Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aos 73 anos, Wanda prolonga festa jovial em CD pilotado por Jack White

Resenha de CD
Título: The Party Ain't Over
Artista: Wanda Jackson
Gravadora: Nonesuch
Cotação: * * * *

Estrela do rockabilly e do country na década de 50, hoje com 73 anos, a cantora norte-americana Wanda Jackson prolonga sua festa em CD jovial produzido por Jack White. Mentor da dupla The White Stripes e de grupos como Racounters e Dead Weather, Jack traz Wanda de volta ao mercado fonográfico em disco que combina frescor, reverência às tradições dos ritmos que fizeram a fama da intérprete e a sujeira típica das guitarras de White. Nas lojas da Inglaterra e dos Estados Unidos a partir desta segunda-feira, 24 de janeiro de 2011, The Party Ain't Over transita por rockabilly, country, baladas e rock'n'roll em repertório de covers que inclui Shakin' All Over (sucesso de Johnny Kidd & The Pirates que tem seu ritmo frenético preservado por Wanda), Nervous Breakdown (pérola do repertório de Eddie Cochran), Thunder on the Mountain (da safra recente de Bob Dylan),  Rip It up, (clássico do rock'n'roll lançado por Bill Halley and His Comets, popularizado por Little Richard e revivido por Wanda com a energia do gênero), Busted (sucesso do country lançado em 1962 por Harlan Howard), You Know That I'm no Good (sim, a música de uma certa Amy Winehouse em boa abordagem), Teach me Tonight (balada das De Castro Sisters que foi parar na voz da mesma Amy),  Like a Baby (sucesso de Elvis Presley, com quem Wanda chegou a namorar nos áureos tempos de ambos) e Blue Yodel. O disco tem pegada. A energia e o timbre da voz de Wanda desmentem seus 73 anos. The Party Ain't Over soa retrô, mas paradoxalmente moderno. Basta ouvir a batida profana que envolve o tema gospel Dust on the Bible. Rejuvenescida por Jack White, Wanda Jackson é do tempo em que as cantoras norte-americanas ainda tinham alma e não seguiam a mesma fórmula de sucesso que as torna tão iguais nos dias de hoje. Viva a rainha do rockabilly!

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Estrela do rockabilly e do country na década de 50, hoje com 73 anos, a cantora norte-americana Wanda Jackson prolonga sua festa em CD jovial produzido por Jack White. Mentor da dupla The White Stripes e de grupos como Racounters e Dead Weather, Jack traz Wanda de volta ao mercado fonográfico em disco que combina frescor, reverência às tradições dos ritmos que fizeram a fama da intérprete e a sujeira típica das guitarras de White. Nas lojas da Inglaterra e dos Estados Unidos a partir desta segunda-feira, 24 de janeiro de 2011, The Party Ain't Over transita por rockabilly, country, baladas e rock'n'roll em repertório de covers que inclui Shakin' All Over (sucesso de Johnny Kidd & The Pirates que tem seu ritmo frenético preservado por Wanda), Nervous Breakdown (pérola do repertório de Eddie Cochran), Thunder on the Mountain (da safra recente de Bob Dylan), Rip It up, (clássico do rock'n'roll lançado por Bill Halley and His Comets, popularizado por Little Richard e revivido por Wanda com a energia do gênero), Busted (sucesso do country lançado em 1962 por Harlan Howard), You Know That I'm no Good (sim, a música de uma certa Amy Winehouse em boa abordagem), Teach me Tonight (balada das De Castro Sisters que foi parar na voz da mesma Amy), Like a Baby (sucesso de Elvis Presley, com quem Wanda chegou a namorar nos áureos tempos de ambos) e Blue Yodel. O disco tem pegada. A energia e o timbre da voz de Wanda desmentem seus 73 anos. The Party Ain't Over soa retrô, mas paradoxalmente moderno. Basta ouvir a batida profana que envolve o tema gospel Dust on the Bible. Rejuvenescida por Jack White, Wanda Jackson é do tempo em que as cantoras norte-americanas ainda tinham alma e não seguiam a mesma fórmula de sucesso que as torna tão iguais nos dias de hoje. Viva a rainha do rockabilly!