Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Com leveza e suingue, CD 'Veraneio' sopra brisa fresca na praia do Eddie

Resenha de CD
Título: Veraneio
Artista: Eddie
Gravadora: sem indicação
Cotação: * * *

Também cria das lamas que revolveram o som de Pernambuco nos anos 90, no movimento rotulado como Mangue Beat, o grupo olindense Eddie chega ao quinto álbum, Veraneio, sem trair seu Original Olinda Style. Produzido por BiD, o disco soa como brisa fresca na beira do mar. Com Karina Buhr no backing vocal, Delírios Espaciais surfa na onda de leveza que embala Veraneio. Vocalista de três das onze músicas, Buhr figura também no reggae O Saldo da Glória - faixa que expõe ainda a voz de Otto entre o canto em falsete do vocalista Trummer - e em Parque de Diversões (gravada com a adesão de Junio Barreto). Com envolvente pulsação pop, a faixa-título Veraneio sintetiza bem a curtição e o balanço praieiro do Eddie, propagando os benefícios de tarde zen à beira-mar. Sucessor dos álbuns Sonic Mambo (Roadrunner, 1998), Original Olinda Style (independente, 2002), Metropolitano (independente, 2006) e Carnaval no Inferno (independente, 2008), Veraneio é um disco cheio de suingue - especialmente destacado em Ela Vai Dançar, parceria do Eddie com Lirinha - e de bem com a vida. Mas o mar que enleva também "agarra, arranca e tira tudo do lugar", como diz a letra de Casa de Marinbondo, faixa que quebra o clima zen sem perder a leveza e o balanço, urdido por instrumentos como o trombone de Marlon Sette, que se junta em várias faixas a Fábio Trummer (guitarra e voz), Urêa (percussão e voz), Andret (trompetes, teclados e samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo). No fim, DJ Dolores adensa o luau olindense com os beats eletrônicos da faixa-bônus Delírios. Mas a praia do Eddie é para ser curtida de dia, de preferência com sol e com som leve e pop como o de Veraneio. Sem lama e sem caos.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Também cria das lamas que revolveram o som de Pernambuco nos anos 90, no movimento rotulado como Mangue Beat, o grupo olindense Eddie chega ao quinto álbum, Veraneio, sem trair seu Original Olinda Style. Produzido por BiD, o disco soa como brisa fresca na beira do mar. Com Karina Buhr no backing vocal, Delírios Espaciais surfa na onda de leveza que embala Veraneio. Vocalista de três das onze músicas, Buhr figura também no reggae O Saldo da Glória - faixa que expõe ainda a voz de Otto entre o canto em falsete do vocalista Trummer - e em Parque de Diversões (gravada com a adesão de Junio Barreto). Com envolvente pulsação pop, a faixa-título Veraneio sintetiza bem a curtição e o balanço praieiro do Eddie, propagando os benefícios de tarde zen à beira-mar. Sucessor dos álbuns Sonic Mambo (Roadrunner, 1998), Original Olinda Style (independente, 2002), Metropolitano (independente, 2006) e Carnaval no Inferno (independente, 2008), Veraneio é um disco cheio de suingue - especialmente destacado em Ela Vai Dançar, parceria do Eddie com Lirinha - e de bem com a vida. Mas o mar que enleva também "agarra, arranca e tira tudo do lugar", como diz a letra de Casa de Marinbondo, faixa que quebra o clima zen sem perder a leveza e o balanço, urdido por instrumentos como o trombone de Marlon Sette, que se junta em várias faixas a Fábio Trummer (guitarra e voz), Urêa (percussão e voz), Andret (trompetes, teclados e samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo). No fim, DJ Dolores adensa o luau olindense com os beats eletrônicos da faixa-bônus Delírios. Mas a praia do Eddie é para ser curtida de dia, de preferência com sol e com som leve e pop como o de Veraneio. Sem lama e sem caos.

Anônimo disse...

Estou ouvindo esse disco sem parar há uns dez dias.
Pra quem já é fã da Eddie como eu é um verdadeiro deleite e pra quem não conhece é uma bela porta de entrada.
A faixa título é um frevo à moda Eddie - dá vontade de sair frevando.
Quatro estrelas fácil. É bom de cabo a rabo.


PS: Mauro, na impagavelmente lúdica Parque de Diversões quem canta é o figuraça Erasto Vasconcelos - irmão do Naná.
O Júnior Barreto participa dessa faixa, mas foi como a Nação Zumbi no disco da Marisa Monte. Não se nota.

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KL disse...

em meio à maré de fotografias com expressões (falsamente) blasé, sempre retocadas no Photoshop e muitas vezes com o melancólico selo da Biscoito Phino, de vez em quando surge uma bela capinha.
Se o som estiver à altura disso, então parabéns ao Grupo Eddie.

lurian disse...

O disco está com uma leveza legal. Uma 'frevação' espacial e moderna que não deixa de fazer link com o disco lançado por Silvério Pessoa em 2002 - Batidas Urbanas Projeto micróbio do frevo.
Masi um projeto interessante que mostra que o Pernambuco tem mostrado uma sonoridade atraente e instigante.