Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

'Casa de Brinquedos' é reaberta em DVD com Taviani no lugar de Simone

Em 1983, no embalo do sucesso dos especiais Arca de Noé (1980) e Arca de Noé 2 (1091), Toquinho e o baterista Mutinho compuseram as músicas do projeto infantil intitulado Casa de Brinquedos. Tais músicas deram origem ao homônimo especial de TV exibido pela Rede Globo naquele ano. Com arranjos e regência do maestro Rogério Duprat (1932 - 2006), a trilha sonora de Casa de Brinquedos foi editada em LP ainda em 1983 e relançada no formato de CD em 1995. Vinte e oito anos após a criação do projeto, Casa de Brinquedos é reaberta no formato de DVD, posto nas lojas pela Universal Music. Já sem a capa criada por Elifas Andreato para o álbum original, a edição de Casa de Brinquedos em DVD exibe animadas ilustrações de Carlos Duba para cada uma das doze músicas do projeto. Mas a mudança mais significativa é a de intérprete da música A Bicicleta, uma das mais inspiradas de safra. Em vez de Simone, intérprete original do tema, ouve-se a voz de Isabella Taviani, gravada especialmente para o DVD neste ano de 2011. Simone não autorizou o uso de sua voz neste produto audiovisual derivado do projeto de 1983. Contudo, no CD também reeditado pela Universal Music com a atual capa criada para o DVD, A Bicicleta é ouvida na voz original da cantora baiana (a gravadora tem o direito automático de reeditar o álbum original, mas, dependendo dos contratos de cada artista, é preciso nova permissão caso a gravadora queira criar em outra mídia novo produto derivado do original). Apesar da lamentável perda da capa original de Elifas Andreato, o CD Casa de Brinquedos merece a atenção do público infantil por reunir artistas como Tom Zé (preciso na interpretação de O Robô, única letra assinada por João Carlos Pecci na trilha), Chico Buarque (O Caderno, obra-prima do disco), Baby Consuelo (A Espingarda de Rolha), MPB-4 (Os Super-Heróis) e Toquinho (O Avião). O DVD é dispensável.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1983, no embalo do sucesso dos especiais Arca de Noé (1980) e Arca de Noé 2 (1091), Toquinho e o baterista Mutinho compuseram as músicas do projeto infantil intitulado Casa de Brinquedos. Tais músicas deram origem ao homônimo especial de TV exibido pela Rede Globo naquele ano. Com arranjos e regência do maestro Rogério Duprat (1932 - 2006), a trilha sonora de Casa de Brinquedos foi editada em LP ainda em 1983 e relançada no formato de CD em 1995. Vinte e oito anos após a criação do projeto, Casa de Brinquedos é reaberta no formato de DVD, posto nas lojas pela Universal Music. Já sem a capa criada por Elifas Andreato para o álbum original, a edição de Casa de Brinquedos em DVD exibe animadas ilustrações de Carlos Duba para cada uma das doze músicas do projeto. Mas a mudança mais significativa é a de intérprete da música A Bicicleta, uma das mais inspiradas de safra. Em vez de Simone, intérprete original do tema, ouve-se a voz de Isabella Taviani, gravada especialmente para o DVD neste ano de 2011. Simone não autorizou o uso de sua voz neste produto audiovisual derivado do projeto de 1983. Contudo, no CD também reeditado pela Universal Music com a atual capa criada para o DVD, A Bicicleta é ouvida na voz original da cantora baiana (a gravadora tem o direito automático de reeditar o álbum original, mas, dependendo dos contratos de cada artista, é preciso nova permissão caso a gravadora queira criar em outra mídia novo produto derivado do original). Apesar da lamentável perda da capa original de Elifas Andreato, o CD Casa de Brinquedos merece a atenção do público infantil por reunir artistas como Tom Zé (preciso na interpretação de O Robô, única letra assinada por João Carlos Pecci na trilha), Chico Buarque (O Caderno, obra-prima do disco), Baby Consuelo (A Espingarda de Rolha), MPB-4 (Os Super-Heróis) e Toquinho (O Avião). O DVD é dispensável.

Tiago disse...

Mesma coisa que rolou no DVD do Gonzaguinha. Simone é realmente difícil...

Eduardo disse...

Ninguém merece Isabela Taviani.

Marcelo disse...

Simone é sempre problemática!!! Depois reclama...

Tiago disse...

Já ia esquecendo o DVD do Fabio Jr. "Ele e & Elas", que ela também não autorizou a imagem.