Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 16 de janeiro de 2011

Inéditos registros ao vivo de shows de Gal nos anos 70 podem virar disco

A edição em CD de inéditos registros ao vivo de shows feitos por Gal Costa nos anos 70 é um dos projetos fonográficos do jornalista Rodrigo Faour para 2011. Em 2010, Faour encontrou nos arquivos da gravadora Universal Music os áudios dos shows Índia (de 1973), Cantar (1974) e Gal Canta Caymmi (1976). A gravação do show Cantar inclui duetos de Gal com João Donato, compositor recorrente no repertório do álbum homônimo de 1974. Já o show Gal Canta Caymmi foi captado em apresentação no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), com a participação histórica do próprio Dorival Caymmi (1914-2008), compositor cujo cancioneiro gerou o (belo) disco homônimo de 1976, um dos primeiros songbooks da MPB.

11 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A edição em CD de inéditos registros ao vivo de shows feitos por Gal Costa nos anos 70 é um dos projetos fonográficos do jornalista Rodrigo Faour para 2011. Em 2010, Faour encontrou nos arquivos da gravadora Universal Music os áudios dos shows Índia (de 1973), Cantar (1974) e Gal Canta Caymmi (1976). A gravação do show Cantar inclui duetos de Gal com João Donato, compositor recorrente no repertório do álbum homônimo de 1974. Já o show Gal Canta Caymmi foi captado em apresentação no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), com a participação histórica do próprio Dorival Caymmi (1914-2008), compositor cujo cancioneiro gerou o (belo) disco homônimo de 1976, um dos primeiros songbooks da MPB.

lauro disse...

Uma bela notícia, Mauro. Os acertos de Gal ao vivo são muito significativos - às vezes, superando mesmo seus bons discos. Lamento até hoje que um show fenomenal como PLURAL não tenha recebido registro ao vivo...

Unknown disse...

Seria bom tb os registros de montreux em 85!!

Anônimo disse...

Ótimo, essa foi a época de ouro dela.
Mas bom mesmo, pra mim, seria o relançamento caprichado e remasterizado do maravilhoso Fa-Tal

Jorge Reis disse...

Normalmente em coletaneas de vinil dos anos 70 e inicio dos 80, encontro gravacoes de Gal que nao foram registradas em seus discos de carreira, e enquanto nao pinta nada de novo, ao menos e o que espero, poderiam compilar estas obras tambem...

lauro disse...

Bem lembrado, Daniel. Acho que Gal esteve duas vezes em Montreux (ao menos sei que levou os shows Tropical e depois Plural para lá). Qualquer dos dois merecer registro mais digno do que esses que rolam aí pela net.

Fernando Dasilva disse...

Tudo que vier de Gal sera sempre muito importante para a historia oficial da musica brasileira...para sempre!

Unknown disse...

Tem muitos registros mofando nas gravadoras, tomara que tenha registros de shows do Cazuza na Universal também!

Eduardo Cáffaro disse...

Não vejo a hora de comprar esse material. Ouvi dizer que também existe um registro ao vivo, em áudio, do show PLURAL, será que é verdade ?
Lembro que esse show foi maravilhoso e deveria ser lançado em cd duplo !
Eduardo Cáffaro - ABC

Mauro Ferreira disse...

Sim, Edu, é verdade. Existe nos arquivos da Sony Music o áudio do show 'Plural', gravado em festival no Riocentro, em 1991.
Abs, MauroF

KL disse...

A interpretação de "Dora" (Dorival Caymmi), em Montreaux, é sublime (confiram no Youtube). Esses shows devem ter muita coisa boa; espero que as capas desses cds não sejam nada parecidas com essa cafonice que campeia nas "artes gráficas" de hoje. Até um papel em branco escrito em Times New Roman consegue ser mais criativo e não atrapalhará a audição.