anônimo disse...

Gostei do trechinho que ouvi...mas so 30 seg. é pouco.

PS: Nossa cade os comentarios de "opiniao" inteligente e consciente no caso Marisa.

André disse...

Eu tive um professor que dizia que a pior das coisas é falar de algo que não sabemos, sem estudar, ou seja, ter conhecimento. E aqui no caso, acho que o cd não foi lançado, mas as pessoas aqui opinam como verdadeiros críticos musicais e tiram conclusões no "achismo". Não vou negar que sou um fã confesso de Marisa e tem algumas músicas dela que não gosto também
Mas, enfim sou só um fã, diante da opinião de vários "críticos" musicais que conseguem opinar sobre algo que teve apenas uns 10% de lançamento. Ah e dúvido, se gostarem, jamais virão aqui dizer o contrário!

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse...

Ok Kl,

Então estamos na mesma, pois também sou jornalista e estudo música, se não me engano há uns 20 anos, não sou músico, mas minha família sim. Vamos esperar sair e ai com certeza este blog vai ferver, pois gostem ou não de Marisa´, é um assunto que rende...mulher poderosa essa!

KL disse...

André,

Emiti opinião a partir dos trechos iniciais das faixas, das quais realmente não gostei. Porém, caso eu venha a gostar de alguma delas ao ouvi-la na íntegra, virei aqui imediatamente retificar a crítica. Aliás, já fiz isso aqui mesmo no blog em relação a Filipe Catho: a entrevista dele em Jô Soares desfez a primeira imagem negativa (confira lá). E, pelo menos no meu caso ou no do dono do blog, a crítica é sem aspas. E, além de jornalista, estudioso e pesquisador do tema, também sou músico. Quanto ao fato de ser ou não ser fã, vai depender da fase em que você vive: à medida que amadurece, o fanatismo é substituído pelo senso crítico, daí você pega metade dos seus/nossos cds, anuncia em algum site de leilões, ganha um bom dinheirinho e compra outros que realmente valham a pena ouvir.

Abraço!