Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Viola Quebrada celebra em CD e DVD obra da dupla Cascatinha & Inhana

Em 1941, a paulista Ana Eufrosina da Silva (1923 - 1981) conheceu o também paulista Francisco dos Santos (1919 - 1996) no circo Nóviorque, no qual ele cantava sambas de breque. Nasceu ali um amor que se transformou em música e ecoou pelo Brasil quando, na sequência da união afetiva, Francisco formou com Ana a dupla sertaneja Cascatinha & Inhana. Dez anos depois, em 1951, a dupla debutou em disco, pela extinta gravadora Todamérica, com 78 rotações por minuto que trazia La Paloma (Sebastian Y Radier em versão de Pedro Almeida) e a toada Fronteiriça (José Fortuna). Decorridos 60 anos da estreia fonográfica da dupla, La Paloma e Fronteiriça reaparecem no CD e DVD Viola Quebrada Canta Cascatinha & Inhana ao Vivo, lançados neste mês de novembro de 2011 com distribuição da Rob Digital. As músicas abrem o roteiro construído pela poeta e escritora paranaense Etel Frota para o show gravado ao vivo em 7 e 8 de maio de 2010 em apresentações no Teatro Paiol, em Curitiba (PR). Filmado pela empresa Cine Viola, sob a direção musical de Oswaldo Rios e Rogério Gulin (violonista e violeiro do grupo Viola Quebrada), o show reaviva belos temas interioranos que deram fama a Cascatinha & Inhana. Fiel às tradições da música caipira, o Viola Quebrada - formado em 1997, em Curitiba (PR), com nome de tema do modernista Mário de Andrade (1893 - 1945) - dá nova voz a músicas como Sertaneja (René Bittencourt), Casinha Pequenina (tema de domínio público), Anahy (J. Oswaldo Sosa Cordero em versão de José Fortuna) e Flor do Cafezal (Luiz Carlos Paraná) sem esquecer as guarânias Índia (Manuel O. Guerreiro e J. A. Flores em versão de José Fortuna) e Meu Primeiro Amor (H. Gimenez em versão de José Fortuna e Pinheirinho Jr.), os dois maiores sucessos da saudosa dupla. Com participação d'As Galvão, Viola Quebrada Canta Cascatinha & Inhana ao Vivo transita na contramão do sertanejo já pop, 70 anos depois daquele seminal encontro circense que gerou amor e música.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1941, a paulista Ana Eufrosina da Silva (1923 - 1981) conheceu o também paulista Francisco dos Santos (1919 - 1996) no circo Nóviorque, no qual ele cantava sambas de breque. Nasceu ali um amor que se transformou em música e ecoou pelo Brasil quando, na sequência da união afetiva, Francisco formou com Ana a dupla sertaneja Cascatinha & Inhana. Dez anos depois, em 1951, a dupla debutou em disco, pela extinta gravadora Todamérica, com 78 rotações por minuto que trazia La Paloma (Sebastian Y Radier em versão de Pedro Almeida) e a toada Fronteiriça (José Fortuna). Decorridos 60 anos da estreia fonográfica da dupla, La Paloma e Fronteiriça reaparecem no CD e DVD Viola Quebrada Canta Cascatinha & Inhana ao Vivo, lançados neste mês de novembro de 2011 com distribuição da Rob Digital. As músicas abrem o roteiro construído pela poeta e escritora paranaense Etel Frota para o show gravado ao vivo em 7 e 8 de maio de 2010 em apresentações no Teatro Paiol, em Curitiba (PR). Filmado pela empresa Cine Viola, sob a direção musical de Oswaldo Rios e Rogério Gulin (violonista e violeiro do grupo Viola Quebrada), o show reaviva belos temas interioranos que deram fama a Cascatinha & Inhana. Fiel às tradições da música caipira, o Viola Quebrada - formado em 1997, em Curitiba (PR), com nome de tema do modernista Mário de Andrade (1893 - 1945) - dá nova voz a músicas como Sertaneja (René Bittencourt), Casinha Pequenina (tema de domínio público), Anahy (J. Oswaldo Sosa Cordero em versão de José Fortuna) e Flor do Cafezal (Luiz Carlos Paraná) sem esquecer as guarânias Índia (Manuel O. Guerreiro e J. A. Flores em versão de José Fortuna) e Meu Primeiro Amor (H. Gimenez em versão de José Fortuna e Pinheirinho Jr.), os dois maiores sucessos da saudosa dupla. Com participação d'As Galvão, Viola Quebrada Canta Cascatinha & Inhana ao Vivo transita na contramão do sertanejo já pop, 70 anos depois daquele seminal encontro circense que gerou amor e música.

aguiar_luc disse...

Mauro cadê a Bula do álbum do Florence + The Machine Cerimonials!!!!

Tombom disse...

Oportuna homenagem — que traz aos ouvidos de hoje um repertório precioso. Vale lembrar aqui que, nas vozes peculiares e seminais da dupla Cascatinha & Inhana, a guarânia "Índia" vendeu 300 mil cópias em seu primeiro ano de lançamento (1952) e até a segunda metade dos anos 1990 vendeu mais de — acreditem ou não — três milhões de discos!

Luca disse...

Bethânia gravou Meu primeiro amor, Gal gravou Índia, só por aí já dá pra ver a importância dessa dupla caipira