Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 14 de julho de 2015

Targino cai no choro, tango e na bossa em disco pontuado por Dominguinhos

Embora Targino Gondim ainda esteja associado ao único grande sucesso de sua obra autoral, Esperando na janela (Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeom), música lançada em 2000 na voz do cantor baiano Gilberto Gil, o cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano continua expandindo sua discografia. Seu atual lançamento fonográfico é o CD Chorando mais eu (Independente), no qual envereda por ritmos como choro e tango sem sair do universo da música nordestina. Instrumental, o disco é pontuado pela lembrança da música e da figura do cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano Dominguinhos (1941 - 2013), de quem Targin toca Princesinha do choro (Dominguinhos, 1995), Lamento sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil, 1973) - toada ouvida em gravação feita com o Quinteto Sinfônico da Bahia - e Um pé no asfalto, outro na buraqueira (Domiguinhos, 1990), tema gravado no disco com Oswaldinho do Acordeom. Entre saudações ao seu mestre, como Um xote pra neném (Targino Gondim) e Salve, Dominguinhos (Tadeu Gouveia), Gondim cai no choro Delicado (Waldir Azevedo, 1950) e persegue o passo do tango Adiós nonino (Astor Piazzolla, 1959), entrando com sua sanfona até na moderna onda da bossa-novista Wave (Antonio Carlos Jobim, 1967), ao lado do colega conterrâneo Cezzinha.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Embora Targino Gondim ainda esteja associado ao único grande sucesso de sua obra autoral, Esperando na janela (Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeom), música lançada em 2000 na voz do cantor baiano Gilberto Gil, o cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano continua expandindo sua discografia. Seu atual lançamento fonográfico é o CD Chorando mais eu (Independente), no qual envereda por ritmos como choro e tango sem sair do universo da música nordestina. Instrumental, o disco é pontuado pela lembrança da música e da figura do cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano Dominguinhos (1941 - 2013), de quem Targin toca Princesinha do choro (Dominguinhos, 1995), Lamento sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil, 1973) - toada ouvida em gravação feita com o Quinteto Sinfônico da Bahia - e Um pé no asfalto, outro na buraqueira (Domiguinhos, 1990), tema gravado no disco com Oswaldinho do Acordeom. Entre saudações ao seu mestre, como Um xote pra neném (Targino Gondim) e Salve, Dominguinhos (Tadeu Gouveia), Gondim cai no choro Delicado (Waldir Azevedo, 1950) e persegue o passo do tango Adiós nonino (Astor Piazzolla, 1959), entrando com sua sanfona até na moderna onda da bossa-novista Wave (Antonio Carlos Jobim, 1967), ao lado do colega conterrâneo Cezzinha.