Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 1 de setembro de 2013

Warner reedita três álbuns lançados por Dominguinhos entre 1988 e 1990

Como era previsível, a morte de José Domingos de Morais (Garanhuns - PE, 12 de fevereiro de 1941 - São Paulo - SP, 23 de julho de 2013), o Dominguinhos, já está motivando a indústria fonográfica a reeditar em CD alguns títulos da vasta discografia do cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano. A Warner Music - que em 2012 já reeditara o álbum Seu Domingos (1987) pela Série Discobertas - repõe em catálogo neste mês de setembro de 2013, de forma avulsa, três álbuns lançados por Dominguinhos entre 1988 e 1990 na extinta Continental, gravadora cujo acervo está em poder da Warner Music. Voltam às lojas É isso aí! Simples como a vida (1988), Veredas nordestinas (1989) e Aqui tá ficando bom! (1990). É isso aí! Simples como a vida traz no repertório parcerias de Dominguinhos com Nando Cordel (Bateu no coração, É doce feito açúcar e Remelexo), Guadalupe (mulher do músico na época, coautora de Forró em Timbauba e de Me pede um carinho) e Anastácia (Já vou, mãe). Já Veredas nordestinas transita por músicas feitas por Dominguinhos com Fausto Nilo (O juazeiro e a sombra) e o recorrente Nando Cordel (De volta por aconchego - toada lançada em 1985 na voz de Elba Ramalho - e Pra desabafar). Zezum assina Mais que um amigo e Vá com Deus. Por sua vez, Aqui tá ficando bom! enfileira mais parcerias de Seu Domingos com Nando Cordel (Não faz assim e Todo ano) entre releitura do Chorinho pra ele (de Hermeto Paschoal) e a primeira composição do artista com sua filha (hoje cantora) Liv Moraes (Vários caminhos).

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Como era previsível, a morte de José Domingos de Morais (Garanhuns - PE, 12 de fevereiro de 1941 - São Paulo - SP, 23 de julho de 2013), o Dominguinhos, já está motivando a indústria fonográfica a reeditar em CD alguns títulos da vasta discografia do cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano. A Warner Music - que em 2012 já reeditara o álbum Seu Domingos (1987) pela Série Discobertas - repõe em catálogo neste mês de setembro de 2013, de forma avulsa, três álbuns lançados por Dominguinhos entre 1988 e 1990 na extinta Continental, gravadora cujo acervo está em poder da Warner Music. Voltam às lojas É isso aí! Simples como a vida (1988), Veredas nordestinas (1989) e Aqui tá ficando bom! (1990). É isso aí! Simples como a vida traz no repertório parcerias de Dominguinhos com Nando Cordel (Bateu no coração, É doce feito açúcar e Remelexo), Guadalupe (mulher do músico na época, coautora de Forró em Timbauba e de Me pede um carinho) e Anastácia (Já vou, mãe). Já Veredas nordestinas transita por músicas feitas por Dominguinhos com Fausto Nilo (O juazeiro e a sombra) e o recorrente Nando Cordel (De volta por aconchego - toada lançada em 1985 na voz de Elba Ramalho - e Pra desabafar). Zezum assina Mais que um amigo e Vá com Deus. Por sua vez, Aqui tá ficando bom! enfileira mais parcerias de Seu Domingos com Nando Cordel (Não faz assim e Todo ano) entre releitura do Chorinho pra ele (de Hermeto Paschoal) e a primeira composição do artista com sua filha (hoje cantora) Liv Moraes (Vários caminhos).

Musincanto disse...

Uma alegria ao saber do lançamento, uma decepção ao ver a qualidade da gravação. O áudio, extraído do vinil, conforme diz o encarte, teve todos os esforços para restaurar o áudio deteriorado. Ora, já que não quiseram ter o trabalho de pegar os tapes originais, pelo menos deveriam procurar colecionadores como a gente, que tem LPs zerados, para poder servir de matriz, pois os LPs usados na gravação nenhum colecionador se daria o trabalho de ter. Nem o "fade out" conseguir fazer direito. O Dominguinhos merecia muito mais. Marcelo Lima.

Érico Sátiro disse...

Realmente, Marcelo, péssimo trabalho, qualidade muito pobre do áudio. Qualquer um, com um equipamento bem básico, consegue converter LPs com melhor qualidade do que esses discos.