Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Coletânea da era de ouro da MPB, a trilha de 'Água viva' merece reedição

Em 2001, a gravadora Som Livre relançou a trilha sonora nacional da novela Água viva em CD, dentro da série Vale a pena ouvir de novo, dedicada aos discos de novelas dos anos 70 e 80. Espécie de coletânea de uma era de ouro da MPB, o CD com a seleção nacional da trama de Gilberto Braga merece reposição em catálogo no embalo da reprise da novela Água viva (TV Globo, 1980) pelo Canal Viva. Todos os medalhões da MPB da época estavam presente na trilha sonora da novela. O repertório apresentou, inclusive, fonograma inédito de Simone, que deu voz ao samba Desesperar jamais (Ivan Lins e Vítor Martins, 1980) em gravação nunca incluída nos álbuns oficiais da cantora baiana. No auge da popularidade, Maria Bethânia abria o disco com Grito de alerta (Gonzaguinha, 1979), sucesso do álbum Mel (1979). Elis Regina (1945 - 1982) figurava na trilha com Altos e baixos (Sueli Costa e Aldir Blanc, 1979), uma das canções mais densas do álbum Elis, essa mulher (1979). Já Gal Costa dava sua voz cristalina ao choro Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), cantando os versos escritos por Hermínio Bello de Carvalho em 1979, sobre a melodia do choro, para seu show Gal tropical (1979). Falando em Hermínio, a cantora carioca Elizeth Cardoso (1920 - 1990) - que gravara discos produzidos por Hermínio - já vivia fase outonal na carreira, mas permanecia com todo seu rigor estilístico, exemplificado na trilha pela gravação de No tempo dos quintais (Sivuca e Paulinho Tapajós). Já Gilberto Gil defendia Realce (Gilberto Gil, 1979), esfuziante música-título de seu álbum mais influenciado pela era da discoteca - álbum que abriu caminho para fase mais pop da obra de Gil, na primeira metade dos anos 80. Caetano Veloso se fazia ouvir como compositor de Menino do Rio - tema de abertura da novela - na voz vivaz de Baby do Brasil, então conhecida como Baby Consuelo. Em outras ondas, mas em sintonia com o espírito da trama marítima e ensolarada de Água viva, João Gilberto cantava Wave (Tom Jobim, 1967) e Milton Nascimento defendia Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1972), faixa excluída da edição em CD da trilha sonora por questões jurídicas. Enfim, tal como a novela, a trilha sonora nacional de Água viva é clássico que merece permanecer em catálogo como símbolo do apogeu da MPB, sobretudo no momento em que a trama volta ao ar e já é assunto incessante nas redes sociais. 

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Cáffaro disse...

1980 - nomes presentes nas trilhas de novelas : Simone, maria bethânia, gal costa, elis regina, caetano veloso, milton nascimento, gilberto gil, elizeth cardoso. Que orgulho ...
2013 - nomes presentes nas trilhas de novelas da globo : Michel Teló, Gabi Amarantus, Anita, Naldo, Gustavo Lima .... é ... deixa quieto !

Denilson Santos disse...

Foi graças a esse disco que descobri João Gilberto, de quem me tornei fã desde então.

Bons tempos, em que as trilhas sonoras das novelas da Globo e até das outras redes de tv primavam pelo alto nível do repertório.

abração,
Denilson

Douglas Carvalho disse...

Ah, Eduardo... mas os críticos, a turminha hype e adeptos a palhaçadas extra musicais acham Gaby Amarantos o maior acontecimento musical da década.

noca disse...

Um viés submisso,passivo e pseudo-ingenuo do tropicalismo e seus adeptos,a implosiva e impulsiva era Collor e o conceito econõmico do lucro para sustentar tudo inclusive a cultura e principalmente o conceito frágil do preconceito como chave da valorização da mediocridade para acender o jogo político hipocrita e egoísta dos comandantes na ordenha do rebanho,são os responsáveis pelo que esta aí.Viva João Gilberto!

Marcelo disse...

Pois é Eduardo... época aonde as trilhas de novelas eram fantásticas...A trilha de VALE TUDO tb era espetacular!!! Hoje é lixo puro..assim como o cenário musical!!! E não falo só de Anitta , Nladoe cia não...falo de um monte de cantoras pseudo moderninhas com aquelas vozinhas insuportáveis e que a mídia e alguns débeis já dizem que são cult...

ADEMAR AMANCIO disse...

Eu tenho esse LP,e concordo, é um clássico.A Elizeth está ótima.

Eulalia Moreno disse...

Olá Mauro, se me permite uma observação. Talvez esteja enganada mas penso que os fonogramas de "Desesperar Jamais"são idênticos ( Simone ao Vivo e trilha de Água Viva). A gravação foi feita em 30 de dezembro de 1979, no dia 18 de janeiro de 1980 ( jornal O Globo) o álbum já estava a venda, a novela estreou nos primeiros dias de fevereiro. Portanto, pode perfeitamente ser o mesmo fonograma. Abraço e obrigada pela atenção , Eulalia

Vladimir disse...

Eu só acho que as "reedições" deveriam ser iguais ao original. O CD que tenho lançado pela Som Livre cortou a última faixa do LP, "Cais" do Milton Nascimento.

Fora isso, gosto desta trilha, mas acho que as faixas de Elizeth Cardoso e Lucinha Araújo estão completamente fora de contexto. Ficariam bem melhor em uma trilha de novela de época.