Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Macalé revive sucessos com Frejat, Gulin, Elton, Melodia e Ava em Jards

Parceria de Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) com Élcio Soares, lançada por Cavaquinho em álbum autoral de 1973, Juízo Final ganha regravação de Jards Macalé, feita em dueto com o compositor Elton Medeiros. Juízo Final abre o disco Jards, lançado esta semana pela gravadora Biscoito Fino. O sucessor de Macao (2008) traz também encontros de Macalé com Thaís Gulin (em Hotel das Estrelas), Frejat (em Mal Secreto), Luiz Melodia (no reggae Negra Melodia) e Ava Rocha (em Berceuse Crioulle). No repertório de regravações montado para Jards, Macalé revive duas músicas raras de sua obra que voltaram à tona neste ano de 2011 em gravações de Thaís Gulin e Zezé Motta. De 1972, Revendo Amigos (Volto pra Curtir) é parceria de Macalé com Waly Salomão (1943 - 2003) que Gulin tirou do baú em seu segundo álbum, ôÔÔôôÔôÔ. Já Soluços, música lançada por Macalé em compacto de 1970, ganhou evidência ao se impor como o momento mais ousado do álbum Negra Melodia, editado por Zezé pela gravadora Joia Moderna com repertório que entrelaçava a obra de Macalé com a de Luiz Melodia. Eis as 13 músicas reavivadas por Macalé em Jards, seu primeiro CD em três anos:

1. Juízo Final - com Elton Medeiros
2. Revendo Amigos (Volto pra Curtir)
3. Dona de Castelo
4. Hotel das Estrelas - com Thaís Gulin
5. Black and Blue
6. Negra Melodia - com Luiz Melodia

7. Soluços
8. Só Morto (Burning Night)

9. Movimento dos Barcos
10. Mal Secreto - com Frejat

11. Unicornio
12. Berceuse Crioulle - com Ava Rocha

13. Mulheres

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Parceria de Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) com Élcio Soares, lançada por Cavaquinho em álbum autoral de 1973, Juízo Final ganha regravação de Jards Macalé, feita em dueto com o compositor Elton Medeiros. Juízo Final abre o disco Jards, lançado esta semana pela gravadora Biscoito Fino. O sucessor de Macao (2008) traz também encontros de Macalé com Thaís Gulin (em Hotel das Estrelas), Frejat (em Mal Secreto), Luiz Melodia (no reggae Negra Melodia) e Ava Rocha (em Berceuse Crioulle). No repertório de regravações montado para Jards, Macalé revive duas músicas raras de sua obra que voltaram à tona neste ano de 2011 em gravações de Thaís Gulin e Zezé Motta. De 1972, Revendo Amigos (Volto pra Curtir) é parceria de Macalé com Waly Salomão (1943 - 2003) que Gulin tirou do baú em seu segundo álbum, ôÔÔôôÔôÔ. Já Soluços, música lançada por Macalé em compacto de 1970, ganhou evidência ao se impor como o momento mais ousado do álbum Negra Melodia, editado por Zezé pela gravadora Joia Moderna com repertório que entrelaçava a obra de Macalé com a de Luiz Melodia. Eis as 13 músicas reavivadas por Macalé em Jards, seu primeiro CD em três anos:

1. Juízo Final - com Elton Medeiros
2. Revendo Amigos (Volto pra Curtir)
3. Dona de Castelo
4. Hotel das Estrelas - com Thaís Gulin
5. Black and Blue
6. Negra Melodia - com Luiz Melodia
7. Soluços
8. Só Morto (Burning Night)
9. Movimento dos Barcos
10. Mal Secreto - com Frejat
11. Unicornio
12. Berceuse Crioulle - com Ava Rocha
13. Mulheres

Tombom disse...

"Movimento dos Barcos" (Jards Macalé e Capinan) é uma bela e pouco lembrada joia da canção brasileira — letra e música em casamento perfeito — que conheci na voz de Maria Bethânia, no início da década de 1970... Que alegria saber dessa regravação em "Jards"!

A letra é linda!

----------

"Estou Cansado E Você Também
Vou Sair Sem Abrir A Porta
E Não Voltar Nunca Mais

Desculpe A Paz Que Lhe Roubei
E O Futuro Esperado Que Nunca Lhe Dei
É Impossível Levar Um Barco Sem Temporais
E Suportar A Vida Como Um Momento Além Do Cais

Que Passa Ao Largo Do Nosso Corpo
Não Quero Ficar Dando Adeus
As Coisas Passando
Eu Quero É Passar Com Elas

E Não Deixar Nada Mais Do Que Cinzas De Um Cigarro
E A Marca De Um Abraço No Seu Corpo

Não, Não Sou Eu Quem Vai Ficar No Porto Chorando
Lamentando O Eterno Movimento Dos Barcos"

Luca disse...

Todas essas músicas são obras-primas, mas naõ entendo a razão de voltar a elas agora

Anônimo disse...

Mal Secreto pra mim é a melhor dele.
Aliás, das melhores da MPB.

leitordomauro disse...

Essas musicas de novo ? Preguiça do Macalé ou oportunismo equivocado (porque nao vende mesmo) da gravadora ?