Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 14 de dezembro de 2013

'Moon landing' reflete o habitual brilho pop de James Blunt sem surpresa

Resenha de CD
Título: Moon landing
Artista: James Blunt
Gravadora: Atlantic Records / Warner Music
Cotação: * * *

Quarto álbum de James Blunt, Moon landing provavelmente vai decepcionar quem espera ouvir canção tão pegajosa quanto You're beautiful, o megahit de 2005 que projetou em todo o universo pop o álbum de estreia deste bom cantor e compositor britânico, Back to bedlam (2004). Por mais que ainda esteja refém desse grande sucesso inicial, visto que toda sua produção posterior tem rendimento confrontado com a repercusão de You're beautiful, Blunt tem pavimentado com dignidade sua trajetória fonográfica. Sem inventar moda, Moon landing reflete o brilho habitual do artista. Para quem gosta de baladas, Miss America (James Blunt, Wayne Hector e Steve Mac), Face the sun (James Blunt e Steve Robson) - música que abre o disco e que ganha certa pressão roqueira depois dos dois minutos - e a bonita Sun on sunday (James Blunt, Claude Kelly e Steve Mac), de tom mais introspectivo, são iguarias temperadas com o falsete do cantor. Com leve toque de BritPop, Bones (James Blunt, Wayne Hector e Steve Mac) reitera a fluência do compositor, cujo bom domínio do idioma pop está explicitado em Bonfire heart (James Blunt e Ryan Tedder) - faixa de clima pop folk escolhida como o primeiro single do álbum - e, sobretudo, em The only one (James Blunt, Wayne Hector e Steve Mac). Enfim, Blunt reitera em Moon landing o talento que já mostrara em All the lost souls (2007) - álbum que rendeu a bela balada Same mistake, sucesso no Brasil ao ser propagada na trilha sonora da novela Duas caras (TV Globo, 2007 / 2008) - e no anterior Some kind of trouble (2010). Nesse sentido, pouco fez diferença o fato de Blunt ter recrutado Tom Rothrock - piloto de Back to bedlam - para produzir o disco. Com cordas imponentes no arranjo de Blue on blue (James Blunt e Steve McEwan), balada que fecha o CD, Moon landing é bom disco que resulta sem poder para alterar o status e o público de James Blunt. É preciso?

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Quarto álbum de James Blunt, Moon landing provavelmente vai decepcionar quem espera ouvir canção tão pegajosa quanto You're beautiful, o megahit de 2005 que projetou em todo o universo pop o álbum de estreia deste bom cantor e compositor britânico, Back to bedlam (2004). Por mais que ainda esteja refém desse grande sucesso inicial, visto que toda sua produção posterior tem rendimento confrontado com a repercusão de You're beautiful, Blunt tem pavimentado com dignidade sua trajetória fonográfica. Sem inventar moda, Moon landing reflete o brilho habitual do artista. Para quem gosta de baladas, Miss America (James Blunt, Wayne Hector e Steve Mac), Face the sun (James Blunt e Steve Robson) - música que abre o disco e que ganha certa pressão roqueira depois dos dois minutos - e a bonita Sun on sunday (James Blunt, Claude Kelly e Steve Mac), de tom mais introspectivo, são iguarias temperadas com o falsete do cantor. Com leve toque de BritPop, Bones (James Blunt, Wayne Hector e Steve Mac) reitera a fluência do compositor, cujo bom domínio do idioma pop está explicitado em Bonfire heart (James Blunt e Ryan Tedder) - faixa de clima pop folk escolhida como o primeiro single do álbum - e, sobretudo, em The only one (James Blunt, Wayne Hector e Steve Mac). Enfim, Blunt reitera em Moon landing o talento que já mostrara em All the lost souls (2007) - álbum que rendeu a bela balada Same mistake, sucesso no Brasil ao ser propagada na trilha sonora da novela Duas caras (TV Globo, 2007 / 2008) - e no anterior Some kind of trouble (2010). Nesse sentido, pouco fez diferença o fato de Blunt ter recrutado Tom Rothrock - piloto de Back to bedlam - para produzir o disco. Com cordas imponentes no arranjo de Blue on blue (James Blunt e Steve McEwan), balada que fecha o CD, Moon landing é bom disco que resulta sem poder para alterar o status e o público de James Blunt. É preciso?

Daniel disse...

Muito bom o álbum, me pareceu um All The Lost Souls 2.0, o que é muito bom já que pra mim é o melhor album dele. O album é basicamente composto de baladas calcadas no piano - e quase sempre violoes -, mas sao todas lindas, com ótimas letras e arranjos que oscilam entre o pop/folk/rock e não o deixa repetitivo. Uma pena que o sucesso de You Are Beautiful não continue sendo bisado mas Bonfire Heart conseguiu boa repercussao na Europa e Australia. Boa resenha, mas daria 4 estrelas fácil ^^