Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Lulu prega afeto amplo, geral e irrestrito no inédito single 'Sócio do amor'

Entronizado como o Rei do pop brasileiro desde a década de 1980, Lulu Santos vivencia fase de popularidade renovada por conta de sua atuação como jurado do programa The voice Brasil, exibido pela TV Globo desde 2012. Com cotação novamente em alta no mundo da música, o que tem resultado em cachês inflados e shows lotados, o cantor e compositor carioca promove neste ano de 2014 uma música inédita, Sócio do amor, na qual receita afeto amplo, geral e irrestrito na levada pop que caracteriza seu cancioneiro. Já incluída pelo artista no roteiro dos shows da turnê nacional Toca Lulu, Sócio do amor está sendo editada em single promocional de distribuição dirigida a amigos do cantor e a profissionais da indústria da música. A música é realmente nova, originária do repertório do álbum de inéditas gravado por Lulu em 2011, mas arquivado para ceder a vez ao disco Lulu canta & toca Roberto e Erasmo (Sony Music, 2013).

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Entronizado como o Rei do pop brasileiro desde a década de 1980, Lulu Santos vivencia fase de popularidade renovada por conta de sua atuação como jurado do programa The voice Brasil, exibido pela TV Globo desde 2012. Com cotação novamente em alta no mundo da música, o que tem resultado em cachês inflados e shows lotados, o cantor e compositor carioca promove neste ano de 2014 música inédita, Sócio do amor, na qual receita afeto amplo, geral e irrestrito na levada pop que caracteriza seu cancioneiro. Já incluída pelo artista no roteiro dos shows da turnê nacional Toca Lulu, Sócio do amor está sendo editada em single promocional de distribuição dirigida a amigos do cantor e a profissionais da indústria da música. A música é realmente nova e não faz parte do repertório do álbum de inéditas gravado por Lulu em 2012, mas arquivado para dar vez ao disco Lulu canta & toca Roberto e Erasmo (Sony Music, 2013).

Felipe dos Santos disse...

Vou discordar um pouco de Mauro: Lulu até vive, de fato, momento remoçado em sua carreira, pelo fator "The Voice". De fato, voltou a ter shows lotados, voltou a ser relativamente comentado... No entanto, não acho que esse momento de "reaparição" de Lulu seja tão maciço quanto outros episódios assim em sua carreira.

Por exemplo, a reação vista entre "Assim caminha a humanidade", o disco, e "Anticiclone tropical", quando o dito cujo REALMENTE deu novo frescor à carreira, REALMENTE ganhou um novo público, REALMENTE abriu novas searas a serem exploradas.

Agora, Lulu participa de um programa de tevê, atrai novas pessoas a seus shows, mas... não acho que passará muito daí. E talvez nem o próprio queira isso. Lembro de uma entrevista que ele deu na época do lançamento de "Lulu Acústico MTV II", dizendo que já tinha quase 60 anos e estava querendo mais é sossego.

Ou seja: embora Lulu seja um sujeito inteligente e experimentado na exploração desse tal de pop (Luca, comentarista frequente aqui, já o elogiou bem: "Lulu é o cara, pode até fazer um 'ao vivo' aqui e outro ali para agradar ao mercado, mas sempre olha pra frente"), não acho que queira reinventar a roda, viver períodos de maciça popularidade como nos anos '80 e na metade dos '90. E quer saber? Certo ele, que já definiu: "Música pop serve pra alegrar a vida das pessoas".

Felipe dos Santos Souza