Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 25 de setembro de 2011

Sem pegada e energia, Snow Patrol faz show protocolar no Rock in Rio

Resenha de show - Rock in Rio 2011
Título: Snow Patrol
Artista: Snow Patrol
Local: Cidade do Rock (Rio de Janeiro, RJ)
Data: 24 de setembro de 2011
Foto: Divulgação Rock in Rio 2011 / Marco Terranova - R2
Cotação: * * 1/2

Bem que o vocalista do Snow Patrol, Gary Lightbody, cumpriu o protocolo, se vestindo com a Bandeira do Brasil enquanto cantava Hands Open, número em que desceu do palco para se aproximar do público espremido na fila do gargarejo da Cidade do Rock. Gary também saudou o fato de o grupo estar tocando pela primeira vez no Rio de Janeiro e elogiou o futebol do Brasil, a quem dedicou a balada This Isn't Everthing You Are, entoada por ele na sequência, então com a Bandeira Nacional já enrolada no microfone. Contudo, a disposição do cantor para se mostrar simpático não diluiu a sensação de que a banda irlandesa fez show protocolar no Rock in Rio. Programada no Palco Mundo entre os shows dos grupos Capital Inicial e Red Hot Chili Peppers, a primeira apresentação do Snow Patrol em solo carioca transcorreu sem pegada e sem energia. Com boa vontade, parte do público até repetiu em coro o refrão imperativo de Shut Your Eyes. Mas o pop rock tristonho da banda não empolgou para valer a multidão que apenas esperava o show do Red Hot Chili Peppers. As projeções que introduziram em clima meio futurista o show - aberto com You're All That I Have - até fizeram supor apresentação mais vibrante. Só que o show do Snow Patrol não decolou ao longo de seus 14 números. Generosa, a banda incluiu no roteiro até seu novo single, Fallen Empires, tema de seu próximo álbum. Só que permaneceu a sensação de que o Snow Patrol tocava no palco errado e na hora errada. Baladas climáticas como Make This Go on Forever e Set the Fire to the Third Bar - dividida por Gary com a cantora brasileira Mariana Aydar em harmoniosa união de vozes - têm lá sua beleza, mas são mais adequadas para palco mais intimista como o Sunset.

11 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Bem que o vocalista do Snow Patrol, Gary Lightbody, cumpriu o protocolo, se vestindo com a Bandeira do Brasil enquanto cantava Hands Open, número em que desceu do palco para se aproximar do público esprimido na fila do gargarejo da Cidade do Rock. Gary também saudou o fato de o grupo estar tocando pela primeira vez no Rio de Janeiro e elogiou o futebol do Brasil, a quem dedicou a balada This Isn't Everthing You Are, entoada por ele na sequência, então com a Bandeira Nacional já enrolada no microfone. Contudo, a disposição do cantor para se mostrar simpático não diluiu a sensação de que a banda escocesa fez show protocolar no Rock in Rio. Programada no Palco Mundo entre os shows dos grupos Capital Inicial e Red Hot Chili Peppers, a primeira apresentação do Snow Patrol em solo carioca transcorreu sem pegada e sem energia. Com boa vontade, parte do público até repetiu em coro o refrão imperativo de Shut You Eyes. Mas o pop rock da banda não empolgou para valer a multidão que, a rigor, esperava o show do Red Hot Chili Peppers. As projeções que introduziram em clima meio futurista o show - aberto com You're All That I Have - até fizeram supor apresentação mais vibrante. Só que o show do Snow Patrol não decolou ao longo de seus 14 números. Generosa, a banda incluiu no roteiro até seu novo single, Fallen Empires, tema de seu próximo álbum. Só que permaneceu a sensação de que o Snow Patrol tocava no palco errado e na hora errada. Baladas climáticas como Make This Go on Forever e Set the Fire to the Third Bar - dividida por Gary com a cantora brasileira Mariana Aydar em harmoniosa união de vozes - têm lá sua beleza, mas são mais adequadas para palco mais intimista como o Sunset.

Daniel disse...

eh, vi os videos e realmente a platéia estava apática, o que transmitiu a sensação de um show morno. Mas essa impressão deve ser devido ao fato da banda não ser muito conhecida do nosso público. Mas Chasing Cars é uma música fantástica e foi a mais tocada do Reino Unido na década. Basta ver a vibração do público e a catarse ocorrida nesse vídeo para notar que o problema definitivamente nao está na banda...
http://www.youtube.com/watch?v=6TLRnu1BOnA

André Luís disse...

Eu não conhecia o Snow Patrol, mas assisti pela TV. Realmente achei fraco também.

Essa da bandeira brasileira já não tem nem mais graça... E elogiar o futebol daqui?! Putz, melhor ter ficado calado...!

* Mauro, duas correções:
- Espremido (e não "esprimido")
- Shut Your Eyes (e não "Shut You Eyes")
ABRAÇO!

Diogo Santos disse...

Pois eu não conhecia a banda e me amarrei no show. Sem falar que Gary tem o melhor gogó entre os vocalistas que subiram até agora ao Palco Mundo. O erro foi a escalação do line up - assim como no caso do Elton John.

Mauro Ferreira disse...

Obrigado, André, por me alertar dois erros. Falta concentração nesses dias de festival. Sim, Diogo, acho que o erro residiu sobretudo na escalação. Abs, MauroF

Dulcíssima Prisão disse...

Fui com Lulu Santos até a nascente Cidade do Rock. Naquele ano em que o Paralamas arrasou. Fiquei irado porque o corredor para onde dava a porta do camarim de Lulu foi tomado com agressividade por roadies ingleses grosseiros (os ingleses são polidos, mas não há nada mais feio do que a brutalidade de um inglês surgindo por debaixo do polimento): Rod Stewart ia passar. Era um camarim de artista (eu não: eu era um penetra curioso, convidado do meu querido Lulu). Veio a exigência de que se fechasse a porta. Me perguntei: se Lulu quisesse exigir algo parecido, poderia? “Não passo por esse corredor se Rod Stewart não fechar a porta: não quero que ele me veja.” Eu acharia Lulu um chato se ele fizesse isso. Mas o inglês fazer era para ser tomado como normal. Fiquei sacaneando: quem é que quer ver a cabeça de manga chupada de Rod Stewart? E me dei conta de quão ridícula é a liturgia dos astros de rock, milimetricamente copiada da de imperadores romanos de filmes de Hollywood. Uns atores fazendo cara de bicha má. Fiquei com saudades dos festivais de jazz, que acabavam com as grandes estrelas indo dar canja no Mistura Fina. Em 1967 iniciei uma onda de repúdio ao nacionalismo. Mas numa hora dessas eu me sentia mais nacionalista do que José Ramos Tinhorão.

Katiuska disse...

Uma dúvida: Alguns dizem que a banda é de escoceses, mas durante o show do Rock in Rio, ouvi o Gary, vocalista, dizendo que eles são de Belfast, Irlanda.
Sempre gostei muito do Snow Patrol e estava ansiosa para ver a performance deles ao vivo, mesmo que pela tv, já que em cds, eles mandam muito bem (o último cd ao vivo é ótimo). Confesso que fiquei um pouco decepcionada, apesar de todo esforço do vocalista em tentar agradar, a plateia estava dispersa e o show acabou ficando meio morno. Mas continuo achando a boa muito boa, com ótimas músicas ("Run" é uma das minhas preferidas, linda!) e vou continuar ouvindo muuuiito os cds que tenho! Acho que a escalação em outro dia teria dado mais certo.

Katiuska disse...

Uma dúvida: Alguns dizem que a banda é de escoceses, mas durante o show do Rock in Rio, ouvi o Gary, vocalista, dizendo que eles são de Belfast, Irlanda.
Sempre gostei muito do Snow Patrol e estava ansiosa para ver a performance deles ao vivo, mesmo que pela tv, já que em cds, eles mandam muito bem (o último cd ao vivo é ótimo). Confesso que fiquei um pouco decepcionada, apesar de todo esforço do vocalista em tentar agradar, a plateia estava dispersa e o show acabou ficando meio morno. Mas continuo achando a boa muito boa, com ótimas músicas ("Run" é uma das minhas preferidas, linda!) e vou continuar ouvindo muuuiito os cds que tenho! Acho que a escalação em outro dia teria dado mais certo.

Mauro Ferreira disse...

Tem razão, Katiuska. O grupo é da Irlanda. Grato pelo alerta. Abs, MauroF

Marcelo Barbosa disse...

A participação da Mariana Aydar serviu para constatar que o próprio público brasileiro a desconhece. Uma ilustre desconhecida no seu próprio país. Não consegue nem com a ajuda da mídia e do Mauro.

Rener Melo disse...

Adoro as baladinhas dele. <3