Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Bugg se distancia de Dylan em 'Shangri la', só que soa menos inspirado

Resenha de CD
Título: Shangri la
Artista: Jake Bugg
Gravadora: Virgin Records / Universal Music
Cotação: * * * 

Em 2012, Jake Bugg assombrou o universo pop com grande álbum de estreia em que foi impossível dissociar seu folk vintage do som feito por Bob Dylan nos anos 1960. Em seu segundo álbum, Shangri la (2013), o cantor e compositor britânico - que vai fazer 20 anos neste mês de fevereiro de 2014 - se distancia (um pouco...) da obra do artista norte-americano, mas, em contrapartida, soa menos inspirado como compositor. Comparações inevitáveis com o folk de Dylan à parte, a safra de inéditas autorais do álbum Jake Bugg era excepcional. A de Shangri la não chega a impressionar, embora contenha boas músicas como a elétrica Messed up kids (Jake Bugg, Iaim Archer e Brendan Benson) e a balada A song about love (Jake Bugg e Iaim Archer). Há mais rock em Shangri la do que em Jake Bugg - efeito provável de a produção do disco ter sido confiada a Rick Rubin, produtor-grife do universo das guitarras. A pressão roqueira de Slumville sunrise (Jake Bugg e Iaim Archer) e What doen'st kill you (Jake Bugg e Iaim Archer) resulta certamente da presença de Rubin no estúdio. De todo modo, ecos da fase folk de Dylan ainda pontuam o som de Bugg. Basta ouvir There's a beast and we all feed it (Jake Bugg e Iaim Archer), Me and you (Jake Bugg) e sobretudo o folk que fecha Shangri la, Storm passes away (Jake Bugg, Iaim Archer e Brendan Benson), para perceber que a influência benéfica do bardo ainda anima o espírito musical de Jake Bugg. Só que o jovem artista britânico - que já prepara o repertório de seu terceiro álbum de estúdio, previsto para ser lançado neste ano de 2014 - precisa parar para compor com mais calma para talvez poder bisar no próximo disco a inspiração fenomenal de seu álbum de estreia.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Em 2012, Jake Bugg assombrou o universo pop com grande álbum de estreia em que foi impossível dissociar seu folk vintage do som feito por Bob Dylan nos anos 1960. Em seu segundo álbum, Shangri la (2013), o cantor e compositor britânico - que vai fazer 20 anos neste mês de fevereiro de 2014 - se distancia (um pouco...) da obra do artista norte-americano, mas, em contrapartida, soa menos inspirado como compositor. Comparações inevitáveis com Dylan à parte, a safra de inéditas autorais do álbum Jake Bugg era excepcional. A de Shangri la não chega a impressionar, embora contenha boas músicas como a elétrica Messed up kids (Jake Bugg, Iaim Archer e Brendan Benson) e a balada A song about love (Jake Bugg e Iaim Archer). Há mais rock em Shangri la do que em Jake Bugg - efeito provável de a produção do disco ter sido confiada a Rick Rubin, produtor-grife do universo das guitarras. A pressão roqueira de Slumville sunrise (Jake Bugg e Iaim Archer) e What doen'st kill you (Jake Bugg e Iaim Archer) resulta certamente da presença de Rubin no estúdio. De todo modo, ecos da fase folk de Dylan ainda pontuam o som de Bugg. Basta ouvir There's a beast and we all feed it (Jake Bugg e Iaim Archer), Me and you (Jake Bugg) e sobretudo o folk que fecha Shangri la, Storm passes away (Jake Bugg, Iaim Archer e Brendan Benson), para perceber que a influência benéfica do bardo ainda anima o espírito musical de Jake Bugg. Só que o jovem artista britânico - que já prepara o repertório de seu terceiro álbum de estúdio, previsto para ser lançado neste ano de 2014 - precisa parar para compor com mais calma para talvez poder bisar no próximo disco a inspiração fenomenal de seu álbum de estreia.