Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 22 de janeiro de 2011

Com fina ironia, trio Les Pops apresenta o primeiro grande disco de 2011

Resenha de CD
Título: Quero Ser Cool
Artista: Les Pops
Gravadora: Discobertas / Microservice
Cotação: * * * * 1/2

Em época marcada pela perseguição de um tom cool que por vezes soa até fake além de quase padronizar a cena indie nativa, o trio carioca Les Pops destila fina ironia já no título de seu excelente primeiro álbum, Quero Ser Cool. Ironia que se amplia quando se ouve o disco e se percebe que, não, Rodrigo Bittencourt, Daniel Lopes e Thiago Antunes não querem ser cool. "Eu quis te matar / Pode acreditar / Quando te vi passar por mim / Tão linda assim / E não me notar", admite logo de cara o vocalista e guitarrista Rodrigo Bittencourt nos versos iniciais de Esmalte, rock deliciosamente pop da lavra de Bittencourt, um dos melhores compositores da atual geração pop, como já ficou claro em seu segundo álbum solo (Mordida, 2008). Embora menos inpirado, Daniel Lopes também transita com desenvoltura pela trilha pop e, no trio, mostra evolução em relação ao seu fraco primeiro disco solo (Mais e Mais Refrões, 2009). São de Daniel o rock Aluguel em Abbey Road e a mordaz faixa-título do CD, Quero Ser Cool, balada composta com Rodrigo que ironiza a tribo indie que tem mais pose do que som. Já Thiago Antunes marca presença como cantor de voz macia no pop reggae Salto Agulha, parceria de Thiago com Rodrigo. E o fato é que Quero Ser Cool, o disco, transcorre leve, desencanado e bem-humorado ao longo de suas onze coerentes faixas (ainda que a primeira metade seja levemente superior à segunda). Ouça o álbum e descubra delícias como E La Nave Va, faixa que cai no suingue carioca enquanto cita o universo cult de Federico Fellini (1920 - 1993) em letra repleta de referências cinematográficas. Se o rock Batalha Naval (Daniel Lopes e Mila Bartilotti) faz original abordagem dos conflitos amorosos, Delay (Daniel Lopes e Rodrigo Bittencourt) esboça com alguma inspiração um cruzamento entre o universo do rock e do repente nordestino. Já Letícia (Thiago Antunes e Fernando Antunes) exibe um banjo que remete ao som do country norte-americano, mas é, em essência, um legítimo iê-iê-iê que expia dores de amores em certa contradição com os versos de A Canção, o tema de Rodrigo Bittencourt que fecha o disco com crítica sobre o desgastado universo temático das músicas românticas. “A canção cansou de dizer coração / A canção cansou de sofrer por paixão / A canção cansou de chorar no refrão", canta Rodrigo após o Les Pops perpetuar ótimo tema do compositor catarinense-alagoano Wado, Macaco Pavão, e dar tom roqueiro ao samba Camisa Listrada, do compositor centenário Assis Valente (1911 - 1958). Enfim, com leveza, descontração e irônico bom-humor, o trio Les Pops apresenta o primeiro grande disco de 2011.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em época marcada pela perseguição de um tom cool que por vezes soa até fake além de quase padronizar a cena indie nativa, o trio carioca Les Pop destila fina ironia já no título de seu excelente primeiro álbum, Quero Ser Cool. Ironia que se amplia quando se ouve o disco e se percebe que, não, Rodrigo Bittencourt, Daniel Lopes e Thiago Antunes não querem ser cool. "Eu quis te matar / Pode acreditar / Quando te vi passar por mim / Tão linda assim / E não me notar", admite logo de cara o vocalista e guitarrista Rodrigo Bittencourt nos versos iniciais de Esmalte, rock deliciosamente pop da lavra de Bittencourt, um dos melhores compositores da atual geração pop, como já ficou claro em seu segundo álbum solo (Mordida, 2008). Embora menos inpirado, Daniel Lopes também transita com desenvoltura pela trilha pop e, no trio, mostra evolução em relação ao seu fraco primeiro disco solo (Mais e Mais Refrões, 2009). São de Daniel o rock Aluguel em Abbey Road e a mordaz faixa-título do CD, Quero Ser Cool, balada composta com Rodrigo que ironiza a tribo indie que tem mais pose do que som. Já Thiago Antunes marca presença como cantor de voz macia no pop reggae Salto Agulha, parceria de Thiago com Rodrigo. E o fato é que Quero Ser Cool, o disco, transcorre leve, desencanado e bem-humorado ao longo de suas onze coerentes faixas (ainda que a primeira metade seja levemente superior à segunda). Ouça o álbum e descubra delícias como E La Nave Va, faixa que cai no suingue carioca enquanto cita o universo cult de Federico Fellini (1920 - 1993) em letra repleta de referências cinematográficas. Se o rock Batalha Naval (Daniel Lopes e Mila Bartilotti) faz original abordagem dos conflitos amorosos, Delay (Daniel Lopes e Rodrigo Bittencourt) esboça com alguma inspiração um cruzamento entre o universo do rock e do repente nordestino. Já Letícia (Thiago Antunes e Fernando Antunes) exibe um banjo que remete ao som do country norte-americano, mas é, em essência, um legítimo iê-iê-iê que expia dores de amores em certa contradição com os versos de A Canção, o tema de Rodrigo Bittencourt que fecha o disco com crítica sobre o desgastado universo temático das músicas românticas. “A canção cansou de dizer coração / A canção cansou de sofrer por paixão / A canção cansou de chorar no refrão", canta Rodrigo após o Les Pop apresentar ótimo tema do compositor catarinense-alagoano Wado, Macaco Pavão, e dar tom roqueiro ao samba Camisa Listrada, do compositor centenário Assis Valente (1911 - 1958). Enfim, com leveza, descontração e irônico bom-humor, o trio Les Pop apresenta o primeiro grande disco de 2011.

juvenal antunes oliveira filho disse...

Curti o som do grupo, tem ukelele e um acordeon, sons não tão comuns num CD pop!
Juvenal Oliveira

Lara Cervasio disse...

Adoro esse grupo, pena que ainda não onsgui vê-lo ao vivo. Daniel Lopes é incrível, um músico maravilhoso.

Conheço alguns artistas que cantam/cantaram músicas dele.

Adorei saber que tem gente curtindo o trabalho da banda.

Daniel disse...

Até onde eu sabia Esmalte tinha sido composta pelo Rodrigo Bittencourt e pela Ana Carolina