Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Titãs tocam inéditas de CD que sai em 2012 no show 'Futuras Instalações'

Mal encerrou sua participação no Rock in Rio 2011, festival no qual foi o único nome a se apresentar duas vezes (com Os Paralamas do Sucesso na abertura e com o grupo português Xutos & Pontapés no último dia), o grupo Titãs se prepara para cair na estrada com inédito show transitório, Futuras Instalações. A turnê nacional nacional começa na próxima sexta-feira, 7 de outubro de 2011, em apresentação no Floripa Hall, em Santa Catarina. No roteiro de Futuras Instalações, o quarteto - visto em foto de Marcelo Tinoco - adianta músicas inéditas que vão figurar no repertório do álbum que o grupo vai lançar em 2012 para comemorar seus 30 anos de carreira. Na composição dessa safra de inéditas (que inclui Morto Vivo, Tradição, Duas Torres e Fala Aí, Renata), os Titãs adicionaram elementos de música brasileira – guitarradas, bandas de pífanos e sons do Xingu – à sua tradicional pegada roqueira.

14 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Mal encerrou sua participação no Rock in Rio 2011, festival no qual foi o único nome a se apresentar duas vezes (com Os Paralamas do Sucesso na abertura e com o grupo português Xutos & Pontapés no último dia), o grupo Titãs se prepara para cair na estrada com inédito show transitório, Futuras Instalações. A turnê nacional nacional começa na próxima sexta-feira, 7 de outubro de 2011, em apresentação no Floripa Hall, em Santa Catarina. No roteiro de Futuras Instalações, o quarteto - visto em foto de Marcelo Tinoco - adianta músicas inéditas que vão figurar no repertório do álbum que o grupo vai lançar em 2012 para comemorar seus 30 anos de carreira. Na composição dessa safra de inéditas (que inclui Morto Vivo, Tradição, Duas Torres e Fala Aí, Renata), os Titãs adicionaram elementos de música brasileira – guitarradas, bandas de pífaros e sons do Xingu – à sua tradicional pegada roqueira.

Luca disse...

esses são brasileiros, não desistem nunca, deviam mirar no exemplo do REM

Anônimo disse...

Peguei o show dos Titãs ontem com os portugueses do Xutos e Pontapés por acaso... e fizeram um Ótimo show.
Claro, só tocaram música antiga - da fase áurea. rsrsr
Se eu fosse emprésario das bandas propunha uma turnê em conjunto, os portugueses fizeram lembrar os Titãs quem eles foram.

PS: Mauro, banda de pífanos. Tá grafado errado.

Felipe dos Santos disse...

Já vi alguns vídeos de "Fala aí, Renata" e "Morto vivo" no YouTube.

O arranjo da primeira é até interessante. Mas as letras... rasas, rasas. Acho que foi nelas que se deu a grande queda da carreira dos Titãs.

Mas podem me prender, podem me bater, podem até deixar-me sem comer, que não mudo de opinião: quando não têm de agradar ao povo que gosta das "Epitáfio" da vida, os quatro aí continuam roqueiros de respeito. Quem viu o show com o Xutos & Pontapés pôde comprovar.

A ver como as coisas se dão em 2012. Incluindo a possibilidade dos poucos shows com os sete que ainda estão aí, da formação clássica.

Ah, sim: se a banda tivesse fechado a tampa em 1997, logo após o Acústico, seria reconhecida como A grande banda da geração surgida nos anos 1980. Aposto. Aliás, o plano inicial era fazer o Acústico e, depois, cada um voltava aos projetos individuais.

Felipe dos Santos Souza

aguiar_luc disse...

Que horror Luca! Deixa os caras, eles são até legais!

Anônimo disse...

Sem dúvida, Felipe.
Aliás, eu os considero "a grande banda dos anos 80".
O problema é que quando vc diz isso hoje em dia tem que contextualizar. Afinal, eles já têm mais coisas, gravadas, ruins que boas.
Os Titãs são o Roberto Carlos do rock. rrrsrsr

PS: Tb vi os caras com os portugas. Belo show.

Abraço

Fábio Passadisco disse...

Não sei a grafia que Mauro usou, mas o instrumento pode ser grafado como "pife", "pífaro" ou "pífano"...

Anônimo disse...

O titãs é um exemplo de banda, e acredito um dos que fazem ou fizeram rock brasileiro. Mas tenho que concordar que dos trabalhos mais recentes nao gosto muito, é romantismo demais.

PS: É deixa os caras kkkk

Daทilo disse...

Zé Henrique, não concordo que eles tenham mais coisas ruins do que boas. Do Titanomaquia pra frente tem principalmente, letras - com algumas excessões - muito interessantes, sinto mais falta da pegada juvenil nos shows,ai é um pouco deprimente mesmo...

Anônimo disse...

Danilo, pra mim os Titãs são do Cabeça ao Titanomaquia.
Antes do Cabeça eles eram ruins, porém sem culpa. Já depois do Titanomaquia - o Domingo é meia boca, porém decente e o Acústico é muito bom - eles tornaram-se ruins com dolo.
Condenei-os ao limbo, mas ainda escuto com prazer os discos velhos.
Foram tão bons que por mais que forcem não conseguem jogar o nome na lama. Como Roberto.
Artistas muito longevos com 25/30/40 anos de carreira, obviamente, têm que ter altos e baixos.
Ninguém cobra uma obra só com pontos altos. O que se cobra, principalmente numa banda de rock, é postura. A famigerada e deturpada atitude.
Os Titãs perderam há muito tempo.

PS: Atitude não é uma pegada mais forte/juvenil. João Gilberto, por exemplo, tem atitude de sobra.
Pode-se falar baixinho e tê-la e pode-se berrar, como diria Carlinhos Brown, como uma criança criada com Todynho e ser apenas risível. Como o outro Brown, o Charlie.

Soneto Produções disse...

Será que Titãs vai virar resta 1? tomara que não...não merecem pelos bons discos dos anos 80...quem fez polícia,flores,aa uu,homem primata e diversão não merecem esse fim...favor façam aquela tarde recheada de cerveja e traga o Nando Reis, o Charles Gavin e o Arnaldo Antunes e voltem a fazer o bom e velho som titânico!!!

Soneto Produções disse...

Será que os titãs vai virar resta 1? tomara que não....quem fez Polícia,diversão,flores,AA UU e homem primata não merece um fim assim...favor,se juntem com o Arnaldo,o Nando e com o Charles repleto de cerveja e voltem com a criatividade que lhes é de habitual....

Luca disse...

O que queimou os caras de vez foi aquele disco das dez mais, pura apelação...

André Luís disse...

Esses aí (os que sobraram) estão perdidos há tempos. Salvos pelo passado.